• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Cinema

‘A Esperança É a Última Que Morre’ é o pior filme do ano nesta semana

A comédia 'A Esperança É a Última que Morre' tem uma argumento até instigante, mas se perde em uma sucessão de gags televisivas de mau gosto

porPaulo Camargo
4 de setembro de 2015
em Cinema
A A
a_esperanca_ultima_morre_filme

Imagem: Divulgação.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Qual é o pior filme do ano nesta semana? O páreo é duro, mas a comédia brasileira A Esperança É a Última que Morre, de Calvito Leal (do documentário Ninguém Sabe o Duro Que Dei), tem fortes chances de vencer a disputa. Embora sua premissa seja até interessante, a necessidade de encadear gags, fazer graça aos moldes televisivos, e não cinema, põem tudo a perder.

A comediante Dani Calabresa arrisca-se em um papel promissor: Hortência, repórter de uma modesta emissora do interior que sonha em ascender, chegar à bancada do telejornal local, mas tem de se contentar com reportagens pífias sobre assuntos pelos quais ninguém se interessa. Nem mesmo seus chefes.

Tudo muda quando a atual âncora, Vivian (Adriana Garambone), recebe a notícia que será dispensada por excesso de idade – ela não tem mais de 40 anos – e sua vaga será ocupada pela jornalista que apresentar as matérias que atraírem maior audiência. Hortência tem nas mãos uma grande pauta: ela descobre, por meio de dois funcionários do Instituto Médico Legal (IML), que sua cidade tem o menor número de homicídios e mortes por causas violentas de todo o país.

Nas mãos de um roteirista mais inspirado e de um diretor inventivo, A Esperança É a Último Que Morre poderia ter rendido um filme aceitável, mas a busca pelo riso fácil, no melhor estilo Zorra Total, faz a receita desandar.

Acontece que sua ideia é roubada por outra jornalista, a ambiciosa Vanessa (a paranaense Katiuscy Canoro), e Hortência resolve, com a ajuda de Eric (Danton Mello) e Ramon (Rodrigo Sant’Anna), seus camaradas do IML, encenar uma série de assassinatos que teriam sido cometidos por um serial killer, obcecado por provérbios populares. Em pouco tempo, a repórter se torna uma estrela por conta da cobertura dos misteriosos crimes falsos. Mas Vanessa decide arrombar sua festa.

Nas mãos de um roteirista mais inspirado e de um diretor inventivo, A Esperança É a Último Que Morre poderia ter rendido um filme aceitável, mas a busca pelo riso fácil, no melhor estilo Zorra Total, faz a receita desandar vergonhosamente: a produção é um torturante exercício de mau gosto. Sua única cena realmente engraçada é quando Ramon, que sonhava em trabalhar em cinema de horror e ficção científica, diz que o cinema nacional que faz sucesso de público no país são as comédias. Metalinguagem total e dura realidade.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: A Esperança É a Última Que MorreCalvito LealCinemacomédiaCrítica de CinemaDani CalabresaDanton MelloRodrigo Sant'Anna

VEJA TAMBÉM

Chris Evans, Dakota Johnson e Pedro Pascal protagonizam novo filme de Celine Song. Imagem: A24 / Divulgação.
Cinema

‘Amores Materialistas’ e a nova cara da comédia romântica

5 de setembro de 2025
Shirley Cruz protagoniza o novo longa-metragem de Anna Muylaert. Imagem: Biônica Filmes / Divulgação.
Cinema

‘A Melhor Mãe do Mundo’ combina melodrama e realismo cru

4 de setembro de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

O escritor marfinense GauZ. Imagem: Alexandre Gouzou / Reprodução.

No sensacional ‘De Pé, Tá Pago’, GauZ discute as relações entre capitalismo e imigração

5 de setembro de 2025
Chris Evans, Dakota Johnson e Pedro Pascal protagonizam novo filme de Celine Song. Imagem: A24 / Divulgação.

‘Amores Materialistas’ e a nova cara da comédia romântica

5 de setembro de 2025
Shirley Cruz protagoniza o novo longa-metragem de Anna Muylaert. Imagem: Biônica Filmes / Divulgação.

‘A Melhor Mãe do Mundo’ combina melodrama e realismo cru

4 de setembro de 2025
Julia Dalavia e Jaffar Bambirra protagonizam a adaptação do Globoplay para obra de Raphael Montes. Imagem: Globoplay / Divulgação.

‘Dias Perfeitos’ expõe a violência obsessiva e confirma Raphael Montes como cronista do horror brasileiro

3 de setembro de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.