O mineiro Herbert Daniel foi um homem de trajetória marcada pela coragem. Gay e revolucionário, o então estudante de medicina da UFMG lutou ao lado de Dilma Rousseff durante a ditadura de 1964.
Foi na militância clandestina que ele assumiu sua homossexualidade e, ao ir para o exílio em Portugal e na França, em 1974, contraiu HIV. Ao retornar ao Brasil, tornou-se um ativista pelos direitos das pessoas vivendo com HIV e AIDS até a sua morte, em 1992.
Esta história inspira a montagem de Projeto Herbert Daniel, espetáculo da distinta companhia que fica em cartaz no Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge, em Curitiba, entre os dias 16 de novembro até 17 de dezembro.
Na peça, um grupo de pessoas revisita o passado do Brasil e escolhe a figura de Herbert Daniel como cânone para decidirem o que devem fazer em seguida. Resolvem, então, tentar uma reparação e instaurar uma Comissão da Verdade e da Justiça.
Os direitos das pessoas com HIV
Trata-se da peça inaugural da distinta companhia, que nasceu com a proposta de se tornar um laboratório permanente de pesquisa centrado nas temáticas da sexualidade e identidade.
Com dramaturgia de Vinicius Medeiros e direção de Sueli Araújo, a peça une as performances de 5 artistas: Andrê Francisconi/Trava da Fronteira, Constancia Màtos, Vinicius Medeiros, Vinícius Précoma e Vini Sant. Todos estão em cena de maneira intensa, dialogando diretamente com o público a partir do texto, da música, da dança e da festa.
Trata-se da peça inaugural da distinta companhia, grupo que nasceu com a proposta de se tornar um laboratório permanente de pesquisa centrado nas temáticas da sexualidade, identidade e nas discussões contemporâneas sobre narratividade e dramaturgia.
Além da peça, o projeto contará, no dia 1 de dezembro (que é o dia mundial de combate à AIDS) com uma ação chamada “Conversando sobre HIV”, com a médica infectologista Vanessa Strelow. Será às 19 horas, no mesmo Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge.
Já nos 9 de 10 de dezembro, ocorre a “Linguagens da travessia – um olhar sobre as dramaturgias dissidentes”, com Ronaldo Serruya, na Casa Quatro Ventos, das 14 horas às 18h30. Todas as atividades são gratuitas.
SERVIÇO | Projeto Herbert Daniel
Onde: Novelas Curitibanas (Rua Carlos Cavalcanti, 1.222) – São Francisco | Curitiba/PR;
Quando: 16 de novembro a 17 de dezembro, quinta a sábado, às 20h, e domingo às 19h;
Quanto: Ingressos gratuitos. O público pode retirar o ingresso 1h antes da sessão, na bilheteria do teatro.
Nos sábados, as sessões contam com tradução em LIBRAS.
ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA
Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.