• Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
11 de agosto de 2022
  • Login
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Escotilha
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Home Teatro Intersecção

Crítica – Tutorial / Afinação I – Mostra Teatro de Segunda – Festival de Curitiba

Helena Carnieri por Helena Carnieri
4 de abril de 2017
em Intersecção
A A
Atriz Georgette Fadel no espetáculo Afinação I integrante da Mostra Teatro de Segunda

A atriz Georgette Fadel interpreta a pensadora e professora francesa Simone Weil (1909-1943). Foto: Reprodução.

Compartilhe no TwitterEnvie pelo WhatsAppCompartilhe no Facebook

Um dos espaços mais despojados da temporada, o apartamento que se tornou teatro atraiu público considerável no primeiro fim de semana deste festival.

Dois momentos acompanhados por A Escotilha no Ap da 13 comprovam a vocação do lugar para reunir gente de fora da classe teatral (ou seja, mais diversidade) num clima de troca.

Anúncio. Deslize para continuar lendo.

Tutorial, com texto e direção de Don Correa, ousa um formato bastante inseguro para os atores. Da rua, chama-se um passante que aceite com destemor a empreitada: participar de um espetáculo sem saber do que se trata. E lá veio ele, “Jack”, disposto a obedecer, mas só até um certo ponto.

Porque o texto fala de violência, e, apesar de ela estar tão próxima, na agressividade dos comentários de internet, por exemplo, ali, numa encenação, ela dificilmente surgiria. Valeu, Jack, por nos mostrar um pouco de civilidade.

Os atores Eduardo Ramos e Guênia Lemos simulam situações que começam como num improviso e dali partem para cenas. Há quem não goste de ser enganado (no teatro??), que prefira saber ao certo quando fala o ator e quando fala o personagem. Mas não há espaço para o conforto no teatro contemporâneo, meu irmão.

A abordagem de questões caras a qualquer um, como o relacionamento com o pai, deixou muita gente de olhos marejados.

No sábado à noite, Georgette Fadel trouxe sua Afinação I, uma proposta que abraça a representação e o improviso citados acima, mas de forma bem diferente. Como numa aula, ela, acompanhada de um violoncelo, nos fala sobre a racionalidade e o perigo de se confiar nos sentimentos.

Como a filósofa Simone Weil, depois como a personagem de Brecht Joana dos Matadouros, ela abraça a plateia num calor difícil de ver mesmo nos melhores professores. Cita Marx, Hegel, e deixa no ar o desejo por se estudar e aprender. Não, não estamos empurrando o mundo sozinhos nem fazendo o Sol surgir todas as manhãs. Mas parado não dá para ficar.

O Ap da 13 volta na sexta-feira (7) com programação intensa até o próximo domingo.

Tags: Afinação IAp da 13Ap da Trezecrítica teatralDon CorreaEduardo Ramosfestival de curitibaFestival de Teatro de CuritibaFringeGeorgette FadelGuenia LemosMostra Teatro de Segundateatroteatro curitibanoteatro paranaenseTutorial
Post Anterior

Livrada – Ep. #108: ‘Aos 7 e aos 40’, de João Anzanello Carrascoza

Próximo Post

Você tem que conhecer o incendiário Tunde Olaniran

Posts Relacionados

'O Pêndulo' discute a gravidade do tempo e o envelhecimento

‘O Pêndulo’ discute a gravidade do tempo e o envelhecimento

15 de julho de 2022
Registro do Festival de Curitiba

Festival de Curitiba: confira indicações da programação popular

28 de março de 2022

‘Sete’: o grito da mulher que renasce toma o teatro curitibano

11 de outubro de 2019

‘CriÂnsia’: quando morreu a criança que existe em você?

3 de dezembro de 2018

‘Flor’ tem curta temporada de apresentações em Curitiba

19 de novembro de 2018

Mostra AP da 13 movimenta programação teatral em Curitiba

12 de novembro de 2018

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • O primeiro episódio de WandaVision nos leva a uma sitcom da década de 1950.

    4 coisas que você precisa saber para entender ‘WandaVision’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Tudo é rio’, de Carla Madeira, é uma obra sobre o imperdoável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Procura-se’ trabalha suspense a partir do desespero de casal com filha desaparecida

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘A Ilha’ traz personagens perturbados para elevar e manter o suspense

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘A Casa Mágica da Gabby’: por muito mais gatinhos fofinhos e coloridos

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Instagram Twitter Facebook YouTube
Escotilha

  • Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Colunas
    • Cultura Crítica
    • Vale um Like
  • Crônicas
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção

© 2015-2022 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Cinema & TV
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Colunas
  • Artes Visuais
  • Crônicas
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2022 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In