• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Música

Banda-fôrra elucida quem cantará a salvação do mundo em novo disco

Segundo álbum da banda-fôrra, ‘Baladas Para Adiar o Fim do Mundo’ mantém grupo paraibano na trilha do pop. Álbum é provocativo e poço de esperança.

porAlejandro Mercado
8 de junho de 2022
em Música
A A
Banda-fôrra elucida quem cantará a salvação do mundo em novo disco

Quinteto lança segundo álbum completo. Imagem: Kécia Andrade/Divulgação.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Conheci a banda-fôrra no já distante ano de 2015, quando entrei em contato com o EP homônimo que lançava o grupo para o universo. Desde lá, o que o quinteto paraibano fez foi se reinventar.

É bem verdade que a verve psicodélica do quinteto nunca seguiu ao pé da letra o que se imaginaria do gênero. E nesse amálgama de referências distintas, talvez díspares a quem apenas lesse uma descrição da banda, estava o cerne do que os tornava únicos.

Trilha, lançado em 2018, mostrava que o grupo assumia uma versão mais pop, na boa acepção do termo. Deixava o trabalho da banda mais palatável a uma parcela do público e seguia sendo bem executado, mesmo que menos original.

Nos últimos dias, a banda-fôrra lançou seu segundo full length, o também pop Baladas Para Adiar o Fim do Mundo. É uma continuação da estética apresentada em 2018, mas que bebe com mais veemência em referências oitentistas.

Já há quatro anos foi necessário um processo de reencontro com o quinteto paraibano. Outros efeitos, outras concepções artísticas, muitas baladas. E, no novo disco, um misto entre provocação e esperança – sentimentos nada estranhos nesse momento pandêmico-pós-pandêmico-quarta-onda.

Se existem canções para momentos de retomada da vida, talvez o grupo tenha composto não as melhores, mas as necessárias para tempos turbulentos.

É possível afirmar que alguns trabalhos são frutos de seu tempo, e Baladas Para Adiar o Fim do Mundo se encaixa bem nessa prateleira. Guga Limeira, Ernani Sá, Hugo Limeira, Matteo Ciacchi e Lucas Benjamin descrevem bem o sentimento atual: “nós resultamos dessa dor”, cantam na faixa que abre o álbum.

A ideia de que a dor é incontornável coloca diante do público a obrigação de seguir em frente. Como escreveu Tim Hansel em You Gotta Keep Dancin, “o sofrimento é opcional”, ou “é preciso navegar” nas palavras da própria banda-fôrra.

Se existem canções para momentos de retomada da vida, talvez o grupo tenha composto não as melhores, mas as necessárias para tempos turbulentos. Sem exageros, a musicalidade traz, cirurgicamente, sensações djavanianas (numa permissão que me dou de estabelecer este neologismo) e nos transportam para esse lugar, um tanto utópico, é verdade, de proteção.

Baladas Para Adiar o Fim do Mundo é reflexo de um conjunto de artistas que também foi transformado pela pandemia, pela ausência, pelo silêncio das melodias. E, até por isso, ao cantar para nós o grupo paraibano também canta para si, para que não guarde mais as dores que manteve para si, afinal, “serviu de nada”.

Porém, engana-se quem ouve as canções e acredita que há, ali, uma proposta de pontes para o invisível. Há de estar vivo, no sentido mais poético do termo, para “fazer raiar” e nunca mais “fazer se pôr” os corações que insistem em permanecer.

Retomo o início deste texto em que afirmo que a banda-fôrra se reinventou, porque me pego pensando se alguém, efetivamente, sairá o mesmo destes tempos pandêmicos. Como não tenho a resposta, só “vou deixar fluir” a imaginação.

VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI, QUE TAL CONSIDERAR SER NOSSO APOIADOR?

Jornalismo de qualidade tem preço, mas não pode ter limitações. Diferente de outros veículos, nosso conteúdo está disponível para leitura gratuita e sem restrições. Fazemos isso porque acreditamos que a informação deva ser livre.

Para continuar a existir, Escotilha precisa do seu incentivo através de nossa campanha de financiamento via assinatura recorrente. Você pode contribuir a partir de R$ 8,00 mensais. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

Se preferir, faça uma contribuição pontual através de nosso PIX: pix@escotilha.com.br. Você pode fazer uma contribuição de qualquer valor – uma forma rápida e simples de demonstrar seu apoio ao nosso trabalho. Impulsione o trabalho de quem impulsiona a cultura. Muito obrigado.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: Album ReviewBaladas Para Adiar o Fim do Mundobanda-fôrraCrítica MusicalMúsicamúsica popResenhaRock

VEJA TAMBÉM

Grupo de Arca, Gana, vem ao Brasil pela primeira vez. Imagem: Babajide Osho / Divulgação.
Música

C6 Fest – Desvendando o lineup: SuperJazzClub

20 de maio de 2025
English Teacher chegam ao Brasil para mostrar uma nova cara do indie britânico. Imagem: Tatiana Pozuelo / Divulgação.
Música

C6 Fest – Desvendando o lineup: English Teacher

20 de maio de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Clara Moneke conduz trama de 'Dona de Mim'. Imagem: TV Globo / Divulgação.

‘Dona de Mim’ encontra força no afeto e na presença de sua protagonista

21 de maio de 2025
Famoso prédio paulistano é personagem de documentário vencedor do É Tudo Verdade. Imagem: O Par / Divulgação.

‘Copan’ apresenta o famoso prédio como uma tradução do Brasil

21 de maio de 2025
Grupo de Arca, Gana, vem ao Brasil pela primeira vez. Imagem: Babajide Osho / Divulgação.

C6 Fest – Desvendando o lineup: SuperJazzClub

20 de maio de 2025
English Teacher chegam ao Brasil para mostrar uma nova cara do indie britânico. Imagem: Tatiana Pozuelo / Divulgação.

C6 Fest – Desvendando o lineup: English Teacher

20 de maio de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.