• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Literatura

Poetisa americana Louise Glück vence o Nobel de Literatura 2020

Anunciada como vencedora do Nobel de Literatura 2020, poetisa Louise Glück é apenas a décima sexta autora a receber o prêmio. Sua obra ainda não recebeu tradução no Brasil.

porAlejandro Mercado
8 de outubro de 2020
em Literatura
A A
Compartilhe no TwitterEnvie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no Facebook

Sucessora da polonesa Olga Tokarczuk, a poetisa americana Louise Glück venceu o Prêmio Nobel de Literatura 2020. Professora de Universidade Yale, nos Estados Unidos, Glück já recebeu outros prêmios importantes como o Pulitzer e o National Book Award.

Sua obra é marcada por abordar temas como infância e vida familiar, muitas vezes dando novas leituras a mitos gregos e romanos. Nenhum de seus livros está traduzido no Brasil.

O Nobel de Literatura é concedido desde 1901. Ela é apenas a décima sexta mulher a vencer e a primeira americana laureada desde Toni Morrison, que recebeu a honraria em 1993. Com a conquista, a poetisa americana levará um prêmio de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,3 milhões). Anders Olsson, presidente do comitê do prêmio, elogiou a voz “sincera e intransigente” de Louise Glück, “cheia de humor e sagacidade mordaz”. Ainda de acordo com o texto da Academia Sueca, “Glück aspira ao universal” e sua obra, permeada por influências de sua própria biografia, é “caracterizada por uma busca pela clareza (…), [com] sevedirada e indisposição para aceitar princípios simples de fé”, não devendo, no entando, “ser considerada uma poetisa confessional”.

O Nobel de Literatura é concedido desde 1901. Ela é apenas a décima sexta mulher a vencer e a primeira americana laureada desde Toni Morrison, que recebeu a honraria em 1993.

Glück traz o Nobel (novamente) à poesia e aos Estados Unidos

Glück iniciou na literatura em 1968. Escreveu 12 coletâneas de poemas, como The Wild Iris, vencedor do Pulitzer, e alguns volumes de ensaios sobre o fazer poético. O último poeta a ganhar o Nobel foi o escritor sueco Tomas Tranströmer, em 2011.

A vitória de Glück aparece como um aceno da Academia Sueca aos escritores americanos mais de uma década após Horace Engdahl, então secretário permanente, afirmar que eles eram “muito sensíveis às tendências de sua própria cultura de massa”.

Engdahl também disse, à época, que os Estados Unidos “não traduzem o suficiente”, o que não contribuiria para o país participar de um diálogo com a literatura universal.

Aos 77 anos, Louise Glück recebeu a informação de sua vitória por Olsson, que afirmou que “a mensagem foi uma surpresa, mas foi bem-vinda”. Resta a torcida para que Glück ganhe, finalmente, tradução para o português.

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags: Academia SuecabookliteraturaLouise GlückNobel de LiteraturaNobel PrizepoesiaPrêmio Nobel de literaturaprêmios literáriosThe Wild Iris

VEJA TAMBÉM

Olivie Blake. Imagem: Divulgação.
Literatura

‘Nós dois sozinhos no éter’ aposta em premissa perigosa para falar de amor

8 de dezembro de 2023
Britney Spears A mulher em mim
Literatura

‘A Mulher em Mim’ é um relato honesto (e divertido) sobre a vida de Britney Spears

29 de novembro de 2023

FIQUE POR DENTRO

Olivie Blake. Imagem: Divulgação.

‘Nós dois sozinhos no éter’ aposta em premissa perigosa para falar de amor

8 de dezembro de 2023
Imagem: Netflix/Divulgação.

‘Wham!’ celebra uma rara amizade entre artistas da música pop

7 de dezembro de 2023
Imagem: Escotilha/Canva.

Ana Hickmann e Naiara Azevedo expõem lado menos visível da violência doméstica

6 de dezembro de 2023
Kauan Alcântara e Maeve Jinkings são filho e mãe no excelente 'Pedágio'. Imagem: Divulgação.

‘Pedágio’ discute cura gay em drama urgente sobre o Brasil de hoje

5 de dezembro de 2023

Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.