Quem costuma ficar de olho, pelo menos de vez em quando, na cena teatral curitibana certamente já conhece ou ouvir falar do Teatro Novelas Curitibanas.
Este local tão tradicional está mudando de nome, passando a se chamar Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge. É uma homenagem à atriz paranaense, nascida em Ponta Grossa, e que já passou por diversos palcos no Brasil e no mundo, nos deixando em 2016.
Um grande evento vai acompanhar este novo momento do Novelas, a Mostra Claudete Pereira Jorge, que vai contar com espetáculos de teatro, dança, música, cinema, além de oficinas e outras atividades formativas para o público. Toda a programação é gratuita, com contribuição voluntária, em que o público colabora com o valor que puder e quiser.
Acontecendo entre os dias 5 de junho e 7 de julho, a Mostra vai exibir um breve recorte da produção artística recente da cidade de Curitiba. Tal iniciativa foi viabilizada através do encontro dos artistas participantes que, convidados pela produção do evento, empreenderam a ideia de fazer uma Mostra gratuita – que, portanto, pode atingir diversos públicos – em homenagem à Claudete.
Segundo a produção do evento, serão 18 espetáculos de artes cênicas: a Súbita Companhia abre o evento com o solo bilíngue Foi Assim Que o Oceano Invadiu a Minha Casa, criado por Helena de Jorge Portela, filha e parceira de Claudete, em homenagem à sua mãe. O grupo também realizará novas apresentações de dois dos seus espetáculos, sucessos de público e crítica: Porque Não Estou Onde Você Está e Amores Difíceis.
A Cia. Fluctissonante, idealizadora da mostra, apresenta – para o público surdo e ouvinte, em Libras e Português – a montagem \TODAS/ e, para crianças, a peça Enquanto a Chuva Cai. Também para o público infantil, a Imã Produções apresenta O Céu de Mahura e a Cia. Teatro de Imaginação, o espetáculo Colecionador de Histórias. O ator Rafael Camargo participa da mostra realizando única apresentação do espetáculo O Encalhe dos Trezentos.
Toda a programação é gratuita, com contribuição voluntária, em que o público colabora com o valor que puder e quiser.
Somam-se ainda à mostra o Teatro de Breque, com o espetáculo Não Contém Glúten; a Selvática Ações Artísticas com América e o solo de dança Mil Besos, além do coletivo Negro Não Nego”, com espetáculo homônimo. A CiaIliadaHomero apresentará 3 cantos da Ilíada e 3 cantos da Odisseia, em sessões duplas, sempre aos domingos.
Mais detalhes sobre as apresentações, como pequenas descrições e horários das apresentações, podem ser conferidos através da página da Mostra Claudete Pereira Jorge no Facebook.
Além dos espetáculos teatrais, o Teatro Novelas também vai promover apresentações musicais bilingue (em português e em libras), pocket-shows com diversos artistas curitibanos, exposição com fotos da vida e obra de Claudete e leitura dos textos preferidos da atriz.
Fora do Teatro também acontecem atividades pela Mostra: uma oficina de Poesia em Libras com as atrizes da Cia. Fluctissonante, realizada no Teatro Guaíra; e, por fim, a Cinemateca de Curitiba recebe quatro sessões de exibição de longas e curtas metragens com Claudete Pereira Jorge no elenco.
Quem foi Claudete Pereira Jorge
Claudete Pereira Jorge (1954-2016) nasceu em Ponta Grossa, e com 20 anos, recém-chegada em Cascavel, foi convidada para substituir uma atriz que havia faltado em um ensaio. Foi o que bastou para que daquele dia em diante, substituindo em definitivo a outra atriz, demonstrasse o talento nato que sempre teve para o teatro.
Desde o início da carreira, integrou a NBP Produções, atuando e dirigindo em diversas montagens da produtora ao longo de 20 anos, junto a Nautilio Portela. Paralelamente, esteve em diversos espetáculos curitibanos: com a direção de nomes como Manuel Carlos Karan, Antônio Carlos Kraide, Oraci Gemba, Ademar Guerra, Felipe Hirsch e Marcelo Marchioro, tendo ganhado duas vezes, por espetáculos com direção de Marchioro, o Troféu Gralha Azul de melhor atriz.
Além de atuar nas cidades de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, foi – a convite da primeira Bienal de Arte Contemporânea de Tessalônik na Grecia – apresentar o Canto I da Ilíada de Homero em Atenas, Berlim, Skopje e Amsterdam. Claudete Pereira Jorge deixou um legado incalculável, que merece ser respeitado, lembrado e aplaudido pelas futuras gerações das artes cênicas do Brasil.
Abaixo, você pode conferir horários e pequenas descrições dos eventos da Mostra que homenageiam a atriz.
Programação completa
Espetáculos teatrais
FOI ASSIM QUE O OCEANO INVADIU A MINHA CASA | Súbita Companhia
Dias 5, 12, 22 e 23 de Junho às 20h;
O ENCALHE DOS TREZENTOS | Espaço Cênico e Tanta Produções
Dia 6 de Junho às 20h;
NÃO CONTÉM GLÚTEN | Teatro de Breque
Dias 8, 9, 15 e 16 de Junho às 20h;
NEGRO NÃO NEGO | Coletivo Negro Não Negro
Dias 8 e 15 de Junho às 18h;
MIL BESOS | Aguila Produções Artísticas e Selvática Ações Artísticas
Dia 13 de Junho às 20h;
AMÉRICA | Selvática Ações Artísticas
Dias 7 e 14 de Junho às 21h;
\TODAS/ | Cia. Fluctissonante
Dias 19 e 20 de Junho às 20h e dia 21 de Junho às 21h;
AMORES DIFÍCEIS | Súbita Companhia
Dias 27, 28, 29 e 30 de Junho às 20h;
PORQUE NÃO ESTOU ONDE VOCÊ ESTÁ | Súbita Companhia
Dias 4, 5, 6 e 7 de Julho às 20h;
CIA ILÍADA HOMERO
Dias 9, 16 e 23 de Junho às 17h;
Dia 9 de Junho às 17h | Ilíada Canto 19 com Zeca Cenovicz;
Odisseia Canto 8 | com Márcio Mattana;
Dia 16 de Junho às 17h Ilíada Canto 7 com Helena de Jorge Portela;
Odisseia Canto 16 com Raquel Rizzo;
Dia 23 de Junho às 17h Ilíada Canto 16 | com Richard Rebelo;
Odisseia Canto 5 com Fernando Marés;
Teatro para crianças
ENQUANTO A CHUVA CAI | Cia. Fluctissonante
Dias 8, 9, 15 e 16 de Junho às 15h;
COLECIONADOR DE HISTÓRIAS | Teatro de Imaginação
Dia 22 de Junho às 15h;
O CÉU DE MAHURA | Imã Produções
Dia 23 de Junho às 15h;
Música
ORIGAMI
Dia 22 de Junho às 18h00
POCKET SHOWS
Acontecem aos sábados e domingos, sempre às 19h, no Hall do Teatro.
Chico Paes – 8 de Junho às 19h
Conde Baltazar – 9 de Junho às 19h
Edith de Camargo + Fernando de Proença e Diego Marchioro – 15 de Junho às 19h
Simone Magalhães – 16 de Junho às 19h
Márcio Mattana – 29 de Junho às 19h
Rodrigo Augusto Ribeiro – 30 de Junho às 19h
Alexandre França – 6 de Julho às 19h
Sisthas Inna House – 7 de Julho às 19h
Onde: Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge;
Quando: de 5 de junho a 7 de julho;
Quanto: Gratuito/Pague quanto puder.