Mesmo sendo uma pessoa que desenvolveu medo de filmes de terror com o passar dos anos, me arrisquei a assistir à série Chambers, um dos mais recentes lançamentos da Netflix. Pelo trailer e sinopse, não imaginei que fosse tão pesado, ao menos ao meu gosto. Na verdade, a série chega a ser arrastada para poder mostrar, detalhadamente, cada acontecimento. Muitas vezes, cenas são repetidas para que tais fatos sejam mostrados em outra perspectiva, o que pode ser um pouco entediante.
Bom, mas vamos à sinopse. Chambers conta a história de Sasha, uma adolescente que, após sofrer um ataque cardíaco, fica entre a vida e a morte. A sua vida é salva com o falecimento de Becky, da mesma idade, que tem seu coração doado a Sasha. O transplante é bem sucedido e a vida de todos os envolvidos começam a mudar.
O grande destaque vai para Uma Thurman, que interpreta Nancy, a mãe de Becky, que esbanja uma perfeita atuação como uma mãe triste e desesperada.
Ainda de luto pela morte da filha, a família de Becky quer fazer parte da vida de Sasha e oferece a bolsa de estudos da garota, que já está paga. Por ser de uma família humilde, que é composta apenas pelo seu tio e avô, ela acaba aceitando.
Em meio a tudo isso, as coisas começam a ficar estranhas para Sasha, que sente a presença de Becky com frequência. Inicialmente, parece que ela está “roubando” a vida da falecida por ter o seu coração, mas a história não é bem assim.
Como foi citado acima, a série é paranormal, então, sim, Becky está no corpo de Sasha em espírito. A morte da jovem foi reconhecida como acidental, mas ela quer mostrar à nova dona do seu coração (literalmente) que uma série de fatos bizarros e assustadores aconteceram para que desencadeasse a sua morte. Para provar isso, a vida de Sasha e todos ao seu redor vira um verdadeiro inferno.
O grande destaque vai para Uma Thurman, que interpreta Nancy, a mãe de Becky, que esbanja uma perfeita atuação como uma mãe triste e desesperada. Seu marido, Ben, interpretado por Tony Goldwyn, também não fica trás.
Assista ao trailer oficial:
https://www.youtube.com/watch?v=BG9dQ4GFSIc
Inclusão nativo-americana
A série se passa no Arizona, área com uma grande população nativo-americana. Na trama, Sasha e sua família tem essas origens que, inclusive, são fundamentais para as questões paranormais da série. É difícil falar sobre rituais tradicionais que são feitos nessas comunidades, mas elas estão presentes com a aprovação de especialistas e pessoas que entendem do assunto, como comenta Sivan Lyra Rose, intérprete de Sasha, nesta entrevista. Ela conta também que o set estava cheio de representatividade e conta o orgulho que sente em ver isso acontecendo. Sivan é a primeira atriz nativo-americana a ser protagonista de uma série de televisão.
Chambers está disponível em 10 episódios na Netflix. Se depender do final da trama, somado com, claro, resposta da audiência, haverá uma segunda temporada ainda mais assustadora.