A Ultimato do Bacon, editora especializada em histórias em quadrinhos, está com pré-venda e financiamento coletivo da HQ Clube dos 27 em reta final. Publicado em parceria com a editora Trem Fantasma, a obra promete mergulhar os leitores em uma trama repleta de terror e suspense, explorando a famosa lenda dos artistas que faleceram prematuramente aos 27 anos.
A HQ, fruto da parceria entre as editoras, segue o roteiro de Wes Oliveira e os desenhos e cores de Isaque Sagara, responsável por trazer à vida as páginas repletas de mistério e perigo. Com Clube dos 27, a dupla retoma a colaboração iniciada em Crônicas da Província para investigar a morte trágica de diversas figuras icônicas da cultura mundial.
A HQ terá uma edição cuidadosamente elaborada, com capa cartão, orelhas e verniz localizado, além de um miolo em polen bold 90 g/m2. Para os apoiadores da pré-venda na plataforma Catarse, a Ultimato do Bacon preparou recompensas exclusivas em quantidades limitadas, incluindo brindes extras em suas metas estendidas.
Clube dos 27: apenas coincidência?
A lenda sobre personalidades da música que morriam aos 27 anos ganhou mais ênfase com a morte de Kurt Cobain em 1994. À época, uma teoria da conspiração, feita aparentemente por fãs, conectou a morte do líder do Nirvana com os falecimentos de artistas como Jim Morrison, Janis Joplin, Brian Jones e Jimi Hendrix, todos mortos entre 1969 e 1971, aos 27 anos.
Ao longo das 100 páginas da HQ Clube dos 27, os leitores serão conduzidos por uma história envolvente e inquietante.
A morte, em 2011, de Amy Winehouse fez o mito tornar às páginas de blogs e páginas especializadas na cobertura de celebridades. O tema acabou virando um grande fenômeno cultural, com exposições dedicadas à ideia, além de livros, filmes e peças teatrais. Apesar de sua aparente força, ela não passa de um mito urbano, tendo sido refutado por pesquisas científicas.
Um estudo publicado no British Medical Journal em dezembro de 2011 concluiu que não havia indícios do aumento da taxa de mortalidade entre músicos aos 27 anos, sendo os dados equivalentes para qualquer outro recorte da população.
Já artigo publicado no The Conversation pela professora de Psicologia e Música da Universidade de Sydney, Dianna Kenny, mostrou que as estatísticas sugerem maior probabilidade de que artistas do mundo da música venham falecer próximo aos 56 anos. Segundo levantamento feito pela pesquisadora, até 2014, 2,2% dos músicos tinham morrido nesta idade, enquanto somente 1,3% aos 27 anos.
Uma trama de terror e suspense
Ao longo das 100 páginas da HQ Clube dos 27, os leitores serão conduzidos por uma história envolvente e inquietante, seguindo as pistas deixadas por um jovem escritor em sua busca incessante pelas verdades obscuras por trás das mortes prematuras de artistas como Kurt Cobain, Amy Winehouse, Jimi Hendrix, Robert Johnson, Baquiat, Jim Morrison e outros grandes nomes que deixaram um legado marcante.
A lenda do “clube dos 27” sempre intrigou os amantes da cultura pop, e Wes Oliveira explora essa temática na narrativa, questionando se as mortes coincidentes seriam apenas um acaso ou se fatores sobrenaturais estariam por trás dessas tragédias. Os desenhos e cores de Isaque Sagara complementam a atmosfera sombria e misteriosa, ampliando a sensação de perigo que permeia toda a obra.
Os talentos por trás da HQ
Wesley dos Santos Oliveira, conhecido como Wes Oliveira, é o roteirista responsável pela trama de Clube dos 27. Apaixonado pela escrita, Wes desenvolveu sua habilidade literária por meio de contos, inspirado por grandes nomes como Edgar Allan Poe, Neil Gaiman, Alan Moore e Machado de Assis.
Sua participação na coletânea Faroeste e Sertão e o trabalho em parceria com Isaque Sagara no Almanaque Skriptzine consolidaram sua presença no universo das HQs.
Isaque Sagara, por sua vez, é o quadrinista responsável pelos desenhos e cores de Clube dos 27. Formado em desenho na Quanta Academia de Arte, Sagara teve seu trabalho reconhecido em importantes premiações, como o Prêmio Le Blanc. Suas obras foram publicadas por editoras como Mino, Draco e UB Editora.
ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA
Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.