Há pelo menos 9 anos conheço Tiago Iorc. Falar do cantor e compositor, um dos mais promissores artistas da música brasileira, é relembrar também de uma trajetória construída com muito talento, amor à arte, humildade, dedicação e planejamento.
O sucesso não veio por acaso. Em quase uma década, tive a oportunidade de produzir algumas reportagens e boas parcerias com Tiago — como atuar na produção dos primeiros shows da turnê de Umbilical (2012), seu segundo disco de carreira, em Curitiba. Também levei Iorc para a passarela do evento de moda Crystal Fashion, em um desfile-show inesquecível realizado na capital paranaense (2010).
Aliás, a turnê de Umbilical marca o encontro de Tiago Iorc com o empresário e produtor artístico Felipe Simas, que o acompanha até hoje. Essa dobradinha resultou em uma virada e tanto na carreira do artista.
Por que essa parceria fez a diferença?
Tiago Iorc nasceu em Brasília. Ainda bebê, foi com a família para a Inglaterra. Passou um tempo também nos EUA, mas foi em Curitiba que desenvolveu o talento musical. A participação vitoriosa em um festival de música promovido pela PUCPR foi decisiva para que escrevesse novos capítulos em sua trajetória.
A partir da parceria com Simas, o cantor iniciou um trabalho de formiguinha, que deve servir de inspiração para quem tem o sonho de seguir carreira no competitivo mundo artístico.
Desde o primeiro disco, Let Yourself In, lançado pela Som Livre, emplacou músicas em novelas da Rede Globo. Várias delas, como “Blame”, “Fine”, “Scared” e “Nothing But a Song”, caíram no gosto do público, mas muitos fãs pensavam que ele era um artista gringo. Lembro que no desfile do Crystal Fashion, em sua primeira passagem pelas passarelas, muita gente se olhava e ficava em dúvida sobre quem era o “misterioso cara” que iluminava a plateia com um canhão de luz. Bastou se posicionar diante do microfone e executar os primeiros acordes de “My Girl” para a dúvida dar lugar aos gritos e aplausos.
De fato, Tiago sempre foi um artista brilhante, mas ainda não havia conquistado o merecido espaço na mídia e também fazia poucos shows pelo país. A partir da parceria com Simas, o cantor iniciou um trabalho de formiguinha, que deve servir de inspiração para quem tem o sonho de seguir carreira no competitivo mundo artístico.
A partir desse encontro, tudo passou a ser milimetricamente calculado e planejado. A cada ano, desde 2012, Tiago Iorc passou a viajar o Brasil inteiro apresentando seus sucessos. Depois de Umbilical, veio Zeski e, em 2015, Troco Likes, o disco que marcou uma nova e mais intensa guinada na trajetória do cantor.
Talentoso compositor, em seu mais recente disco Tiago Iorc aposta nas composições em português. O álbum, que tem um título pra lá de criativo e uma belíssima ilustração do artista argentino Néstor Canavarro, estourou.
Paralelamente aos shows pelo país, Tiago intensificou sua presença nas redes sociais, com direito a estratégias de marketing interessantes, como as “apresentações surpresa” marcadas via Facebook. Também fez belas parcerias (com Sandy e Lucas Lima, compôs o sucesso “Me Espera”), gravou clipes supercriativos e produziu um DVD gravado em plano-sequência, com a bela sacada de promover o lançamento em sessões especiais de cinema por todo país.
Tiago e Felipe também se uniram para apresentar talentos pelo selo Forasteiro, como o duo de pop rural AnaVitória. As meninas, que lançaram disco recentemente pela Universal Music, já viajam o Brasil e conquistam novos fãs a cada dia.
Que venham os novos capítulos!!!
Playlist: Tiago Iorc
Confira o clipe de “Nothing But a Song”, do primeiro álbum do artista
“Story of a Man”, do segundo disco de carreira
Performance exclusiva de “It’s a Fluke”, canção do terceiro álbum de carreira
“Amei Te Ver”, com participação de Bruna Marquezine, do álbum Troco Likes
“Me Espera”, Sandy e Tiago Iorc (2016)