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Home Música Caixa Acústica

Wanessa Camargo mira na sexualidade feminina em seu retorno ao pop

Renan Guerra por Renan Guerra
27 de abril de 2018
em Caixa Acústica
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Depois de uma passagem meteórica pela seara do sertanejo universitário, Wanessa Camargo decidiu retornar ao universo pop. Para marcar seu regresso, ela lançou o single “Mulher Gato”, que investe na música eletrônica e nos versos de duplo sentido.

Em 2017, Wanessa lançou o álbum 33, que flertava com o sertanejo de forma um tanto oportunista e bastante forçada. Já em março desse ano, ela anunciou que a fase sertaneja já estava encerrada e que ela estava ensaiando uma nova turnê, que focaria mais no pop e nas influências latinas.

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A proposta comercial desse retorno pop de Wanessa segue a mesma linha do que foi testado por Anitta no ano passado: não haverá o lançamento de um disco, mas de diferentes singles divulgados de forma esparsa. O primeiro deles é “Mulher-Gato”, que busca apresentar uma Wanessa mais sensual, falando de liberdade sexual de forma bem direta.

Wanessa Camargo retorna ao pop em "Mulher Gato"
Wanessa Camargo retorna ao pop em “Mulher Gato”. Imagem: Reprodução.

O buzz anterior ao lançamento já deve ter deixado Wanessa feliz: com algumas imagens e um trecho da canção (“me joga pra cima, que eu caio de quatro”), “Mulher Gato” virou assunto constante na internet nas últimas semanas. Memes, deboche e piadas de todo tipo foram feitas a partir dos miados tweetados pela conta oficial da cantora no Twitter.

Além do buzz orgânico, a equipe da artista acertou em diferentes frentes: os primeiros versos foram apresentados em uma entrevista exclusiva no G1; essa semana a faixa foi liberada para alguns influenciadores que realizaram vídeos de reação no YouTube; além disso, o clipe foi lançado com exclusividade no site do Hugo Gloss, meia hora antes do lançamento oficial da faixa nas plataformas digitais.

Falando da canção, “Mulher Gato” flerta com os ritmos latinos de forma bastante direta, se relacionando a diferentes lançamentos do pop nacional recente (poderia muito bem ser um da cena de drags cantoras, por exemplo). Sonoramente, “Mulher Gato” consegue ser uma boa representante das mudanças de Wanessa: é uma faixa pop, brasileira e que tem fôlego até para tocar em baladas sertanejas, sem problemas.

Já a letra da canção é outra história: os versos de “Mulher Gato” jogam com o duplo sentido, que vem das pausas, tipo em “tô pronta pra dar [pausa] um beijo” ou de insinuações mais explícitas, como “leitinho quente quer tomar”, algo que lembra aquele rock malicioso dos anos 80 ou até algo do axé dos anos 90. Porém, depois de todos os funks explícitos que ouvimos nos últimos anos, as escolhas “poéticas” da faixa soam quase pueris, mais para o lado do risível, do que realmente da sensualidade.

Apesar dessa falta de sensualidade da letra, Wanessa surge extremamente bela no videoclipe, com um visual renovado, de cabelos bem lisos e longos, e looks que bebem no fetichismo, o que inclui couro, roupas justas e um colar choker com argolas.

O lançamento de ‘Mulher Gato’ vem acompanhado de um discurso de Wanessa, que fala repetidamente na liberdade e na sexualidade feminina.

O lançamento de “Mulher Gato” vem acompanhado de um discurso de Wanessa, que fala repetidamente na liberdade e na sexualidade feminina. Poderia soar um discurso falso e forçado – vide as tentativas frustradas de Cláudia Leitte de surfar na onda do empoderamento feminino -, porém, no caso de Wanessa, parece ser uma fala genuína, mesmo que a canção em si não represente muito do que o discurso apresenta.

Por outro lado, um dos comentários que apareceu repetidamente na rede foi a relação desse retorno de Wanessa com o Pink Money. Wanessa construiu uma sólida carreira junto da comunidade LGBT, tanto que já cantou em paradas gays e diferentes boates do nicho, porém depois de sua virada à sertaneja, esse retorno rápido ao pop foi visto por muitos como um interesse no poder de compra e consumo dos gays, o chamado Pink Money.

Não podemos ser ingênuos, pois sabemos que um artista mainstream busca, naturalmente, o lucro. Portanto, essa relação de interesse de Wanessa não passa de um ponto básico do mercado em que ela está inserida. Ela cria e o público LGBT que se identificar, o consome. Simples.

De todo modo, não se pode negar que há, sim, uma tentativa real de voltar a se comunicar com esse público de forma mais direta. Um exemplo disso é que  Wanessa é uma das integrantes do line-up do Festival Milkshake, evento voltado ao público gay e que ocorre na véspera da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo.

No final das contas, apesar de qualquer falha, Wanessa parece mais confortável e segura em “Mulher Gato”. A canção não tem nada de incrível (tem até seus momentos vergonhosos), mas certamente fará a alegria dos fãs que a acompanham e que esperavam esse retorno ao pop. O interessante, agora, será acompanhar esses diferentes lançamentos propostos pela artista, pois, gostando ou não, Wanessa conseguiu se tornar um assunto em pauta.

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags: crítica musicalLGBTMilkshake FestivalMulher Gatomusic reviewmúsicapopWanessaWanessa Camargo
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