• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Música

Os 20 anos do primeiro VMB na MTV Brasil

Próximo dos 25 anos da extinta emissora paulista, Escotilha relembra a festa de premiação do 1º VMB, na MTV Brasil.

porAlejandro Mercado
28 de setembro de 2015
em Música
A A
Os 20 anos do primeiro VMB na MTV Brasil

Imagem: Reprodução/MTV Brasil.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Você se lembra do dia 31 de agosto de 1995? Naquele dia, os jornais estampavam a morte do compositor Agepê, integrante da ala dos compositores da Portela e compositor de “Deixa Eu te Amar”, trilha sonora da novela Vereda Tropical, primeiro disco de samba a ultrapassar a marca de um milhão de cópias vendidas; As Ponte de Madison, filme dirigido e estrelado por Clint Eastwood, abria a 7ª Mostra Banco Nacional de Cinema; no Diálogos Impertinentes, ciclo de debates promovido pelo jornal Folha de São Paulo e pela PUC de São Paulo, Darcy Ribeiro e Rubem Alves apresentavam o pensamento utópico sob perspectivas distintas, contrapondo solidão e engajamento.

Além disso, uma pequena chamada na capa da Ilustrada e um anúncio de meia página dentro do mesmo caderno noticiavam: era dia do 1º MTV Video Music Awards Brasil. A partir das 21:30, a MTV Brasil, no canal 32 UHF, anunciaria os vencedores da primeira edição de sua premiação, livre inspirada no Video Music Awards realizado pela MTV norte-americana. Apresentado pela atriz Marisa Orth, a entrega era intercalada por curtas apresentações, de uma ou duas músicas, de Marisa Monte, Paralamas do Sucesso, Planet Hemp, Skank, Gilberto Gil e Chico Science e Nação Zumbi, Titãs e Virna Lisi.

Talvez hoje possa soar estranho comentar a importância da premiação de uma emissora que nem existe mais – ao menos não como era em 1995, um canal da TV aberta no Brasil. Acontece que a história da MTV Brasil coincide com boa parte da história da música no país, mesmo que algumas pessoas possam discordar.

Nascida no dia 20 de outubro de 1990, a MTV Brasil foi a primeira rede de televisão aberta segmentada do país. A história dos vídeos musicais (ou videoclipes) no Brasil era ligada ao Fantástico, da Rede Globo, que, até o início da década de 1980, era o único programa que os produzia e veiculava. Como em muitos outros pontos, o “padrão Globo” incomodava as produtoras independentes que, procurando fugir dele, começaram a desenvolver vários programas voltados à exibição de vídeos musicais. Clip Trip (Gazeta), Som Pop (TV Cultura) e Manchete Clip Show (Rede Manchete) eram os principais nomes até então.

Nesse sentido, a premiação era a primeira com relevância na história da TV e da música brasileira. As apresentações inusitadas, que se tornaram marca registrada do prêmio, apareceram logo na estreia. Carlinhos Brown, Sepultura, Charles Gavin, baterista do Titãs e João Barone, baterista d’Os Paralamas do Sucesso, dividiram o palco para apresentar “Territory / Kaiowas”. Era uma grande confraternização, uma verdadeira festa em que todos estavam descobrindo alguma coisa. Até por isso uma apresentação confusa e cheia de improvisos, sem, no entanto, que isso tirasse o brilho da noite.

Caetano Veloso, à distância, entregou um prêmio especial para Rita Lee, enquanto Marcelo Nova, esse sim ao vivo, entregou à filha de Raul Seixas, Vivian Seixas, prêmio semelhante. Além destes, Max e Igor Cavaleira (Sepultura), João Gordo (Ratos de Porão), Zé do Caixão, a atriz Deborah Bloch e o jornalista José Simão foram responsáveis pelas entregas dos troféus.

A premiação era a primeira com relevância na história da TV e da música brasileira.

