As comemorações dos 326 anos de Curitiba (29 de março) vão homenagear um pouco do passado cultural da cidade. Isso deve acontecer principalmente com a inauguração do Cine Passeio, um novo espaço cultural no meio do Centro Histórico.
O espaço inaugura oficialmente no dia 27 de março e deve contar com uma programação em homenagem à história do cinema, especialmente aquele que existia em Curitiba.
Essa história será contada na própria fachada do espaço, hoje toda branca, que vai se transformar numa tela para projeções dirigidas e roteirizadas por Edson Bueno e uma trilha sonora feita especialmente para o evento pelo produtor musical e sound designer Vadeco Schettini.
No mesmo dia, o público vai poder conhecer como o espaço funciona por dentro. Será aberta uma exposição permanente sobre os cinemas de rua de Curitiba e também haverá uma homenagem ao cinema italiano com apresentação da Orquestra a Base de Cordas.
A programação de inauguração do Cine Passeio deve começar por volta das 19h30. A abertura do espaço acontece já no dia seguinte, 28 de março.
Como deve ser o Cine Passeio
Para quem não vive há várias décadas em Curitiba e também não conhece muito dos hábitos antigos da cidade – como é o caso deste autor que fala com você – é um pouco complicado imaginar ou lembrar de populares cinemas de rua.
É esta história, porém, que o Cine Passeio pretende contar, homenagear e fazer conectar com o presente. O espaço vai contar com duas salas de cinema com programações distintas: as salas Luz e Ritz, ambas nomeadas em homenagem a velhos cinemas de rua da cidade, hoje fechados.
O espaço vai contar com duas salas de cinema com programações distintas: as salas Luz e Ritz, ambas nomeadas em homenagem a velhos cinemas de rua da cidade, hoje fechados.
Na Sala Luz, segundo a página do espaço, deve se dedicar a sessões de “filmes artísticos e com vocações à arte”. Já a Sala Ritz deve contar com “filmes comerciais e de grande distribuição”. As sessões, infelizmente, não serão gratuitas, mas é esperado que tenham um valor mais acessível.
Um grande destaque também é o Espaço Valêncio Xavier, sala que deve contar com atrações culturais mais diversas como cursos, exposições, palestras e também “filmes universitários e da cena underground [que] serão exibidos possibilitando a diversidade artística”. Também estão lá o Estúdio Valêncio Xavier, uma sala multiuso com estrutura para ações de formação, e a Sala Video On Demand.
Mais eventos devem acontecer no terraço do prédio, que contará com espaço para cinema ao céu aberto e para sediar eventos culturais distintos relacionados à economia criativa.
Até para quem trabalha com cinema parece haver espaço para desenvolver o ofício. O Cine Passeio deve contar com uma unidade do Workitiba, coworking público da cidade, e também com uma área específica para cursos na área do audiovisual, que pode ser locada e utilizada por produtores independentes e parceiros estratégicos, como Universidade Estadual do Paraná (Unespar), a Associação de Vídeo e Cinema do Paraná (Avec) e o Sindicato da Indústria do Audiovisual do Paraná.
No fim, o Cine Passeio é mais um espaço cultural no Centro Histórico da cidade que, inicialmente, promete contar com uma programação diversificada e bacana. Vamos esperar que continue com energia positiva no futuro e consiga atingir os mais diversos públicos em suas ações.
A administração do espaço está a cargo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac).
SERVIÇO | Inauguração do Cine Passeio
Quando: 27 de março, a partir das 19h30;
Onde: Rua Riachuelo, 410 – Curitiba/PR;
Quanto: Gratuito.