• Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
11 de agosto de 2022
  • Login
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Escotilha
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Home Colunas À Margem

Futebol: uma paixão musical

O futebol une não só torcedores, mas também cantores, que mesmo representando diferentes gêneros, têm no esporte uma temática universalmente brasileira.

Guylherme Custódio por Guylherme Custódio
23 de maio de 2016
em À Margem
A A
Futebol: uma paixão musical

Imagem: Reprodução.

Compartilhe no TwitterEnvie pelo WhatsAppCompartilhe no Facebook

“Paixão arrebatadora” é redundância.

Toda paixão é, em essência, arrebatadora.

Anúncio. Deslize para continuar lendo.

Não há pobreza financeira que resista à riqueza de uma apaixonante relação. Os seus efeitos fazem com que os defeitos desapareçam. Todas as diferenças se tornam indiferentes.

‘Hoje a bandeira tremula no céu dos iguais! / O show já começou / e você nem percebeu que o picadeiro é seu / O quanto é difícil acordar?’ – Machete Bomb – ‘Futebol, Putaria, Carnaval e Protesto’

Por isso, a paixão nacional é tema dos mais diversos estilos musicais.

O pop, a MPB, o samba, o rap e muitos outros gêneros já foram ritmo para que o futebol se manifestasse nessa imensa pátria de chuteiras.

Se clássico é clássico e vice-versa, impossível entrar no tema e não citar a clássica “Uma partida de futebol”, dos mineiros do Skank.

E já que o futebol está, mesmo que adormecido, no DNA do brasileiro, para Toquinho essa relação está também atrelada ao seu time, o Corinthians. Para ele “Ser corinthiano é ir além / De ser ou não ser o primeiro. / Ser corinthiano é ser também / Um pouco mais brasileiro”.

Da mesma forma, Jorge Ben Jor pode ser visto como um dos cantores mais autenticamente brasileiros e que também tem a sua música marcada pelo esporte, sendo uma delas a clássica “Umbabarauma”, de 1976 e regravada em 2010 com uma nova roupagem e com a participação do santista Mano Brown.

Por meio de outra regravação, Marcelo D2 também deu a sua contribuição ao dar nova cara à “Camisa 10”, de Luiz Américo.

Assim como Marcelo D2, membro do Planet Hemp e, consequentemente, da Hemp Family, O Rappa deu seus chutes musicais em “Eu quero ver gol”, que em sua versão do Acústico MTV é marcada pela citação do nome de alguns jogadores que iriam para a Copa de 2006.

Entre os convocados naquele ano estava Ronaldo, o fenômeno, que ganhou uma música na voz dos MCs Helião, Ice Blue e Terra Preta.

Assim como Ronaldo, Luís Fabiano, que fez sua história sobretudo no São Paulo, recebeu uma homenagem de Max B.O.

Vindo dos campos paranaenses, quem recebeu honras foi Alex de Souza, injustiçado na seleção, mas lembrado por Zeca Baleiro e Fagner.

As cores locais também ganharam o tom no clipe e na música do Nêgomundo.

E, é claro, a tradição tanto futebolística quanto crítica é um dos temperos presentes no imenso caldeirão do Machete Bomb.

Já a mais recente contribuição curitibana para o futebol surgiu pelas vozes dos MCs Cilho e Cadelis, que fizeram uma trilha e um clipe para o canal Futebol Arte Cultura Pop.

Como se vê, no Brasil mesmo uma torcida dividida canta na mesma batida.

BÔNUS TRACK

O futebol é tão fantástico que chega a ser capaz de unir figuras aparentemente tão díspares quanto Pelé e Elis Regina.

OBS: Eu, se fosse você, não ouviria.

Eu avisei.

VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI, QUE TAL CONSIDERAR SER NOSSO APOIADOR?

Jornalismo de qualidade tem preço, mas não pode ter limitações. Diferente de outros veículos, nosso conteúdo está disponível para leitura gratuita e sem restrições. Fazemos isso porque acreditamos que a informação deva ser livre.

Para continuar a existir, Escotilha precisa do seu incentivo através de nossa campanha de financiamento via assinatura recorrente. Você pode contribuir a partir de R$ 8,00 mensais. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

Se preferir, faça uma contribuição pontual através de nosso PIX: [email protected] Você pode fazer uma contribuição de qualquer valor – uma forma rápida e simples de demonstrar seu apoio ao nosso trabalho. Impulsione o trabalho de quem impulsiona a cultura. Muito obrigado.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: CadelisCilhoCorinthiansElis ReginaFagnerfutebolHeliãoIce BlueJorge Ben JorMachete BombMano BrownMarcelo D2MPBNêgomundoO RappaPeléRacionaisRapRonaldo FenômenoRZOsambaSkankterra PretaToquinhoZeca Baleiro
Post Anterior

Televisão falha no debate sobre saúde mental

Próximo Post

Os seriados mais transgressores da televisão

Posts Relacionados

'CWBreaking': O breaking de Curitiba registrado por quem o vive

‘CWBreaking’: O breaking de Curitiba registrado por quem o vive

11 de dezembro de 2017
Rap de Curitiba mostra sua cara na cypher ‘18 Killa BoomBap’ - Leminski aplaude

Rap de Curitiba mostra sua cara na cypher ‘18 Killa BoomBap’ – Leminski aplaude

27 de novembro de 2017

Ascendência Mista e ‘O Sétimo Selo’: o xadrez como metáfora da vida

20 de novembro de 2017

‘Cidade de Deus’: tiros que erram e acertam

13 de novembro de 2017

Gabriel O Pensador: um artista do seu tempo

30 de outubro de 2017

Kingston Kombi movimenta o hip-hop

16 de outubro de 2017

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • O primeiro episódio de WandaVision nos leva a uma sitcom da década de 1950.

    4 coisas que você precisa saber para entender ‘WandaVision’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Tudo é rio’, de Carla Madeira, é uma obra sobre o imperdoável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Procura-se’ trabalha suspense a partir do desespero de casal com filha desaparecida

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘A Ilha’ traz personagens perturbados para elevar e manter o suspense

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘A Casa Mágica da Gabby’: por muito mais gatinhos fofinhos e coloridos

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Instagram Twitter Facebook YouTube
Escotilha

  • Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Colunas
    • Cultura Crítica
    • Vale um Like
  • Crônicas
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção

© 2015-2022 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Cinema & TV
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Colunas
  • Artes Visuais
  • Crônicas
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2022 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In