• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Teatro

Crítica: ‘A Invenção do Nordeste’ questiona estereótipos com humor, mas profundidade – Festival de Curitiba

Montagem do Grupo Carmim, do Rio Grande do Norte, 'A Invenção do Nordeste' denuncia a forma generalizante e preconceituosa com que o resto do Brasil enxerga o povo e a cultura dos nove estados do Nordeste.

porPaulo Camargo
10 de abril de 2023
em Teatro
A A
Crítica: 'A Invenção do Nordeste' questiona estereótipos com humor, mas profundidade - Festival de Curitiba

Montagem do grupo potiguar Carmin, 'A Invenção do Nordeste' brinca com a visão que se tem da cultura nordestina. Imagem: Divulgação .

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

A peça A Invenção do Nordeste, um dos espetáculos que encerraram o Festival de Curitiba no último fim de semana, parte de um texto acadêmico: o livro homônimo do historiador Durval Muniz de Albuquerque Jr., uma tese de doutorado. Essa origem, digamos, mais erudita, embora essencial à concepção dramatúrgica da montagem do Grupo Carmim, com sede no Rio Grande do Norte, não a define na forma.

A dramaturgia desconstrói o estereótipo do “nordestino”, ou o que essa expressão generalizante e exótica costuma evocar. No texto, de autoria de Henrique Fontes e Pablo Capistrano, uma equipe de cinema “sudestina” quer um ator da região para fazer um personagem “nordestino”, apostando na pretensa potência desse adjetivo reducionista.

Dois jovens, um do litoral (Robson Medeiros) e outro do interior (Mateus Cardoso), disputam o papel. Eles passam por um workshop de sete semanas com um diretor local (Henrique Fontes). Cada um vem com suas certezas, baseadas em suas experiências individuais, apostando que os credenciam a ser um nordestino mais autêntico. Ao longo do processo, vão percebendo que suas visões também são redutoras. Mas não é só isso.

A excepcional dramaturgia, ao mesmo tempo muito acessível mas crítica, convida ao diálogo e golpeia a questão na boca do estômago.

Aos poucos, os dois atores se dão conta de que, para ganhar o papel, precisam corresponder a certas expectativas, que passam pelas expectativas de quem os contratará. Não basta apenas ser nordestino, tem que parecer ser.

A excepcional dramaturgia, ao mesmo tempo muito acessível mas crítica, convida ao diálogo e golpeia a questão na boca do estômago. Ninguém pensa em paulistas, cariocas ou mineiros como se tivessem uma identidade cultural única, por conta de viverem na mesma região, o Sudeste. Mas os habitantes de um dos nove estados do Nordeste, para quem é de fora, são rotulados a partir de sua regionalidade e, geralmente, de forma estereotipada, quando não meramente preconceituosa, racista e/ou xenófoba. E é isso que A Invenção do Nordeste discute com muito humor, ironia e propriedade.

De forma didática, porém nunca condescendente, a dramaturgia problematiza essas questões de forma profunda, crítica, afinal parte de um substrato acadêmico, porém sempre de maneira acessível, para aproximar o espectador da discussão.

Nesse sentido, a diretora Quitéria Kelly acerta em cheio ao propor um hibridismo de linguagens, recorrendo à tecnologia para construir a encenação, muito ágil. Utiliza projeções em vídeo (inclusive do clássico Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha) celular, tablet. Também assistimos e ouvimos gravações em vídeo e áudio, com direito a falas do ex-presidente Jair Bolsonaro sobre o Nordeste. Ela também busca capas de revistas e reproduções de obras de arte, criando uma montagem dinâmica, ilustrativa e muito provocativa.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: A Invenção do NordesteCrítica Teatralcultura nordestinaDeus e o Diabo na Terra do SolDurval Muniz de Albuquerque Jr.Festival de CuritibaGlauber RochaGrupo Carmim.preconceitoQuitéria KellyracismoResenhaTeatroteatro potiguarxenofobia

VEJA TAMBÉM

Dirigido por Luciana Paes, Gregório Duvivier protagoniza ode crítica à língua de todos nós. Imagem: Joana Calejo Pires / Divulgação.
Teatro

Crítica: Em ‘O Céu da Língua’, Gregório Duvivier performa as fissuras da linguagem – Festival de Curitiba

8 de abril de 2025
Espetáculo retornou após 15 anos ao festival. Imagem: Roberto Setton / Divulgação.
Teatro

Crítica – ‘In On It’ retorna a Curitiba após 15 anos sem perder o frescor – Festival de Curitiba

4 de abril de 2025

FIQUE POR DENTRO

Calçadão de Copacabana. Imagem: Sebastião Marinho / Agência O Globo / Reprodução.

Rastros de tempo e mar

30 de maio de 2025
Banda carioca completou um ano de atividade recentemente. Imagem: Divulgação.

Partido da Classe Perigosa: um grupo essencialmente contra-hegemônico

29 de maio de 2025
Chico Buarque usa suas memórias para construir obra. Imagem: Fe Pinheiro / Divulgação.

‘Bambino a Roma’: entre memória e ficção, o menino de Roma

29 de maio de 2025
Rob Lowe e Andrew McCarthy, membros do "Brat Pack". Imagem: ABC Studios / Divulgação.

‘Brats’ é uma deliciosa homenagem aos filmes adolescentes dos anos 1980

29 de maio de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.