• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Colunas Espanto

‘The Keepers’ e os documentários de horror

porRodolfo Stancki
14 de junho de 2017
em Espanto
A A
documentários de horror

Cena da série 'The Keepers'. Foto: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

A série documental The Keepers (2017) integra um grupo bastante heterogêneo de obras que podem ser chamadas de documentários de horror. O programa da Netflix, que estreou em maio, acompanha um documentarista que registra os esforços de um grupo de investigadores independentes que trabalham para solucionar o assassinato de uma freira em 1969 (leia mais).

Muito além de ser uma narrativa criminal, o seriado parece abraçar o mistério como um elemento capaz de amedrontar na história – que envolve abusos sexuais de adolescentes pela igreja católica e uma rede de acobertamento estatal. O diretor Ryan White adota uma trilha melancólica e encenações de cenas do passado que realmente assustam ao vislumbrar o lado monstruoso do ser humano.

Em uma dos momentos da trama, que é particularmente assustador, uma mulher se recorda dos delírios do tio, que vê o fantasma da moça assassinada em um manequim. A ilusão é provocada por algum tipo de culpa que ele carrega por, supostamente, ter se envolvido no crime quando mais novo.

A realidade, às vezes, é mais difícil de entender do que a ficção.

Os documentários de horror são elaborados como contos de fantasmas, geralmente abordando eventos reais que tem dimensões inusitadamente cruéis. É o caso de Beware the Slenderman (2017) (leia mais), sobre a tentativa de assassinato de duas meninas que se diziam influenciadas por uma lenda da internet, ou Dear Zachary: A Letter to a Son About His Father (2008), sobre um casal de idosos que precisa conviver com a assassina do filho para poder passar um tempo com o neto.

A morte é perturbadora o bastante para nos tirar da zona de conforto, mexer com nossas crenças e testar os nossos medos. Nas décadas de 1980 e 90, o diretor John Alan Schwartz fez bastante sucesso com a franquia As Faces da Morte, que mostrava cenas de mortes reais. Sucesso nas videolocadoras, subgênero praticado pelo cineasta ficou conhecido como shockumentary, justamente por retratar a realidade objetivando o choque.

Cena do filme 'There's Something Wrong With Aunt Diane'
Cena do filme ‘There’s Something Wrong With Aunt Diane’. Foto: Reprodução.

Leia também
» Perturbador, ‘The Keepers’ assusta por mostrar o pior do ser humano
» Slenderman e a pós-verdade

The Keepers parece ter a mesma intenção, de chocar e assustar, quando narrativa é construída a partir de uma teia de mistérios sombrios demais para serem compreendidos e decifrados. Em certa medida, a trama ecoa There’s Something Wrong With Aunt Diane (2011), documentário da HBO que narra um acidente no qual uma mulher, aparentemente sã, dirige uma van com filhos e sobrinhos na contramão por quilômetros até morrer. A realidade, às vezes, é mais difícil de entender do que a ficção.

Alguns documentaristas de horror, como Joshua Zeman ou Rodney Ascher, extrapolam os limites que separam os fatos de suas versões fantasiosas. O primeiro brinca com o modo como as lendas urbanas de maníacos dialogam com crimes brutais norte-americanos em títulos como Cropsey (2009) e Killer Legends (2014) (leia mais). O segundo dá liberdade para que outros criem teorias da conspiração e contatos com outros mundos em filmes como O Labirinto de Kubrick (2012) e The Nightmare (2015) (leia mais).

O canal National Geographic com frequência também adota o horror como elemento primário de suas produções. O princípio da veracidade, nesses casos, nem sempre é levado a sério. É o caso dos inúmeros de especiais sobre sereias, criaturas marinhas e alienígenas que povoam a programação do canal. De uma certa forma, são falsos documentários – que estão a um passo de serem considerados mockumentaries ou found footages, formatos genuínos da ficção cinematográfica de horror.

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags: Beware the SlendermanCinema de HorrorCropseyDear Zachary: A Letter to a Son About His FatherDocumentárioHorrorJohn Alan SchwartzJoshua ZemanKiller LegendsLabirinto do KubrickNetflixRodney AscherThe KeepersThe NightmareThere’s Something Wrong With Aunt Diane

VEJA TAMBÉM

Cena do filme 'Godzilla Minus One'. Imagem: Divulgação.
Espanto

‘Godzilla Minus One’ emociona com a vida e não com a destruição

3 de abril de 2024
Cena do filme 'Somente Deus por Testemunha'. Imagem: Reprodução.
Espanto

‘Somente Deus por Testemunha’ horrorizou sobreviventes do Titanic

16 de fevereiro de 2024
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

A artista visual Mariana Valente. Imagem: Reprodução.

Mariana Valente: “Clarice Lispector escrevia como quem cria um rasgo na linguagem”

16 de maio de 2025
Stephen Sanchez traz seu som nostálgico ao C6 Fest. Imagem: Divulgação.

C6 Fest – Desvendando o lineup: Stephen Sanchez

15 de maio de 2025
Claudio Cataño dá vida ao Coronel Aureliano Buendía na adaptação de 'Cem Anos de Solidão'. Imagem: Netflix / Divulgação.

‘Cem Anos de Solidão’ transforma o tempo em linguagem

15 de maio de 2025
Aos 24 anos, Cat Burns vem ao Brasil pela primeira vez. Imagem: Divulgação.

C6 Fest – Desvendando o lineup: Cat Burns

14 de maio de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.