O 20.º aniversário da saga Harry Potter, escrita pela autora britânica J. K. Rowling, é sinônimo também de incentivo à prática da leitura. Com 7 livros traduzidos para 79 idiomas em 200 países, é impossível apontar quantos meninos e meninas pelo mundo descobriram o gosto pela literatura através das inúmeras aventuras vividas em Hogwarts.
Por muitos anos, tive a oportunidade de produzir reportagens sobre o lançamento dos livros (7 no total – Harry Potter e a Pedra Filosofal, Harry Potter e a Câmara Secreta, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, Harry Potter e o Cálice de Fogo, Harry Potter e a Ordem da Fênix, Harry Potter e o Enigma do Príncipe e Harry Potter e as Relíquias da Morte) e dos filmes nos cinemas. Gerações de “pottermaníacos” descobriram na trama criada pela escritora britânica o incentivo necessário para fazer da leitura algo bastante especial em suas vidas.
Também com Potter, autores como C. S. Lewis e J. R. R. Tolkien voltaram a fazer parte da rotina de jovens leitores por todos os cantos do planeta. Fora isso, novos escritores vieram à tona e ler passou a ser algo muito mais que necessário e obrigatório — tornando-se, de fato, um hábito prazeroso e divertido.
Harry Potter e outros fenômenos editoriais colocam na berlinda o papel da escola e da família no incentivo à leitura.
Harry Potter e outros fenômenos editoriais colocam na berlinda o papel da escola e da família no incentivo à leitura. É preciso, desde muito cedo, favorecer o contato com a literatura. Gerar expectativa, despertar a curiosidade, a criatividade e a busca incansável por novas histórias.
Em sala de aula, cabe o desafio de fazer da leitura uma grande descoberta e aliada na incansável busca pelo conhecimento. Buscar ir além das páginas de uma obra, promovendo viagens pela época em que se passa a narrativa, identificando elementos geográficos e explorando até mesmo a própria biografia dos escritores são medidas que transformam a experiência dos leitores com um livro.
Para que tudo isso seja possível, faz-se necessário um mergulho nos gostos e interesses do leitor para que daí possam surgir propostas e o desenvolvimento de inúmeras potencialidades. A magia acontece mesmo quando somos capazes de fazer da leitura o passaporte para grandes transformações.