• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Cinema

‘Priscilla’ é estudo de personagem intimista, coerente com filmografia de Sofia Coppola

'Priscilla', filme baseado nas memórias de Priscilla Presley, viúva de Elvis, confirma a fascinação da cineasta Sofia Coppola pela fama, notoriedade e pelos intrincados caminhos que conduzem ao isolamento proveniente do sucesso.

porPaulo Camargo
21 de dezembro de 2023
em Cinema
A A
Cailee Spaeny e Jacob Elordi estrelam 'Priscilla'. Imagem: Divulgação.

Cailee Spaeny e Jacob Elordi estrelam 'Priscilla'. Imagem: Divulgação.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Sob a direção de Sofia Coppola, Priscilla confirma a essencial fascinação da cineasta e roteirista norte-americana por temas como fama, notoriedade e os intrincados caminhos que conduzem do fascínio inicial ao isolamento proveniente do sucesso. O longa-metragem dialoga com obras anteriores na sua filmografia, como Encontros e Desencontros, Em Algum Lugar e Maria Antonieta.

Com base nas memórias de Priscilla Presley, descritas na autobiografia Elvis e Eu, o filme desvela um fragmento da mitologia que gira em torno de Elvis (Jacob Elordi, da série Euphoria), reimaginando-o sob a ótica de sua esposa (interpretada pela revelação Cailee Spaeny, premiada no Festival de Veneza), a qual ele conheceu e cortejou quando ela tinha apenas 14 anos, enquanto servia o Exército norte-americano na Alemanha.

Classificar Priscilla como mera “mitologia de Elvis” seria menosprezar o minucioso trabalho de Coppola em criar um universo cinematográfico intimista, quase claustrofóbico, centrado nos anseios e na solidão da protagonista. Por meio dos elementos pessoais e profissionais desses personagens, Coppola tece uma trama impregnada por eventos significativos, influenciados pelo crescente peso da fama e da dependência química.

A diferença de estatura entre Elordi e Spaeny é habilmente explorada, com Elvis dominando a diminuta Priscilla.

A dinâmica de poder se mostra desequilibrada desde o início, com o já imensamente famoso Elvis demonstrando interesse por uma garota de apenas 14 anos, causando perplexidade nos pais dela: “Por que, dentre todas as garotas do mundo, ele se interessa por ela?”.

Elvis exerce um controle absoluto sobre Priscilla, desde incentivá-la a deixar a Alemanha por um longo período antes do casamento, até determinar suas roupas, círculos sociais, influenciar na cor de seus cabelos e presenteá-la com armas de fogo.

‘Priscilla’: machismo

A diferença de estatura entre Elordi e Spaeny é habilmente explorada, com Elvis dominando a diminuta Priscilla. Spaeny entrega uma atuação segura e emocionante, oscilando entre momentos de confusão e solidão e a intensidade de um novo amor e de experiências antes inimagináveis.

A ausência se faz tema recorrente na tela: a ausência dos pais de Priscilla, a falta de Elvis em sua vida, e a presença nebulosa do Coronel Tom Parker, mencionado mas jamais em cena. Coppola aproveita o foco mais restrito de sua narrativa. Até mesmo a fama de Elvis é apenas insinuada, evitando apresentações musicais, focalizando-se nos detalhes mundanos e prosaicos do dia a dia, marcados por momentos de alegria, mas também por explosões violentas, assustadoras.

Nesse cenário, Coppola demonstra um mínimo interesse em retratar Elvis como um monstro e Priscilla como uma heroína, permitindo que o espectador tire suas próprias conclusões. Ambos são retratados como figuras compassivas, buscando reaver algum grau de independência em um mundo que os encarcerou em gaiolas douradas.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: cinebiografiaCinemaCrítica CinematográficaElvis PresleyPriscillaPriscilla PresleyResenhaSofia Coppola

VEJA TAMBÉM

'O Último Episódio': angústia adolescente. Imagem: Filmes de Plástico / Divulgação.
Cinema

‘O Último Episódio’ aposta na nostalgia para falar sobre as dores do crescimento

9 de outubro de 2025
Gael García Bernal interpreta Octavio em 'Amores Brutos', filme que catapultou a carreira de 
Alejandro G. Iñárritu. Imagem: Zeta Films / DIvulgação.
Cinema

‘Amores Brutos’ revela o instinto e a ferocidade do humano

7 de outubro de 2025

FIQUE POR DENTRO

'O Último Episódio': angústia adolescente. Imagem: Filmes de Plástico / Divulgação.

‘O Último Episódio’ aposta na nostalgia para falar sobre as dores do crescimento

9 de outubro de 2025
Autor húngaro recebeu a premiação da Academia Sueca em 2025. Imagem: Niklas Elmehed / Reprodução.

László Krasznahorkai vence o Prêmio Nobel de Literatura de 2025

9 de outubro de 2025
Gael García Bernal interpreta Octavio em 'Amores Brutos', filme que catapultou a carreira de 
Alejandro G. Iñárritu. Imagem: Zeta Films / DIvulgação.

‘Amores Brutos’ revela o instinto e a ferocidade do humano

7 de outubro de 2025
Festival do Rio começa nesta quinta-feira. Imagem: Divulgação.

Festival do Rio 2025 começa nova edição celebrando o cinema brasileiro em sua diversidade máxima

1 de outubro de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.