• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Crônicas Paulo Camargo

Para que a casa se torne lar

porPaulo Camargo
24 de setembro de 2019
em Paulo Camargo
A A
Imagem: Reprodução.

Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

“Uma casa não é um lar”, diz uma das mais belas canções da dupla de compositores norte-americanos Burt Bacharach e Hal David. Tema do longa-metragem Uma Certa Casa Suspeita, lançado em 1964, a música, que fez certo sucesso na voz de Dionne Warwick, embala a agridoce história verídica de Polly Adler, imigrante que se torna uma poderosa cafetina nos loucos anos 1920, tornando-se figura influente, ao transitar entre políticos, artistas, escritores e empresários da época.

Filme mediano de Russell Rouse, que rendeu uma solitária indicação ao Oscar de melhor figurino, assinado pela genial Edith Head, o drama acabou desaparecendo, ao contrário de sua canção-tema, regravada inúmeras vezes, por vozes geniais como as de Stevie Wonder, Barbra Streisand, Aretha Franklin e Dusty Springfield, além de estar em toda e qualquer coletânea de sucessos de seu maestro criador, Bacharach.

Para além de portas, janelas, paredes e cômodos, uma casa, seja ela um sobrado ou um apartamento, uma mansão ou um quarto alugado, é um espaço tanto para experiências quanto para sonhos. Nela deixamos escritos capítulos de nossa história, que serão ou não capazes de transformá-la em lar. Cabe ao tempo dar essa resposta.

Como foi lançada apenas um ano antes de meu nascimento, “A House Is Not a Home” integra meu imaginário musical e sempre me intrigou muito porque, de alguma maneira, fala de algo precioso: o apego ao lugar onde você escolhe para viver. Para além de portas, janelas, paredes e cômodos, uma casa, seja ela um sobrado ou um apartamento, uma mansão ou um quarto alugado, é um espaço tanto para experiências quanto para sonhos. Nela deixamos escritos capítulos de nossa história, que serão ou não capazes de transformá-la em lar. Cabe ao tempo dar essa resposta.

Quando se deixa uma casa, para em outra iniciar uma nova jornada, há sempre um misto de pesar e esperança. A que fica para trás, ironicamente passa a residir dentro de nós, como uma instância preciosa que guarda em suas gavetas pedaços do que um dia fomos, tão necessários para o que o ainda vamos ser. E dessa expectativa, do que vamos escrever, construir e viver, se alimenta a vontade de transformar a nova casa em lar, e dele fazer o lugar onde agora mora o nosso coração. E o futuro.

Tags: Aretha FranklinBarbra StreisandBurt Bacharachcasa larCrônicaDusty SpringflieldEdith HeadHal DavidPolly AdlerRussell RouseStevie WonderUma Certa Casa Suspeita

VEJA TAMBÉM

Calçadão de Copacabana. Imagem: Sebastião Marinho / Agência O Globo / Reprodução.
Paulo Camargo

Rastros de tempo e mar

30 de maio de 2025
Imagem: IFA Film / Reprodução.
Paulo Camargo

Cabelo ao vento, gente jovem reunida

23 de maio de 2025

FIQUE POR DENTRO

A escritora argentina Samanta Schweblin. Imagem: Alejandra Lopez / Divulgação.

Em ‘O Bom Mal’, Samanta Schweblin mostra que o horror mora ao lado

30 de janeiro de 2026
Adam Scott e Britt Lower mergulham mais nas entranhas da Lumen durante a segunda temporada de 'Ruptura'. Imagem: Fifth Season / Divulgação.

‘Ruptura’ cresce sem se explicar e se torna mais perturbadora

30 de janeiro de 2026
Rose Byrne brilha em 'Se Eu Tivesse Pernas, Eu Te Chutaria'. Imagem: A24 / Divulgação.

‘Se Eu Tivesse Pernas, Eu Te Chutaria’: a maternidade em ruínas

29 de janeiro de 2026
Jessie Buckley e Paul Mescal em 'Hamnet'. Imagem: Focus Features / Divulgação.

‘Hamnet’ investiga o luto como matriz da arte

28 de janeiro de 2026
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.