A 6ª edição da Festa Literária Internacional da Mantiqueira (FLIMA), que ocorre entre os dias 12 e 15 de outubro, em Santo Antônio do Pinhal (SP), trará uma homenagem especial ao escritor e ativista indígena Ailton Krenak. Esta é uma das atividades inclusas no tradicional evento, que propõe uma curadoria horizontal e está aberta para recebimento de propostas.
A edição de 2023 tem como tema “Sonhar, imaginar, transformar”. A escolha não se dá por acaso, e contempla a ideia de trazer a cosmovisão de algumas nações indígenas que veem o sonho como fonte de conhecimento. “Depois de sentir uma certa asfixia nos últimos anos, em que à emergência climática, somou-se a pandemia e a ascensão da extrema direita, hoje, mais do que nunca, é preciso voltar a sonhar para imaginar outros mundos possíveis”, diz o idealizador e curador da FLIMA, o jornalista Roberto Guimarães.
Por conta disso, a obra de Ailton Krenak – incluindo livros como Ideias para adiar o fim do mundo – se torna crucial. Nele, Krenak sugere que se lembre como os povos originários lidaram com os tempos de colonização, usando formas de resistência a partir da criatividade, adiando “fins do mundo” e utilizando “paraquedas coloridos” que amortecem a queda.
“De que lugar se projetam os paraquedas? Do lugar onde são possíveis as visões e o sonho. Um outro lugar que a gente pode habitar além dessa terra dura: o lugar do sonho”, escreve Krenak em sua famosa obra.
A homenagem a Ailton Krenak
A FLIMA estabeleceu como sua tradição fazer homenagens a autores vivos e brasileiros. Este ano, o reconhecimento é dado ao escritor, poeta, filósofo e líder socioambiental Ailton Krenak, um dos nomes mais influentes do pensamento brasileiro. Nascido há 69 anos no município de Itabirinha (MG), ele é da etnia indígena crenaque e autor de várias obras, como Ideias para adiar o fim do mundo (2019), A Vida Não é Útil (2020) e Futuro Ancestral (2022), todas publicadas pela Companhia das Letras e traduzidas em mais de 10 países.
A FLIMA estabeleceu como sua tradição fazer homenagem a autores vivos e brasileiros.
Krenak também é doutor honoris causa pela Universidade Federal de Minas Gerais e recebeu a Ordem de Mérito Cultural da Presidência da República, em 2015. É considerado mundialmente como uma das principais lideranças dos povos originários brasileiros, tendo um papel destacado na Conquista dos Direitos Indígenas na Constituinte de 1988.
Formas de participação na FLIMA
A festa literária traz como proposta a construção coletiva de sua programação. Para isso, lançou dois editais – a FLIMA, voltada às atividades para adultos, e a FLIMINHA, para as infantojuvenis – que estão abertos até o dia 4 de agosto.
Os critérios para seleção das propostas serão relevância artística, originalidade, diálogo com o tema do festival e currículo do proponente. É possível sugerir mais de uma atividade, mas cada uma deve ser enviada em um formulário diferente. Qualquer pessoa residente no Brasil pode participar.
Serão selecionadas até 60 atividades para a FLIMA (sendo 30 por edital), e o proponente receberá ajuda de custo de R$ 250. O resultado será divulgado no dia 31 de agosto pelas redes sociais do festival.
Sobre a FLIMA
A Festa Literária Internacional da Mantiqueira surgiu em 2018 com o intuito de promover a literatura e estimular a formação de leitores na região da Serra da Mantiqueira. Ela ocorre em uma cidade que é central na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Mantiqueira, e pensa em uma ocupação respeitosa da região, visando o desenvolvimento sustentável e inclusivo.
Nas primeiras cinco primeiras edições da festa (duas foram presenciais, duas online e uma híbrida), foram promovidas mais de 300 atividades, reunindo cerca de 50 mil participantes. Dentre os escritores e escritoras que já estiveram na FLIMA, estão Ana Maria Machado, Ana Maria Gonçalves, Conceição Evaristo, Daniel Munduruku, Eduardo Suplicy, Eliane Brum, José Eduardo Agualusa, Itamar Vieira Junior, Lilia Schwarcz, Luiz Ruffato, Maria Valéria Rezende, Marina Colasanti, Milton Hatoum, Paulo Lins e Xico Sá.
O evento ocorre em um feriado prolongado, o que estimula que mais participantes venham a Santo Antônio do Pinhal, cidade que é considerada a mais preservada da APA da Serra da Mantiqueira. A FLIMA e a Fliminha contam com o apoio do PROAC Editais, do Governo do Estado de São Paulo. Para saber mais informações, basta acessar o site do festival.
ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA
Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.