• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Literatura

Wesley Barbosa: quando o diabo senta na mesa dos fundos

Em 'O diabo na mesa dos fundos', seu livro de estreia, Wesley Barbosa traça diversos retratos das realidades periféricas de São Paulo em uma coletânea de contos.

porArthur Marchetto
20 de fevereiro de 2020
em Literatura
A A
Compartilhe no TwitterEnvie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no Facebook

Marcado pelo lançamento de Capão Pecado, Ferréz, nome artístico de Reginaldo Ferreira da Silva, tornou-se um dos nomes mais importantes da chamada Literatura Marginal. Desde então, sua atuação passou a abranger diversas frentes, como parcerias com youtubers, ONGs e iniciativas culturais.

Um dos projetos que se desenvolveram foi a editora Selo Povo, criada com o intuito de distribuir livros baratos, bem impressos e com autores de vários estados, tendo contemplado autores de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Rondônia.

O diabo na mesa dos fundos foi o quinto livro publicado pela editora, estreia impressa do escritor Wesley Barbosa, nascido em Itapecerica da Serra, divisa com a cidade de São Paulo. Como parte de sua carreira, ele já alimentou um blog pessoal com sua escrita, onde publicou seus contos e poemas. Também participa do encontro de Literatura Marginal, compartilhando sua obra pelo microfone.

Há contos que funcionam como um retrato. Sem conflitos ou viradas narrativas, ele apresenta cenas do cotidiano. Outros, apresentam a brutalidade justamente na surpresa que surge em seus momentos de virada.

Em O diabo na mesa dos fundos, Wesley nos traz dezenove contos de realidade periférica, retratando a vida de cidadãos comuns em uma atmosfera que parece meio biográfica e meio fictícia. As situações, às vezes trágicas, representam a vida nos subúrbios de São Paulo.

Vale ressaltar o projeto gráfico do livro e sua diagramação, que apresentam a visão de mundo, o processo criativo e as inspirações de Wesley Barbosa de acordo com os setores do cérebro destacados na ilustração da capa e contracapa.

No que diz respeito aos contos, é possível visualizar duas linhas. Há contos que funcionam como um retrato. Sem conflitos ou viradas narrativas, ele apresenta cenas do cotidiano, como a primeira vez em que uma menina menstruou ou a cena de uma malandragem no centro de São Paulo.

Alguns outros trazem uma certa brutalidade ou crueza justamente na surpresa que surge em seus momentos de virada. É o caso do conto que abre o livro, “Parada para o almoço”, onde uma conversa gentil em um almoço em companhia revela a frieza das relações entre pessoas.

É interessante notar como alguns temas são importantes para o autor. Muitos contos tratam da maneira de ganhar o pão e abordam o trabalho em suas diversas facetas, desde a prostituição, até a malandragem e os bicos temporários. Relacionamentos amorosos também são dissecados, muitas vezes mostrando seu lado vazio ou efêmero. O momento de lazer e de cultura aparecem em alguns momentos, como no conto em que o amor à literatura é apresentado.

Os contos de Wesley Barbosa são escritos numa linguagem simples e direta, sem subestimar o leitor. Para conhecer um pouco mais do trabalho dele, você pode conferir um dos contos que integram essa coletânea no site “Bibliotecas do Brasil” clicando aqui, onde ele disponibilizou o conto “A rainha da Zona”.

O DIABO NA MESA DOS FUNDOS | Wesley Barbosa

Editora: Selo Povo;
Tamanho: 104 págs.;
Lançamento: 2015.

COMPRE COM DESCONTO

Tags: book reviewcrítica literáriaFerrézliteraturaliteratura brasileiraLiteratura Contemporânealiteratura marginalo diabo na mesa dos fundosresenhaselo povowesley barbosa

VEJA TAMBÉM

Olivie Blake. Imagem: Divulgação.
Literatura

‘Nós dois sozinhos no éter’ aposta em premissa perigosa para falar de amor

8 de dezembro de 2023
Britney Spears A mulher em mim
Literatura

‘A Mulher em Mim’ é um relato honesto (e divertido) sobre a vida de Britney Spears

29 de novembro de 2023

FIQUE POR DENTRO

Olivie Blake. Imagem: Divulgação.

‘Nós dois sozinhos no éter’ aposta em premissa perigosa para falar de amor

8 de dezembro de 2023
Imagem: Netflix/Divulgação.

‘Wham!’ celebra uma rara amizade entre artistas da música pop

7 de dezembro de 2023
Imagem: Escotilha/Canva.

Ana Hickmann e Naiara Azevedo expõem lado menos visível da violência doméstica

6 de dezembro de 2023
Kauan Alcântara e Maeve Jinkings são filho e mãe no excelente 'Pedágio'. Imagem: Divulgação.

‘Pedágio’ discute cura gay em drama urgente sobre o Brasil de hoje

5 de dezembro de 2023

Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.