Não é de hoje que a televisão aberta norte-americana assiste à debandada da audiência. Embora o fenômeno Netflix seja uma das principais causas, a perceptível queda de qualidade das produções contrasta, cada vez mais, com os excelentes roteiros dos canais fechados, como HBO, AMC, Showtime, entre outros. Porém, vez ou outra os canais conseguem fisgar um sucesso, como Empire, Modern Family, Grey’s Anatomy e The Big Bang Theory. A cada ano, as principais emissoras fazem um evento para anunciar a nova grade de programação e tentar chamar a atenção. A maior dificuldade, entretanto, está em manter o público ligado no segundo episódio. Com exceção de Empire, quase nenhuma série consegue aumentar seus telespectadores. Assim, atualmente uma audiência regular é sinônimo de sucesso. Quando os canais e os anunciantes se importam apenas com os números que determinada série vai atingir em uma certa faixa etária, o roteiro fica em segundo plano.
A CBS agoniza lentamente, enquanto a NBC, outrora uma das emissoras mais bacanas da TV aberta, não apresenta muitas novidades.
E diferente dos canais fechados que prezam por poucas produções anuais e um número reduzido de episódios, os canais abertos estreiam diversas séries com, normalmente, 22 episódios cada. Em meio a tanta escolha, a coluna Olhar em Série analisa, por meio dos trailers e informações divulgadas, o que parece ser uma bomba.
Quem agoniza lentamente é a CBS. Training Day – adaptação do longa Dia de Treinamento – chama atenção, mas não empolga muito. Pure Genious parece pronta para agradar aos americanos, mas não é nada marcante. Enquanto isso, a volta de McGyver passa vergonha já em seu trailer, assim como American Gothic, que apresenta mais uma família com algum mistério sórdido.
Já a NBC, outrora uma das emissoras mais bacanas da televisão aberta, não apresenta muitas novidades. A série que empolgou os americanos é This Is Us, a grande aposta e esperança do canal. Só o trailer já foi um sucesso de visualizações e há uma campanha forte nos EUA para que os americanos não percam a estreia, assim como a comédia Trial & Error, que parece bem interessante. Ao mesmo tempo, o canal traz algumas séries bastante fracas, como a desnecessária The Black List: Redemption e Chicago Justice, mas que podem agradar os americanos que gostam de dramas.
A ABC até traz boas propostas, mas o canal mais família dos Estados Unidos pode falhar em sua execução por razão do conservadorismo. Ainda assim, há ansiedade para a minissérie When We Rise e para a volta de Kiefer Sutherland à TV com Designated Survivor.
O pequeno canal inofensivo CW não estreia muitas séries, investindo mais em suas produções atuais, portanto não traz nenhuma bomba em potencial – à exceção de No Tomorrow, adaptação da minissérie brasileira Como Aproveitar o Fim do Mundo, que não vem chamando muita atenção da audiência.
Abaixo, você confere as sinopses (e alguns pitacos) sobre as novas séries que acreditamos que irão naufragar nesta temporada na TV norte-americana.
American Housewife (ABC)
https://www.youtube.com/watch?v=A9JRoZsnINw
Mais uma comédia familiar que traz até um bom argumento, mas que o trailer já mostra que será bastante parecida com todas as outras comédias sobre famílias que fogem do padrão americano. Na história, Katie (Katiy Mixon) é uma mulher mãe de três filhos, que cria sua família cheia de defeitos e sem papas na língua numa cidadezinha repleta de milionários, onde todos parecem perfeitos. Katie, então, tenta sobreviver nesse meio enquanto leva a vida como a segunda dona de casa mais gorda da cidade.
Timer After Time (ABC)
Criada por Kevin Williamson (Dawson’s Creek, The Vampire Diaries), não é necessário nem muito esforço para pensar na bomba que a série pode ser. A única esperança é o talento de Williamson em transformar argumentos fracos em produções até certo ponto interessantes. Time After Time adapta a obra de Karl Alexander, publicada em 1979, a qual foi adaptada no filme Um Século em 43 Minutos. A história começa no ano de 1893. H.G Wells (Freddie Stroma) apresenta sua máquina do tempo para um grupo de amigos. Entre eles, o Dr. Leslie John Stevenson (Josh Bowman, de Revenge), que ninguém sabe ser, na verdade, o assassino conhecido como Jack, o Estripador. Quando a Scotland Yard começa a suspeitar de Stevenson, este rouba a máquina de Wells e viaja para São Francisco, no ano de 1979. Após deixá-lo lá, a máquina (pré-programada) retorna ao seu ponto de origem, permitindo que Wells também faça a viagem em busca de Stevenson no futuro. Ao chegar na cidade, ele descobre que o assassino continua praticando seus crimes, iniciando uma nova onda de terror. Sentindo-se responsável por sua fuga, Wells está determinado a capturar Stevenson e levá-lo à justiça.
