• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Crônicas Paulo Camargo

Os dias eram assim

porPaulo Camargo
15 de setembro de 2020
em Paulo Camargo
A A
Os dias eram assim

Imagem: Andrea/Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Seis meses. Meio ano. Uma fração maior ou menor da vida, a depender do quanto ela durar. O dias têm passado até bem rápido, apesar de muitas vezes parecerem absurdamente iguais, repetitivos. A turbulência do mundo lá fora compensa essa aparente pasmaceira: pandemia, incêndios destruidores, escândalos políticos, lives musicais, discursos autoritários e desdenhosos, carreatas, bateção de panelas, eleição e muitas, muitas mortes. O noticiário nunca pareceu tão distópico, quase apocalíptico.

É constante a sensação de perigo à espreita, de que algo muito ruim anda prestes a acontecer, a despeito da calmaria que reina entre as paredes deste refúgio que eu chamo de lar – um apartamento no Centro de Curitiba, onde me surpreendo acordando mais cedo, antes do amanhecer, para ouvir as sabiás anunciando o novo dia. Daí percebo o quanto a esperança é sedutora, e quase ingênua.

A turbulência do mundo lá fora compensa essa aparente pasmaceira: pandemia, incêndios destruidores, escândalos políticos, lives musicais, discursos autoritários e desdenhosos, carreatas, bateção de panelas, eleição e muitas, muitas mortes. O noticiário nunca pareceu tão distópico, quase apocalíptico.

Há tantos paradoxos sobre os quais refletir. Nunca me senti tão ameaçado e ao mesmo tempo circunstancialmente protegido. como se estivesse em um bunker simbólico mais do que físico. Posso sair quando bem entender porque não há bombas caindo do céu. O inimigo principal, ou ao menos o mais óbvio deles, é invisível. Pode ou não estar no ar, nos corrimões e portas que toco, na respiração de quem nem conheço. Mas há outros.

É difícil prever como iremos nos lembrar destes tempos estranhos em que muitos de nós fomos forçados a olhar para dentro de nossas vidas, de nós mesmos. Às vezes tudo parece um longo sonho intermitente, do qual acordo e no qual volto a mergulhar. Se olho para trás, dias, semanas e meses se embaralham, como se já não obedecessem uma linha cronológica evidente. O tempo parece ter silenciosamente descarrilado.

Prefiro, então, talvez seduzido, em minha insistente ingenuidade, pela esperança, olhar para frente. Imaginar reencontros, madrugadas etílicas regadas a música e conversa, viagens que ainda farei, Sinto-me quase tolo, mas não faz mal. Melhor assim.

Tags: Crônicadistanciamento socialPandemiaparadoxoquarentenatempo

VEJA TAMBÉM

Calçadão de Copacabana. Imagem: Sebastião Marinho / Agência O Globo / Reprodução.
Paulo Camargo

Rastros de tempo e mar

30 de maio de 2025
Imagem: IFA Film / Reprodução.
Paulo Camargo

Cabelo ao vento, gente jovem reunida

23 de maio de 2025

FIQUE POR DENTRO

Novo 'Superman' questiona premissas antes consolidadas do personagem. Imagem: Warner Bros. / Divulgação.

‘Superman’ quer voltar a ser símbolo — mas de qual “América”?

11 de julho de 2025
'O Amigo' foi o primeiro romance de Sigrid Nunez publicado no Brasil. Imagem: Marion Ettlinger / Divulgação.

Em ‘O Amigo’, Sigrid Nunez conecta as dores do luto e do fazer literário

10 de julho de 2025
Michael Cunningham tornou a publicar após anos sem novos livros. Imagem: Richard Phibbs / Reprodução.

Michael Cunningham e a beleza do que sobra

8 de julho de 2025
Roteiro de Joseph Minion foi sua tese na universidade. Imagem: The Geffen Company / Divulgação.

‘Depois de Horas’: o filme “estranho” na filmografia de Martin Scorsese

8 de julho de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.