• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Literatura

Poetisa americana Louise Glück vence o Nobel de Literatura 2020

Anunciada como vencedora do Nobel de Literatura 2020, poetisa Louise Glück é apenas a décima sexta autora a receber o prêmio. Sua obra ainda não recebeu tradução no Brasil.

porAlejandro Mercado
8 de outubro de 2020
em Literatura
A A
Poeta americana Louise Glück

Poeta americana Louise Glück. Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Sucessora da polonesa Olga Tokarczuk, a poetisa americana Louise Glück venceu o Prêmio Nobel de Literatura 2020. Professora de Universidade Yale, nos Estados Unidos, Glück já recebeu outros prêmios importantes como o Pulitzer e o National Book Award.

Sua obra é marcada por abordar temas como infância e vida familiar, muitas vezes dando novas leituras a mitos gregos e romanos. Nenhum de seus livros está traduzido no Brasil.

O Nobel de Literatura é concedido desde 1901. Ela é apenas a décima sexta mulher a vencer e a primeira americana laureada desde Toni Morrison, que recebeu a honraria em 1993. Com a conquista, a poetisa americana levará um prêmio de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,3 milhões). Anders Olsson, presidente do comitê do prêmio, elogiou a voz “sincera e intransigente” de Louise Glück, “cheia de humor e sagacidade mordaz”. Ainda de acordo com o texto da Academia Sueca, “Glück aspira ao universal” e sua obra, permeada por influências de sua própria biografia, é “caracterizada por uma busca pela clareza (…), [com] sevedirada e indisposição para aceitar princípios simples de fé”, não devendo, no entando, “ser considerada uma poetisa confessional”.

O Nobel de Literatura é concedido desde 1901. Ela é apenas a décima sexta mulher a vencer e a primeira americana laureada desde Toni Morrison, que recebeu a honraria em 1993.

Glück traz o Nobel (novamente) à poesia e aos Estados Unidos

Glück iniciou na literatura em 1968. Escreveu 12 coletâneas de poemas, como The Wild Iris, vencedor do Pulitzer, e alguns volumes de ensaios sobre o fazer poético. O último poeta a ganhar o Nobel foi o escritor sueco Tomas Tranströmer, em 2011.

A vitória de Glück aparece como um aceno da Academia Sueca aos escritores americanos mais de uma década após Horace Engdahl, então secretário permanente, afirmar que eles eram “muito sensíveis às tendências de sua própria cultura de massa”.

Engdahl também disse, à época, que os Estados Unidos “não traduzem o suficiente”, o que não contribuiria para o país participar de um diálogo com a literatura universal.

Aos 77 anos, Louise Glück recebeu a informação de sua vitória por Olsson, que afirmou que “a mensagem foi uma surpresa, mas foi bem-vinda”. Resta a torcida para que Glück ganhe, finalmente, tradução para o português.

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags: Academia SuecabookLiteraturaLouise GlückNobel de LiteraturaNobel PrizePoesiaPrêmio Nobel de Literaturaprêmios literáriosThe Wild Iris

VEJA TAMBÉM

A escritora francesa Anne Pauly. Imagem:  Édition Verdier / Divulgação.
Literatura

‘Antes Que Eu Esqueça’ traz uma abordagem leve e tocante sobre o luto

30 de junho de 2025
Autora produziu um dos maiores fenômenos literários das últimas décadas. Imagem: Marcia Charnizon / Divulgação.
Literatura

Por que os leitores amam — e nem toda crítica gosta — de ‘Tudo É Rio’, de Carla Madeira

20 de junho de 2025

FIQUE POR DENTRO

Brad Pitt está bastante confortável em cena. Imagem: Warner Bros. / Divulgação.

‘F1: O Filme’ acelera com estilo, mas nunca sai totalmente do piloto automático

1 de julho de 2025
A escritora francesa Anne Pauly. Imagem:  Édition Verdier / Divulgação.

‘Antes Que Eu Esqueça’ traz uma abordagem leve e tocante sobre o luto

30 de junho de 2025
Jon Hamm volta à boa forma com Coop. Imagem: Apple TV+ / Divulgação.

‘Seus Amigos e Vizinhos’ trata o privilégio com cinismo e humor ácido

30 de junho de 2025
Longa de Babenco foi indicado em quatro categorias no Oscar, levando a de melhor ator. Imagem: HB Filmes / Divulgação.

‘O Beijo da Mulher Aranha’, de Hector Babenco, completa 40 anos como marco do cinema latino-americano

27 de junho de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.