Uma nota 10 da colunista de TV Patricia Kogut colocou o nome do jovem ator Juan Paiva em evidência nas redes sociais nas últimas semanas. O reconhecimento por sua atuação em Um Lugar ao Sol, novela que marca a estreia da excelente e competente Lícia Manzo no horário nobre das novelas da Rede Globo, é mais que merecido.
Aos 23 anos, o artista, que cresceu no Morro do Vidigal, na capital fluminense, encontrou na arte a possibilidade de conquistar oportunidades, compartilhar experiências e tornou-se sinônimo de representatividade. Aliás, a exemplo de Juan, meninos e meninas criados na comunidade descobriram no teatro um estímulo para reinventar suas jornadas.
Em Um Lugar ao Sol, Juan Paiva dá vida a Ravi, um dos protagonistas da trama. Em cena, ao lado de Cauã Reymond, que interpreta os gêmeos Renato e Christian, tem tido momentos marcantes. Aliás, ele brilha em um elenco que reúne nomes como Andréia Horta, Alinne Moraes, Marieta Severo, Daniel Dantas e Andrea Beltrão. Seu personagem, criado em um abrigo no estado de Goiás, chama a atenção pela pureza de sentimentos e laços fortes com o irmão de coração (Christian, um dos gêmeos interpretados por Reymond).
Desde os 8 anos de idade envolvido com o universo artístico, a primeira grande oportunidade de Juan veio em 2010, quando participou do longa-metragem 5x Favela – Agora por Nós Mesmos. Na sequência, foi um dos destaques do espetáculo Os Dois Cavalheiros de Verona (2012), de Shakespeare. A montagem do grupo Nós do Morro teve repercussão internacional e nasceu de uma parceria com a Royal Shakespeare Company.
Entre outros projetos na TV, cinema e streaming, Juan participou do sucesso Totalmente Demais, novela de 2015, como Wesley, mas é impossível não lembrar de sua atuação em Malhação – Viva a Diferença. Na trama, escrita por Cao Hamburger, ele deu vida ao motoboy Anderson.
Desde os 8 anos de idade envolvido com o universo artístico, a primeira grande oportunidade de Juan veio em 2010, quando participou do longa-metragem ‘5x Favela – Agora por Nós Mesmos’.
A partir do dia a dia de Anderson, Cao trouxe aos jovens a realidade do preconceito racial no país, além das dificuldades de garotos e garotas moradores da periferia para conseguir oportunidades e superar a violência. O público aprovou também o relacionamento do personagem com Tina (Ana Hikari), jovem de classe média alta e descendente de japoneses. O namoro deles foi alvo de toda sorte de ataques por parte das famílias.
Diante do êxito de Viva a Diferença, que venceu o Emmy Internacional Kids 2018 na categoria série, Juan foi um dos destaques da primeira temporada do spin-off da novela, As Five. A série, uma produção original Globoplay, estreou recentemente na TV aberta e já tem novas sequências confirmadas.
Representatividade
Na vida real, Juan Paiva vive uma espécie de conto de fadas moderno. Ainda nos tempos de escola, conheceu sua companheira, a estudante Luana Souza. Apesar das adversidades que enfrentaram, o relacionamento dos dois dura quase uma década e já rendeu um fruto: Analice, de 6 anos.
Em uma fase excelente da carreira, Juan Paiva fica feliz por saber que é referência para milhares de jovens. Ser exemplo de representatividade realmente faz toda a diferença. “Se a gente influenciar outros jovens a atuar, vai ser muito legal. Assim como colegas que vivem de música, a galera que está consumindo o audiovisual… Sinto que as pessoas acreditam que, se a gente conseguiu chegar a um lugar interessante, elas também podem chegar. Isso é enriquecedor para eles”, comentou o artista em entrevista à colunista Patricia Kogut. Uma trajetória pra lá de inspiradora…