Os vencedores em cada uma das dez categorias do VMA Brasil (Videoclipe do Ano, MPB, Pop, Rock, Rap, Revelação, Democlipe, Direção, Edição e Fotografia) eram definidos por um júri composto por cem pessoas, entre jornalistas da área cultural, publicitários e videomakers. Havia ainda o Melhor Videoclipe do Ano segundo a audiência da MTV Brasil. O público votava em um dos 128 clipes realizados entre junho de 1994 e maio de 1995 e, segundo dados da época, 3.400 telefonemas (de 18.000) definiram “Uma Brasileira”, d’Os Paralamas do Sucesso, como vencedor desta categoria.

Analisando os indicados em cada categoria, era evidente a predominância de grupos de rock e pop. “Segue o Seco”, de Marisa Monte, ganhou a principal categoria (Videoclipe do Ano), enquanto “Bê a Bá”, dos Raimundos, e “Sobre o Tempo”, do Pato Fu, ficaram com Melhor Videoclipe de Rock e Melhor Videoclipe de Artista Revelação, respectivamente. O mesmo videoclipe de Marisa Monte levaria ainda os prêmios de Melhor Videoclipe de MPB, Melhor Direção em Videoclipe (dirigido por Cláudio Torres e José Henrique Fonseca), Melhor Edição e Melhor Fotografia, saindo como a grande vencedora.

A título de curiosidade: o documentário Sem Dentes: Banguela Records e a turma de 94, do jornalista Ricardo Alexandre, narra a história de boa parte dos artistas que participaram desta premiação, entre eles Raimundos e Mundo Livre S/A, contratados do selo Banguela Records – de propriedade da Warner Music e criado por membros do Titãs e pelo produtor Carlos Eduardo Miranda -, e Skank, Gabriel O Pensador, Chico Science e Nação Zumbi e Planet Hemp – do selo Chaos, de propriedade da Sony Music -, bandas que começavam a ganhar expressão justamente nesta época.

VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI, QUE TAL CONSIDERAR SER NOSSO APOIADOR?

Jornalismo de qualidade tem preço, mas não pode ter limitações. Diferente de outros veículos, nosso conteúdo está disponível para leitura gratuita e sem restrições. Fazemos isso porque acreditamos que a informação deva ser livre.

Para continuar a existir, Escotilha precisa do seu incentivo através de nossa campanha de financiamento via assinatura recorrente. Você pode contribuir a partir de R$ 8,00 mensais. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

Se preferir, faça uma contribuição pontual através de nosso PIX: pix@escotilha.com.br. Você pode fazer uma contribuição de qualquer valor – uma forma rápida e simples de demonstrar seu apoio ao nosso trabalho. Impulsione o trabalho de quem impulsiona a cultura. Muito obrigado.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: Chico Science e Nação ZumbiMarisa MonteMTVMTV BrasilMúsicaOs Paralamas do SucessoPato FuPlanet HempRaimundosSegue o SecoSkankTitãsVideo Music AwardsVideo Music Awards BrasilVideo Music BrasilVideoclipeVMA BrasilVMB

VEJA TAMBÉM

Banda carioca completou um ano de atividade recentemente. Imagem: Divulgação.
Entrevistas

Partido da Classe Perigosa: um grupo essencialmente contra-hegemônico

29 de maio de 2025
Nile Rodgers carrega muito talento e hits em sua carreira de quase 50 anos. Imagem: Imagem: Divulgação.
Música

C6 Fest – Desvendando o lineup: Nile Rodgers & Chic

22 de maio de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Calçadão de Copacabana. Imagem: Sebastião Marinho / Agência O Globo / Reprodução.

Rastros de tempo e mar

30 de maio de 2025
Banda carioca completou um ano de atividade recentemente. Imagem: Divulgação.

Partido da Classe Perigosa: um grupo essencialmente contra-hegemônico

29 de maio de 2025
Chico Buarque usa suas memórias para construir obra. Imagem: Fe Pinheiro / Divulgação.

‘Bambino a Roma’: entre memória e ficção, o menino de Roma

29 de maio de 2025
Rob Lowe e Andrew McCarthy, membros do "Brat Pack". Imagem: ABC Studios / Divulgação.

‘Brats’ é uma deliciosa homenagem aos filmes adolescentes dos anos 1980

29 de maio de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.