Existem os mais diversos motivos que levam as pessoas a buscarem obras de arte, mas uma das razões mais comuns é para sentir algum tipo de emoção a partir da experiência com o objeto artístico. Poucas emoções humanas são mais primordiais e intensas do que o medo, e é por isso que o gênero do horror ainda é tão popular.
Quando uma narrativa de horror é efetiva, o medo e a tensão tornam-se poderosas ferramentas para a exploração de instintos essenciais e questionamentos acerca da existência humana. Por meio do horror, temas como maternidade e paternidade, sexualidade e passagem da infância à idade adulta podem ser tratados com imensa potência, mas arriscam tornar-se meros adereços de uma trama voltada apenas ao susto quando não são bem executados.
Como um gênero bastante amplo, o horror se desdobra em diferentes formas de expressão e subgêneros distintos, dentre os quais o horror cósmico é atualmente um dos mais populares e influentes.
O Mitos de Cthulhu
Não é possível falar de horror cósmico sem citar um dos autores de impacto mais duradouro em toda a ficção especulativa do século XX, H.P. Lovecraft. Lovecraft é informalmente reconhecido como o pai do horror cósmico e histórias como O chamado de Cthulhu (1928), Nas montanhas da loucura (1931) e A cor que caiu do espaço (1927) continuam como algumas das melhores narrativas já produzidas nesse subgênero do terror.
Com imaginação ímpar para a exploração do inominável, Lovecraft nos apresentou a algumas das criaturas mais abomináveis já descritas e imagens que perduram entre as mais influentes de todo o horror do século XX.
Porém, não se pode menosprezar o trabalho de diversos outros autores, como Clark Ashton Smith e Robert E. Howard, que contribuíram para a criação de uma espécie de universo compartilhado, com um extenso panteão de monstruosidades verdadeiramente inimagináveis conhecido como o Mitos de Cthulhu (Cthulhu mythos). Lovecraft, Smith e Howard publicaram diversas histórias na revista Weird Tales, que ajudou a estabelecer uma identidade em comum para essa então nascente vertente do horror.
O horror cósmico derivado de Lovecraft e seus contemporâneos tem como alguns dos seus temas principais o terror do desconhecido, o absurdo da existência e a insignificância dos problemas humanos diante de um cosmos que não é apenas incompreensível, mas efetivamente insano e malévolo.
Em essência, o horror cósmico lovecraftiano reflete as ansiedades desse tempo.
Não é difícil imaginar por que esses temas mantiveram sua relevância nas décadas seguintes. Ao longo do século XX, à medida que o mundo terrestre tornou-se cada vez mais mapeado – e portanto “menor”, mais limitado para a imaginação humana –, diversos pensadores, artistas e cientistas buscaram explorar questões relativas ao nosso lugar em um universo praticamente desconhecido.
Em essência, o horror cósmico lovecraftiano reflete as ansiedades desse tempo, angústias desencadeadas pela compreensão cada vez mais difundida de que ocupamos um lugar insignificante na inimaginável imensidão do universo.
Influência atual
A obra de Lovecraft e o movimento que suas narrativas geraram continua a influenciar uma imensa variedade de histórias nos mais diversos tipos de mídia. Na literatura, é difícil encontrar um autor de terror contemporâneo que não tenha alguma influência do Mitos de Cthulhu. Contudo, o legado do horror cósmico vai muito além de escritores como Stephen King, tendo inspirado filmes, séries de televisão, histórias em quadrinhos, videogames e mais.
Muitas vezes, quando a essência do horror cósmico é incompreendida, este acaba por ser reduzido apenas a uma estética, como se a mera presença de criaturas com tentáculos, deuses monstruosos e eventos inexplicáveis bastasse para reproduzir o efeito que as melhores narrativas do gênero produzem.
É por isso que muitas adaptações dos contos de Lovecraft falham em replicar o que há de mais provocante em sua obra. De certa forma, pode-se argumentar que há algo de inerentemente inadaptável no horror cósmico nos moldes lovecraftianos, que utiliza ao máximo as capacidades únicas da linguagem escrita para retratar conceitos abstratos ou surreais.
Embora muito do que seja produzido atualmente nesse âmbito seja um tanto genérico, fornecendo apenas uma cópia vazia do que os autores do Mitos de Cthulhu estabeleceram no início do século passado, ainda existem narrativas que subvertem suas convenções e conseguem ser atuais, perturbadoras e inquisitivas, como a trilogia Aniquilação.
Apesar de ser muitas vezes incompreendido ou mal utilizado, é evidente que o horror cósmico ainda mantém seu poder de atração em relação às questões existenciais que trabalha de forma tão efetiva. É isso que mantém histórias como O Chamado de Cthulhu tão influentes quase um século após a sua publicação, e é isso que manterá essa influência por muito mais tempo do que isso.