• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Televisão

Jojo Todynho e Luiza reinam em ‘A Fazenda 12’

Coluna discute as primeiras semanas do reality show 'A Fazenda 12', analisando por que o programa parece ter acertado em cheio nos participantes.

porMaura Martins
28 de setembro de 2020
em Televisão
A A
Elenco de 'A Fazenda 12' é perfeitamente montado para a dinâmica do programa. Imagem: Divulgação.

Elenco de 'A Fazenda 12' é perfeitamente montado para a dinâmica do programa. Imagem: Divulgação.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Passadas as primeiras três semanas de A Fazenda 12, já temos mais matéria-prima para assegurar aqui: o programa se revelou um verdadeiro primor do entretenimento de baixa qualidade. O elenco, a princípio aleatório, foi escolhido por critérios muito controlados. Temos ali, salvo uma ou outra exceção, o tipo de grupo ideal para uma atração deste tipo: celebridades (ou ex-celebridades, ou subcelebridades, ou celebridades wannabe) que já perderam a crista da fama e estão dispostos a compartilhar de toda espécie de oversharing para conseguir criar algum tipo de repercussão.

Não por acaso, a maior parte dos participantes de A Fazenda são ex-alguma coisa, e entraram no programa fortemente “editados”. Stéfani Bays (ex-De férias com o ex) e JP Gadelha (ex-The Circle) retornaram tão plastificados (ou, no eufemismo usado hoje, passaram por “harmonização facial”) que era difícil de reconhecê-los. Outras peoas, como Carol Narizinho (ex-panicat) e Mc Mirella, remetem a máscaras cheias de maquiagem e, possivelmente, diversas intervenções cirúrgicas.

E por que ressalto estas informações? Para voltar ao ponto de que por que A Fazenda 12 está dando tão certo. Como muitos intuem, boa parte de um sucesso de um reality show se dá por conta da montagem de um grupo e da “química” que se desenvolve entre eles. Diferentemente de Big Brother Brasil (o programa com parentesco mais próximo de A Fazenda), a atração da Record não reúne anônimos sedentos pela fama, mas profissionais que, de alguma forma, surfaram na onda, mas caíram dela. Estão mais interessados na visibilidade que no dinheiro.

A aleatoriedade e a superexposição são marcas de ‘A Fazenda’. Imagem: Reprodução.

Só para se ter uma ideia, Jakelyne Oliveira (ex-miss Brasil) contou a JP Gadelha que teria feito uma investigação acerca todos os participantes que estão cogitados de entrar nesta edição (uma das graças do programa é a expectativa em torno das listas de especulação antes de ele começar). JP, ingenuamente, tentou jogar essa informação como uma estratégia da “autenticidade” – algo que faz pouco sentido em um reality que todo mundo quer aparecer a todo custo. Acabou defenestrado na votação popular.

Se o elenco é bom, então falta o preenchimento de um segundo quesito para colocar A Fazenda como a atração ruim que nos faltava na quarentena: a química entre o elenco. Novamente, houve aqui também muita sorte. Os peões e peoas parecem bastante predispostos em seguir os rastros do histórico Big Brother Brasil 20. Quase imediatamente, rumaram a uma polarização marcada, em que o grupo mais visível é o dos “boys lixo” que se mancomunam para falar mal das mulheres, ainda que tentem seduzi-las sempre que possível. Participam desse grupo Biel (o mais “polêmico” dos participantes – leia aqui: acusado de crimes de assédio e violência contra sua namorada), Lucas Selfie, Juliano (um desconhecido “bike repórter”) o irritante Cartolouco (ex-Globo) e outros menos brilhantes. Eles tentam atrair ao seu grupo as meninas do “deixa disso”.

De outro lado, articulam-se os mais ponderados. Jojo Todynho, em toda sua extravagância, se coloca como uma espécie de coringa que circula em vários grupos e é sempre enfocada como uma voz razoável e conselheira. Além disso, Jojo (que, como já disse anteriormente, é uma espécie de corpo real dissonante dentro desses seres cuidadosamente cortados e remendados) traz momentos interessantíssimos à Fazenda – como, por exemplo, o episódio em que cantou um ponto de umbanda dentro da emissora de Edir Macedo.

