Quem viveu e consumiu música no início dos anos 2000 teve a oportunidade de ver uma geração de grupos musicais que, influenciados pelo punk setentista, o pós-punk oitentista e garage-punk noventista, acrescentaram uma pitada de música eletrônica no rock and roll (que genericamente chamávamos de indie rock) e mostraram que o rock também era excelente para invadir as pistas de dança. A necessidade humana de rotular coisas atribuiu ao subgênero o peculiar nome de electro indie ou indietronica.
Phoenix, Kasabian, LCD Soundsystem, Editors e Bloc Party (para citar só alguns) abriram caminho para que outros grupos fizessem sucesso em casas de show, festivais e nas baladas. Hoje, é difícil você encontrar o lineup de algum grande festival sem nomes como MGMT, The xx, Hot Chip, CHVRCHES e Foals. Nesta esteira do electro indie, até o Brasil entrou na roda. A Cansei de Ser Sexy (CSS) é, sem dúvida alguma, o maior expoente no Brasil, mas não foi o único.
Curitiba está marcada na história da música indie, eletrônica e na indietronica brasileira. Boss in Drama, Bonde do Rolê e Copacabana Club são nomes expressivos nos últimos 10 anos da música e que, de várias formas, influenciaram uma nova geração de artistas que fazem som pela capital paranaense. Esta última, aliás, vive uma pequena pausa em sua produção, mas isso não significa que seus músicos estejam parados. Claudinha Bukowski é um bom exemplo disto.
O álbum era potente, um indie dançante mais cru, próximo ao feito na terra da rainha Elizabeth II.
A baterista e DJ (se não acompanhou nenhuma Fr3aky, antiga Rock2Rock, está na hora de corrigir isto) se juntou a Rhony Guedes (Cold and the City), Thomas Kossas (Rosie and Me) e Francisco Conrado (Silver Salt) para formarem, em 2013, a Heavy Metal Drama. De lá para cá, são dois EPs e uma pequena mudança em 2015: Enio Guilherme no lugar de Conrado.
It Took You Too Long To Meet Heavy Metal Drama, de 2014, foi um dos grandes discos da cidade naquele ano. O álbum era potente, um indie dançante mais cru, próximo ao feito na terra da rainha Elizabeth II. “Overrated U”, quinta faixa daquele EP, é uma das canções mais pulsantes já feitas no Paraná. Bons riffs e um baixo eletrizante despejando muito groove ditavam o tom da música e de boa parte do disco, dando mais um exemplo de como Curitiba é capaz de fornecer vários e vários projetos de enorme qualidade.
No último mês, a Heavy Metal Drama, que de heavy metal não tem nada, apresentou o EP Conrado. Com três faixas, o disco marca uma evolução na sonoridade do grupo paranaense. A bateria em “Well Enough” e o coro no pré-refrão adicionaram um tom moderno dentro do electro indie, sem, no entanto, mimetizar o som feito pelo quarteto.
“As if You Knew Me” carrega as guitarras e o baixo e nos leva de volta aos anos 1980, numa transição absurdamente pós-punk. Ela é tudo o que se pode esperar de um grupo. Memorável, crua, mostrando um entrosamento formidável entre os músicos e um controle da linearidade sonora digna de artistas que sabem muito bem o que querem e como querem. Aliás, as batidas de Conrado são cativantes e, mesmo que o vocal por vezes soe suave, as composições tornam-se representativas quando expressadas. É fácil ser abraçado por ela, e querer dançar de forma descontrolada tal qual a escola Ian Curtis de molejo musical.
Piadas à parte, o disco encerra com “Sometimes”, uma música que abre com um riff de guitarra promissor e uma batida eletro agradável. O ápice da canção a conduz para um outro rumo, inesperado, imprevisível. Se exigimos dos músicos que saiam de sua zona de conforto e sejam, pelo menos, originais, o quarteto curitibano fez muito bem a lição de casa.
Dizer que Conrado é melhor que It Took You Too Long To Meet Heavy Metal Drama talvez não seja a melhor forma de definir o atual momento da Heavy Metal Drama, mas sem dúvida o resultado é uma evolução, que alçou o grupo a um novo patamar. Agrada, ainda, essa roupagem mais europeia do quarteto, mais universal, poética, dançante e completa. Na expectativa de vê-los moendo nossos tímpanos nos palcos. Que a letargia que parecer tomar conta do público não impeça isso de acontecer. De preferência, várias vezes.
Ouça Conrado na íntegra
https://soundcloud.com/heavy-metal-drama/sets/conrado