OFestival de Curitiba de 2023 foi marcado pela estreia na direção do maior iluminador teatral do Brasil, o paranaense Beto Bruel. Ovos Não Têm Janela é uma comédia experimental baseada em texto inédito do escritor catarinense Manoel Carlos Karam (falecido em 2007), o espetáculo volta para uma nova temporada, agora no Teatro Zé Maria.
A peça retorna no dia 17 de maio e será apresentada até o dia 4 de junho, com sessões de quarta a sexta, às 20h, sábado às 17h e 20h, e aos domingos, às 19h. A entrada é gratuita e os ingressos são distribuídos uma hora antes no local.
A montagem é feito pela companhia Prego Torto, e conta com a participação dos atores e atrizes Gabriel Gorosito, Guenia Lemos, Moa Leal, Renata Bruel e Sidy Correa.
A trama do espetáculo
A peça flerta com o teatro do absurdo, que foca em situações inusitadas para abordar aspectos da existência humana. A história começa em uma sala de espera, onde um recepcionista lida com quatro pessoas que esperam para serem atendidas por um doutor. Só que o texto, surreal e provocativo, vai escalando para situações divertidas, mas também reflexivas.
A peça flerta com o teatro do absurdo, que foca em situações inusitadas para abordar aspectos da existência humana.
Ovos Não Têm Janelas também traz um “reencontro” do trabalho de Manoel Carlos Karam com Beto Bruel. Esse fato se dá no ano em que o Teatro Margem, companhia paranaense que aproximou os dois ainda na década de 1970, celebraria 50 anos de fundação.
Bruel afirma que sua primeira experiência na direção foi muito gratificante. “O processo todo até aqui está sendo bacana, muito por conta da equipe que entendeu e abraçou a minha proposta. O teatro do absurdo é difícil de encenar, mas conseguimos chegar num resultado legal para o público. A experiência de diretor foi interessante e boa pra mim, mas acho que foi uma vez só, minha função é pensar a luz”, declara.
Não por acaso, essa estreia se dá encenando um texto do saudoso dramaturgo. “O Karam foi fundamental na minha formação como profissional. Foi com ele que eu aprendi tudo o que eu sei do fazer teatral e do respeito ao palco. É uma coincidência muito boa comemorar os 50 anos do Teatro Margem e ainda por cima com uma obra inédita do Karam, que inclusive foi meu padrinho de casamento”, conta Beto Bruel.
O projeto foi realizado com recursos do Programa de Apoio de Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.
SERVIÇO | Ovos Não Têm Janelas
Onde: Teatro Zé Maria – R. Treze de Maio, 655 – São Francisco | Curitiba/PR;
Quando: de 17 de maio a 04 de junho. Quarta a sexta, às 20h; sábado, às 17h e 20h; domingo, às 19h;
Quanto: Entrada gratuita com distribuição de ingressos uma hora antes.
Classificação: 12 anos.
ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA
Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.