Jojo, no entanto, vira a chave da ponderabilidade com muita rapidez. Irritada com o funkeiro Biel (a quem chama de “Gabriel”, retirando-o do personagem marrento), que não colaborava em uma atividade da casa, Jojo ficou furiosa e proferiu uma série de frases que imediatamente viraram meme, para alegria dos fãs – dentre elas, “tá no spa?”, “segura tuas gracinhas” e vários outros impropérios menos publicáveis.

Jojo Todynho dá uma bronca no funkeiro Biel. Imagem: Reprodução.

Os personagens realmente interessantes são aqueles que trazem alguma fratura, alguma quebra da expectativa que é colocada em cima deles. Neste quesito, destaca-se também Raissa Barbosa (ex-vice-miss Bumbum), mais uma das profissionais da sensualização, como boa parte de elenco. Raissa tende a  ter rompantes de humor. Ao ser indicada para a roça, entrou em uma forte crise e chegou a jogar um copo d’água na cara de Biel. Mais tarde, os administradores de suas redes sociais revelaram que Raissa é borderline, ou seja, sofre de um transtorno de personalidade que a torna extremamente reativa.

O outro destaque, claro, é de Luiza Ambiel, a ex-“Banheira do Gugu” que conheceu a fama e o ostracismo e busca, ao participar de A Fazenda, lançar-se de volta aos holofotes e recapitular a nostalgia que traz em parte da audiência que a acompanhou nos anos 90. Luiza, como bem aponta nesta inspirada resenha de sua biografia, tenta se posicionar por um discurso de sororidade, de defesa das mulheres – condizente, por exemplo, com o jeito em que se defendeu do assédio e das passadas de mão ao longo de toda a sua carreira.

Em A Fazenda, Luiza é também corpo dissonante. Mas, diferente de Jojo, não por sua figura física, e sim por sua idade, pois é bem mais velha que a maioria do elenco: tem 48 anos. Nesta “fazenda de loucos”, Luiza é obrigada a interagir o tempo todo com gente de outra geração, e com zero respeito a ela (muitas interações que os “boys lixo” têm com ela sugerem um tom de deboche e que, de uma forma muito abusiva, parecem querer se aproveitar sexualmente dela em momentos de bebedeira). Sempre à beira do descontrole, Luiza já teve vários surtos, e segue respondendo a cada uma das provocações que os pirralhos fazem com ela.

Ainda que tenha um tanto de masoquismo em assistir ao programa, por outro lado, é esse o verdadeiro teor da atração à televisão trash: é tudo tão ruim que até nossas vidas parecem melhores e mais estáveis que tudo isso aí. E assim, A Fazenda segue se mostrando o perfeito entretenimento fútil que precisávamos agora. Que venham as próximas semanas.

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags: A FazendaA Fazenda 12Big Brother BrasilCartoloucoJojo TodynhoJP gadelhaluiza ambielReality ShowRecordTelevisão

VEJA TAMBÉM

Série chegou ao fim após 3 temporadas, mas deixou possibilidade de spin-off. Imagem: Netflix / Divulgação.
Televisão

‘Round 6’ termina em sacrifício, dor e silêncio

4 de julho de 2025
Michelle Williams e Jenny Slate estão impecáveis em 'Morrendo Por Sexo'. Imagem: 20th Television / Divulgação.
Televisão

‘Morrendo Por Sexo’ acerta na sua abordagem franca da sexualidade das mulheres

3 de julho de 2025

FIQUE POR DENTRO

Série chegou ao fim após 3 temporadas, mas deixou possibilidade de spin-off. Imagem: Netflix / Divulgação.

‘Round 6’ termina em sacrifício, dor e silêncio

4 de julho de 2025
Michelle Williams e Jenny Slate estão impecáveis em 'Morrendo Por Sexo'. Imagem: 20th Television / Divulgação.

‘Morrendo Por Sexo’ acerta na sua abordagem franca da sexualidade das mulheres

3 de julho de 2025
Cantora neozelandesa causou furor com capa de novo álbum. Imagem: Thistle Brown / Divulgação.

Lorde renasce em ‘Virgin’ com pop cru e sem medo da dor

3 de julho de 2025
Paul Reubens como Pee-Wee Herman. Image: HBO Films / Divulgação.

‘Pee-Wee Herman: Por Trás do Personagem’ busca justiça ao comediante Paul Reubens

2 de julho de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.