• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Teatro

‘Teatro no Ato’ revela ao público os “segredos” da cena

porBruno Zambelli
5 de julho de 2018
em Teatro
A A
Teatro no Ato - Arte1

'Teatro no Ato' estreou no último dia 1º. Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Teatro no Ato, a nova série documental do Canal Arte1 sobre o primeiro encontro de um diretor e seu elenco, revela ao público o processo criativo e os mecanismos que envolvem uma montagem teatral. Dividida em oito episódios, com apresentação e direção de João Falcão, a série apresentará as etapas da criação cênica através de textos que marcaram a dramaturgia nacional e internacional. O cenário? O teatro, o palco e, dentro desse palco, o mundo.

Entre o início dos trabalhos de uma peça e o seu “produto final”, aquilo que chega ao público, existe um longo e árduo caminho a ser percorrido. Um processo delicado, digno de uma paciência normalmente creditada aos monges e de uma paixão daquelas que só acometem os amantes mais delirantes.

Fazer teatro é um exercício de fé, além de um ofício como outro qualquer, é claro. São meses dedicados a leituras, estudos, discussões, ensaios e brigas dignas dos melhores dramalhões mexicanos. São noites sem dormir, garrafas acumuladas ou escondidas no fundo do armário, reuniões intermináveis e desespero. Aliás, e novamente, como em qualquer ofício. Mas diferente de muitos trabalhos por aí, há no teatro um lado lúdico, um pequeno paraíso onde pode-se desligar os ouvidos e os olhos daquilo que acontece no mundo.

Ali, naquele pequeno tablado de madeira, podemos tudo. O ato de criar é indiscutivelmente a parte mais interessante de todo trabalho artístico. Por conta dele, submetemo-nos à burocracia do governo, às mandíbulas indestrutíveis dos patrocinadores e às migalhas que disputamos a tapa no dia a dia. Pela necessidade e pelo prazer que existe no ato da criação é que se vive quando se é um artista.

Muitas vezes esse trabalho parece passar despercebido. Revelar esse processo oculto de criação artística é preciso, e é justamente esse o propósito da série Teatro no Ato, coprodução do Canal Arte 1 com a CineGroup, que teve seu primeiro episódio exibido no último domingo (1).

Diretor livre e disposto à entrega, o pernambucano comanda o elenco em mergulhos sistemáticos no interior de personagens que marcaram a dramaturgia mundial e que habitam o inconsciente de todos nós.

O roteiro é simples: a cada episódio o diretor recebe um elenco convidado. Uma vez juntos, Falcão passa a conversar com os atores a respeito da peça, suas abordagens, histórias, causos envolvendo o autor, curiosidades. Tudo é combustível para o trabalho do diretor e sua trupe. O processo segue com algumas leituras do texto escolhido e, em seguida, João propõe cenas.

Diretor livre e disposto à entrega, o pernambucano comanda o elenco em mergulhos sistemáticos no interior de personagens que marcaram a dramaturgia mundial e que habitam o inconsciente de todos nós. Ao fim do processo, o grupo apresenta uma “versão finalizada” da peça. As obras escolhidas são: Romeu e Julieta, de William Shakespeare; Assim é (se lhe parece), de Luigi Pirandello; A Ver Estrelas, de João Falcão; Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues; O Burguês Ridículo, de Molière; Édipo Rei, de Sófocles; O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna; e A Dona da História, de João Falcão.

A coisa é de sopetão: tudo acontece no mesmo dia. Os atores recebem o texto cedo, em seguida vão ao teatro e entram em processo de montagem até o fim do dia quando, enfim, apresentam o resultado final da empreitada. Tudo isso num dos palcos mais icônicos do Brasil: o Teatro Ipanema. Por lá brilharam, durante os anos, constelações de homens e mulheres que são indissociáveis da história das artes cênicas do país e que deixaram por lá não só a marca de seus passos pelas aberturas da madeira, mas também uma história de devoção e resistência em nome dessa arte que desconhece limites.

A escolha de João Falcão cai como uma luva para o que a série se propõe. Diretor indisposto a dogmas ou verdades inquestionáveis, o que se vê na tela, ao menos no primeiro episódio da série, é um homem de teatro entregue ao seu ofício e, principalmente, a seus colegas. O diretor, que terá o desafio de dirigir duas peças de sua autoria no decorrer de Teatro no Ato, joga para o time e não busca o brilho solitário: entrega-se por inteiro e chega a misturar-se com a coisa a ponto de não sabermos onde começa o homem e o onde o teatro termina.

Teatro no Ato é isso: uma declaração de amor a cena disponível na claridade do vídeo.

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags: Canal Arte 1CineGroupJoão Falcãosérie documentalTeatroTeatro no Ato

VEJA TAMBÉM

Dirigido por Luciana Paes, Gregório Duvivier protagoniza ode crítica à língua de todos nós. Imagem: Joana Calejo Pires / Divulgação.
Teatro

Crítica: Em ‘O Céu da Língua’, Gregório Duvivier performa as fissuras da linguagem – Festival de Curitiba

8 de abril de 2025
Espetáculo retornou após 15 anos ao festival. Imagem: Roberto Setton / Divulgação.
Teatro

Crítica – ‘In On It’ retorna a Curitiba após 15 anos sem perder o frescor – Festival de Curitiba

4 de abril de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Novo 'Superman' questiona premissas antes consolidadas do personagem. Imagem: Warner Bros. / Divulgação.

‘Superman’ quer voltar a ser símbolo — mas de qual “América”?

11 de julho de 2025
'O Amigo' foi o primeiro romance de Sigrid Nunez publicado no Brasil. Imagem: Marion Ettlinger / Divulgação.

Em ‘O Amigo’, Sigrid Nunez conecta as dores do luto e do fazer literário

10 de julho de 2025
Michael Cunningham tornou a publicar após anos sem novos livros. Imagem: Richard Phibbs / Reprodução.

Michael Cunningham e a beleza do que sobra

8 de julho de 2025
Roteiro de Joseph Minion foi sua tese na universidade. Imagem: The Geffen Company / Divulgação.

‘Depois de Horas’: o filme “estranho” na filmografia de Martin Scorsese

8 de julho de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.