Quem é mais chegado ao Museu Alfredo Andersen, em Curitiba, sabe da fama da instituição por ofertar cursos artísticos de excelente qualidade a um preço acessível, e que por isso são altamente concorridos.
Até o semestre passado, a instituição ofertava apenas 3 cursos: cerâmica, desenho e pintura. Agora, em 2019, com um espaço renovado e sob uma nova proposta, a instituição vai oferecer 13 cursos divididos nos três diferentes turnos, totalizando 465 vagas ofertadas.
Os novos cursos
Esta grande ampliação no número de cursos relaciona-se com a inauguração de um novo conceito, a da Academia Alfredo Andersen, com uma proposta de promover e disseminar a reunião de artistas e técnicas, ampliando e aprofundando a formação de artistas.
Além das tradicionais aulas de Pintura, Desenho e Cerâmica, a Academia AA vai oferecer à comunidade os seguintes cursos: Serigrafia em Azulejos; Arte Botânica – Oficina em Lápis de Cor; Croquis Urbanos; Aquarela; Objetos em Concreto; História da Arte; Fotografia; Oficina de Arte Urbana e Literatura. Outra novidade dentro da grade é o curso Literarte, que vai mesclar aulas de literatura com oficinas de arte.
Bolsas e mensalidades
Segundo a administração do Museu, cada turma tem o número limite de 15 alunos e terá a seu dispor uma bolsa integral e duas meia-bolsas (50% de desconto na mensalidade). Os critérios para concorrer às bolsas podem ser informados pela administração da instituição através do telefone 3222-8262.
Quem não conseguir bolsa também pode optar pelas mensalidades. Segundo o Museu Casa, cada curso tem mensalidade de R$ 100, com exceção de Serigrafia em Azulejos que, por conta dos materiais, passa para R$ 150. A instituição permite pagamento via cartão de crédito.
Horários
Na intenção de ampliar a oferta e diversificar o público frequentador, alguns cursos são ofertados em múltiplos horários e em até 3 turnos. Até as manhãs de sábado não ficarão imunes às aulas.
Para quem já está curioso se pode participar do curso pretendido, abaixo está a grade divulgada:

Os interessados precisam se apressar. As inscrições estão sendo feitas desde o dia 12 de março e, como já falamos acima, cada turma tem limite de 15 inscritos. Uma boa ideia é, antes de tudo, entrar em contato através do telefone 3022-8262 para ver se há vagas disponíveis.
As inscrições devem ser feitas apenas de forma presencial na secretaria do Museu, que fica na Rua Mateus Leme, 336. Os interessados precisam apenas levar um comprovante de residência e um documento com foto.