ARevista O Grito!, veículo jornalístico online independente de Recife, está com uma novidade: o lançamento do selo O Grito! Quadrinhos, de publicações impressas focado no mundo das HQs. E o novo lançamento é a revista Fora do Padrão: 40 Anos de Quadrinhos LGBTQIA+, uma versão brasileira do best-seller No Straight Lines, de Justin Hall.
O lançamento ocorrerá ainda em 2023, e está sendo concretizado por meio de um financiamento coletivo. Ao participar da campanha, os leitores conseguem adquirir a obra com um desconto de 20%, além de receberem alguns brindes como prints e ecobags.
Sobre ‘Fora do Padrão’
A antologia Fora do Padrão: 40 Anos de Quadrinhos LGBTQIA+ foi organizada pelo quadrinista Justin Hall (criador de revistas como Hard to Swallow, True Travel Tales e Glamazonia). A obra reúne produções de artistas já consagrados, como Alison Bechdel (de Perigosas Sapatas e Fun House), Howard Cruse (de Stuck Rubber Baby – Como Viemos ao Mundo) e Ralf Koenig (de O Homem Ideal).
O livro conta com mais de 300 páginas coloridas, impressas em offset, em papel de alta gramatura. Além das HQs, Fora do Padrão: 40 Anos de Quadrinhos LGBTQIA+ recebe o acompanhamento de textos que contextualizam a obra, além de um prefácio exclusivo para a publicação brasileira.
O foco da obra, como sugere o nome, se dá no cenário alternativo americano focado em quadrinhos destinados ao público LGBTQIA+. Por conta disso, toda a produção trazida na HQ é livre de preconceitos e amarras editoriais, e busca romper com o padrão normativo da cis-heterossexualidade.
A antologia, portanto, entra em consonância com a proposta da Revista O Grito! de combater a invisibilização das minorias e fazer circular a produção cultural independente.
Próximos projetos do selo
O selo O Grito! Quadrinhos surge para dar continuidade também ao foco da revista na HQ enquanto linguagem e importante produção artísticas, enfatizando sobretudo as brasileiras. A primeira publicação do selo foi a Plaf, revista de crítica e jornalismo em quadrinhos. Seu sucesso também deu surgimento à revista “irmã” Plaf Apresenta.
A Plaf e a Plaf Apresenta agora fazem parte do selo, que deve centralizar em três eixos editoriais: “Quadrinhos sobre cultura pop e arte”; “Jornalismo em quadrinhos”, e “Quadrinhos feitos por e sobre minorias e comunidades minorizadas”. Para saber mais sobre a publicação e sobre os próximos projetos, basta acessar o site específico do selo.
ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA
Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.