A jornalista Adriana Del Ré tem uma longa trajetória no jornalismo cultural brasileiro. No “Caderno 2”, área de cultura do jornal O Estado de S. Paulo, ela ficou por cerca de 20 anos, sendo parte deles como subeditora do suplemento. Agora, Adriana apresenta seu livro de estreia, intitulado Conversas sobre MPB – 30 entrevistas com importantes nomes da nossa música.
Com a publicação, Del Ré busca compartilhar sua carreira e mostrar a evolução da música brasileira ao longo de duas décadas. O projeto, inicialmente concebido como uma compilação de matérias com artistas relevantes, ganhou vida própria e se tornou um documento sobre a história recente da MPB, no qual a autora se propõe a retratá-la da maneira mais fidedigna possível.
Seleção do material: reflexões sobre a MPB e seus protagonistas
O livro abrange uma ampla variedade de estilos musicais e perfis de artistas, incluindo gênero, raça e orientação sexual.
Durante o processo de seleção das entrevistas, conduzidas pela jornalista para o “Caderno 2” entre o início dos anos 2000 e o da atual década, a autora sentiu que a importância e o valor histórico desses encontros ficava cada vez mais evidente.
Conversas sobre MPB reúne momentos emblemáticos, como a virada de Gal Costa, que passou de artista do mainstream para integrante da cena independente, o retorno aos estúdios de Chorão, do Charlie Brown Jr., o início da carreira solo de Maria Rita, desvinculando-se do peso de ser filha de Elis Regina, além de marcos como a ressurgência na carreira de Elza Soares.
Ao longo das 30 entrevistas selecionadas, percebe-se a relevância dos discos, projetos e shows que ocuparam as páginas do Estadão e que ecoaram na vida e obra dos artistas ao longo dos anos e décadas seguintes. Os textos não apenas refletem o pensamento dos artistas em diferentes épocas, mas também revelam como suas ideias podem ter mudado ou se mantido inalteradas ao longo do tempo, influenciadas pelo amadurecimento pessoal e pelo contexto em que o Brasil se encontrava.
‘Conversas sobre MPB’ retrata diversidade musical brasileira
O livro abrange uma ampla variedade de estilos musicais e perfis de artistas, incluindo gênero, raça e orientação sexual. Conversas sobre MPB traz entrevistas com renomados nomes da música brasileira, como Arnaldo Antunes, Zélia Duncan, Titãs, Os Paralamas do Sucesso, Marisa Monte, Gilberto Gil, Gal Costa, Rita Lee, entre outros.
Cada entrevista funciona como um capítulo, precedido por textos que justificam sua inclusão, contextualizam o momento em que foi realizada e revelam histórias de bastidores ou detalhes sobre a relação entre a entrevistadora e o entrevistado.
A organização de reportagens também ajuda a criar um panorama do jornalismo cultural brasileiro com recorte na grande imprensa, narrando um passado que tinha relevância a ponto de ganhar as páginas de um dos principais suplementos culturais brasileiros. Não à toa, essas obras ecoaram tanto na vida dos artistas quanto do público por anos.
Legado
Lançado pela Editora Letras do Brasil, Conversas sobre MPB conta com a colaboração da cantora e compositora Zélia Duncan, que assina o texto da contracapa, o editor de cultura do Estadão, Ubiratan Brasil, responsável pela apresentação, e o produtor musical Fran Carlo, que escreve o texto de orelha.
Tesouro para os amantes da música brasileira e para aqueles interessados em conhecer a história e os pensamentos de alguns dos maiores artistas do país, o título também é uma espécie de legado que contribui para a preservação e disseminação da cultural musical no país. Uma garantia de espiadela por parte do público no imenso acervo do jornal.
CONVERSAS SOBRE MPB | Adriana Del Ré
Editora: Letras do Brasil;
Tamanho: 196 págs.;
Lançamento: Junho, 2023.
Livro está à venda no site oficial da editora.
ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA
Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.