McGyver (CBS)
Desde o trailer cafona até o argumento fraco, McGyver só tem chances mesmo com os fãs saudosistas, porque a julgar pela prévia, nem mesmo o protagonista vai ajudar a produção com uma atuação fraca e bastante caricata. Provavelmente será uma das séries a estrear com uma audiência boa para ir caindo semanalmente. A proposta é fazer uma releitura com um MacGyver bastante jovem (Lucas Till), quando ele cria uma organização clandestina no qual usa seu dom para resolver problemas de maneiras não convencionais para ajudar a prevenir a ocorrência de catástrofes. Um sono total.
The Great Indoors / Kevin Can Wait / Man With a Plan (CBS)
As três séries, embora estejam criando bastante expectativa no público americano, não empolga nem um pouco. Tratam-se de três sitcoms tradicionais, com risadas ao fundo e com piadas prontas a cada minuto. Todas as três séries trazem atores veteranos e queridos pelo público, mas que não inovam nem em seus argumentos. Em The Great Indoors, um repórter (Joel McHale) precisa se adaptar aos tempos quando se torna o chefe de uma geração do milênio no departamento digital da revista em que trabalha. Kevin Can Wait apresenta Kevin James interpretando um policial recentemente aposentado e ansioso para passar mais tempo, com calma e sem preocupação, com sua esposa e três filhos, mas descobre que ele irá enfrentar desafios mais difíceis em casa do que nas ruas. Já em Man with a Plan, um empreiteiro (Matt LeBlanc), cuja esposa volta ao mercado de trabalho, começa a passar mais tempo com seus filhos e descobre a verdade que eventualmente todos os pais percebem: que seus pequenos anjinhos são um terror.
Timeless (NBC)
Anteriormente intitulada “Time”, a série foi criada pela dupla Eric Kripke (criador de Supernatural e Revolution) e Shawn Ryan (The Shield e Last Resort) e vai seguir um trio de viajantes do tempo em perseguição a um criminoso que planeja alterar a história com resultados potencialmente catastróficos.
Midnight Texas (NBC)
Se fosse em algum canal a cabo, a série até poderia trazer alguma originalidade, mas não há muito o que esperar da NBC e dessa imagem ridícula. A série é uma adaptação da trilogia homônima de Charlaine Harris, mesmo autora de True Blood. Na cidade de Midnight, no Texas, cada morador pode ser um vampiro, uma bruxa, um lobisomem ou mesmo um anjo. Manfred Bernardo (François Arnaud, de Blindspot, The Borgias) é um médium recém-chegado à cidade. Buscando um lugar calmo para viver no anonimato, ele logo percebe que um clima estranho cerca a cidade. Embora todos os moradores sejam amigáveis e busquem auxiliar uns aos outros, cada um esconde um segredo.
Making History (FOX)
Com uma sinopse que mais parece ter saído de alguma série da Disney ou da Sessão da Tarde, Making History não parece ter muita chance. A história apresenta amigos que viajam pelo tempo. Retornando ao passado na tentativa de corrigir seus erros, eles acabam complicando suas respectivas vidas no presente. Para piorar, ao reviver momentos marcantes da sociedade, eles também provocam confusão com a cultura popular e a história.
Máquina Mortífera/Lethal Weapon (FOX)
A FOX parece não ter aprendido muito com o fracasso de Minority Report e resolveu adaptar mais um longa-metragem. Quando o policial do Texas e antigo membro da SEAL Martin Riggs perde a mulher e o bebê, ele se muda para Los Angeles para começar uma vida nova. Lá, ele forma parceria com o detetive da polícia Roger Murtaugh, que, por sofrido recentemente um pequeno ataque cardíaco, deve evitar qualquer estresse em sua vida.
Outros possíveis fracassos
Imaginary Mary (ABC)
Downward Dog (ABC)
Conviction (ABC)
Bull (CBS)
Doubt (CBS)
American Gothic (CBS)
The Good Place (NBC)
Marlon (NBC)
The Blacklist: Redemption (NBC)
A.P.D (FOX)
No Tomorrow (The CW)