Pois bem, pensando no exercício da beleza, e porque não dizer no da revolta, vasculhamos as pedras no fundo das águas em busca daquelas pedrinha miúdas que alumeiam toda a imensidão do horizonte, dando novamente cor e vida ao que antes parecia apenas escuridão e morte. É provável que as dicas abaixo não nos desconectem das notícias, do número de mortos diários e nem nos livre da falta de empatia e das declarações absurdas do presidente genocida, mas tenho a certeza de que serão como uma brisa leve de encanto nesses tempos assustadores e sem imaginação.
Boal, 90 anos
Na última terça-feira, dia 16, o dramaturgo e teatrólogo Augusto Boal completaria 90 anos de idade. Escrevi sobre ele algumas vezes por aqui ressaltando a sua importância na criação de um teatro verdadeiramente libertador e engajado. Apesar de ter nos deixado no ano de 2009, sua figura e sua obra são eternas, por isso a cada ano é preciso lembrar, comemorar e revisitar as ideias e o pensamento do criador do Teatro do Oprimido.
Para celebrar a data, o Instituto Augusto Boal lançou em seu canal no YouTube um programa especial com trechos de entrevistas, depoimentos e conferências que Boal deu em várias partes do mundo. Imperdível:
Algumas Histórias, uma homenagem ao ator Paulo José
No próximo sábado, 20 de março, o ator Paulo José comemora 84 anos de vida. O artista, reconhecidamente um dos maiores e mais carismáticos atores que o Brasil já produziu, será homenageado na data com a exibição gratuita do monólogo Algumas Histórias, livremente inspirado no livro Memórias Substantivas, de Tânia Carvalho. A peça foi gravada no Teatro de Arena, um dos mais importantes espaços do teatro Brasileiro, e poderá ser vista através do canal do YouTube de Bruno Fracchia, responsável pelo projeto.
https://www.youtube.com/watch?v=f0Lz20rTgN0
O Instituto Augusto Boal lançou em seu canal no YouTube um programa especial com trechos de entrevistas, depoimentos e conferências que Boal deu em várias partes do mundo.
MITSP lança plataforma de streaming com seu acervo
A Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITSP) é um dos principais festivais de teatro que acontecem no Brasil. O evento, que acontece há sete anos e que já recebeu obras e artistas dos mais prestigiados mundo a fora, lançou no dia 11 de março uma plataforma de streaming para disponibilizar todo o acervo de espetáculos, oficinas, rodas de conversa e eventos que compuseram a programação do MITSP ao longo de sua existência.
Com o nome de MIT+, a plataforma também disponibilizará espetáculos workshops inéditos. Para ter acesso ao conteúdo é preciso realizar um cadastro no site oficial do festival de maneira rápida e gratuita.
Gravidade Zero
Escrita por Mario Bortolotto em 2001, especialmente para o ator e artista circense Rodrigo Matheus, fundador da Cia Circo Mínimo, a peça estreou no Cultura Inglesa Festival daquele ano, com direção de Elias Andreato, e desde então raramente foi montada. Com direção do artista gráfico André Kitagawa, a nova montagem tem atuação de Eldo Mendes e fará seis sessões gratuitas online a partir desta sexta-feira (19), às 21 horas, via YouTube.