• Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
26 de maio de 2022
  • Login
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Escotilha
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados

Wesley Barbosa: quando o diabo senta na mesa dos fundos

Em 'O diabo na mesa dos fundos', seu livro de estreia, Wesley Barbosa traça diversos retratos das realidades periféricas de São Paulo em uma coletânea de contos.

Arthur Marchetto por Arthur Marchetto
20 de fevereiro de 2020
em Ponto e Vírgula
A A
Wesley Barbosa: quando o diabo senta na mesa dos fundos

Imagem: Reprodução.

Compartilhe no TwitterEnvie pelo WhatsAppCompartilhe no Facebook

Marcado pelo lançamento de Capão Pecado, Ferréz, nome artístico de Reginaldo Ferreira da Silva, tornou-se um dos nomes mais importantes da chamada Literatura Marginal. Desde então, sua atuação passou a abranger diversas frentes, como parcerias com youtubers, ONGs e iniciativas culturais.

Um dos projetos que se desenvolveram foi a editora Selo Povo, criada com o intuito de distribuir livros baratos, bem impressos e com autores de vários estados, tendo contemplado autores de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Rondônia.

Anúncio. Deslize para continuar lendo.

O diabo na mesa dos fundos foi o quinto livro publicado pela editora, estreia impressa do escritor Wesley Barbosa, nascido em Itapecerica da Serra, divisa com a cidade de São Paulo. Como parte de sua carreira, ele já alimentou um blog pessoal com sua escrita, onde publicou seus contos e poemas. Também participa do encontro de Literatura Marginal, compartilhando sua obra pelo microfone.

Há contos que funcionam como um retrato. Sem conflitos ou viradas narrativas, ele apresenta cenas do cotidiano. Outros, apresentam a brutalidade justamente na surpresa que surge em seus momentos de virada.

Em O diabo na mesa dos fundos, Wesley nos traz dezenove contos de realidade periférica, retratando a vida de cidadãos comuns em uma atmosfera que parece meio biográfica e meio fictícia. As situações, às vezes trágicas, representam a vida nos subúrbios de São Paulo.

Vale ressaltar o projeto gráfico do livro e sua diagramação, que apresentam a visão de mundo, o processo criativo e as inspirações de Wesley Barbosa de acordo com os setores do cérebro destacados na ilustração da capa e contracapa.

No que diz respeito aos contos, é possível visualizar duas linhas. Há contos que funcionam como um retrato. Sem conflitos ou viradas narrativas, ele apresenta cenas do cotidiano, como a primeira vez em que uma menina menstruou ou a cena de uma malandragem no centro de São Paulo.

Alguns outros trazem uma certa brutalidade ou crueza justamente na surpresa que surge em seus momentos de virada. É o caso do conto que abre o livro, “Parada para o almoço”, onde uma conversa gentil em um almoço em companhia revela a frieza das relações entre pessoas.

É interessante notar como alguns temas são importantes para o autor. Muitos contos tratam da maneira de ganhar o pão e abordam o trabalho em suas diversas facetas, desde a prostituição, até a malandragem e os bicos temporários. Relacionamentos amorosos também são dissecados, muitas vezes mostrando seu lado vazio ou efêmero. O momento de lazer e de cultura aparecem em alguns momentos, como no conto em que o amor à literatura é apresentado.

Os contos de Wesley Barbosa são escritos numa linguagem simples e direta, sem subestimar o leitor. Para conhecer um pouco mais do trabalho dele, você pode conferir um dos contos que integram essa coletânea no site “Bibliotecas do Brasil” clicando aqui, onde ele disponibilizou o conto “A rainha da Zona”.

O DIABO NA MESA DOS FUNDOS | Wesley Barbosa

Editora: Selo Povo;
Tamanho: 104 págs.;
Lançamento: 2015.

COMPRE COM DESCONTO

Tags: book reviewcrítica literáriaFerrézliteraturaliteratura brasileiraLiteratura Contemporânealiteratura marginalo diabo na mesa dos fundosresenhaselo povowesley barbosa
Post Anterior

Um homem do século 21

Próximo Post

‘Um Lindo Dia na Vizinhança’ discute o desafio do jornalismo de retratar um mito

Posts Relacionados

A escritora Aline Bei

Aline Bei: “Preencho a página da forma mais poética que conseguir”

23 de maio de 2022
'Animal', de Lisa Taddeo: o retrato de uma mulher violada

‘Animal’, de Lisa Taddeo: o retrato de uma mulher violada

16 de maio de 2022

‘A Vida Mentirosa dos Adultos’: um pequeno grande romance sobre as dores do crescimento

20 de abril de 2022

Em ‘Arrastados’, Daniela Arbex reconstitui o tsunami de lama em Brumadinho

15 de março de 2022

Literatura: o que nos comoveu em 2021?

22 de dezembro de 2021

‘Tudo é rio’, de Carla Madeira, é uma obra sobre o imperdoável

17 de dezembro de 2021
  • O primeiro episódio de WandaVision nos leva a uma sitcom da década de 1950.

    4 coisas que você precisa saber para entender ‘WandaVision’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • 25 anos de ‘Xica da Silva’, uma novela inacreditável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Tudo é rio’, de Carla Madeira, é uma obra sobre o imperdoável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Matt Damon brilha como pai atormentado de ‘Stillwater’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘O Nome da Morte’ usa violência crua em história real de matador de aluguel

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Instagram Twitter Facebook YouTube
Escotilha

  • Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Colunas
    • Cultura Crítica
    • Vale um Like
  • Crônicas
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Cinema & TV
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Colunas
  • Artes Visuais
  • Crônicas
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In