O supergrupo de K-pop BTS fechou um acordo com o grupo Disney. Pelo contrato, a parceria resultará em cinco títulos a serem produzidos para a plataforma de streaming Disney+, sendo três deles exclusivos com os membros ou todo o grupo.
No mercado mundial, a jogada da Disney foi vista como de gênio, por trazer para os holofotes através de suas plataformas um dos grupos de música mais populares do mundo. Com a iniciativa, os executivos da empresa esperam aumentar a margem de assinantes em âmbito global e morder uma fatia maior do mercado de entretenimento de origem coreana.
O acordo foi sacramentado na segunda-feira e anunciado oficialmente na terça, com os executivos da Disney festejando o aperto de mãos com a Hybe Corporation, o conglomerado sul-coreano de entretenimento, tecnologia e serviços que gerencia a carreira do BTS.
BTS e Disney possuem três projetos engatilhados
As três primeiras produções envolvendo o grupo de K-pop incluem BTS: Permission to Dance on Stage – LA, a gravação em qualidade 4K da uma apresentação dos músicos no Sofi Stadium, em Los Angeles, em novembro do ano passado. Foi o primeiro show do grupo após dois anos afastados do palco em virtude da pandemia de coronavírus.
Uma das estratégias adotadas pela corporação foi criar material regional, com investimento em produções originais.
Outra iniciativa anunciada foi In the Soup: Friendcation, um reality show com V, integrante da banda, e outros artistas sul-coreanos famosos, como o ator Choi Woo-shik, de Parasita. Será um programa sobre viagens e amizade, mostrando as estrelas sul-coreanas desfrutando de muita diversão.
O terceiro projeto já engatilhado é BTS Monuments: Beyond the Star, uma série documental que acompanha os ícones do K-pop. A produção terá acesso a imagens de bastidores ainda inéditas dos últimos 9 anos de trajetória do supergrupo, além de músicas ainda desconhecidas do público. A série deve estrear no Disney+ em meados de 2023.
Disney vê mercado asiático como primordial
Na esteira dos recentes fracassos em termos econômicos da Netflix, incluindo a perda de uma fatia expressiva de assinantes pela primeira vez em sua história, a Disney tem colhido bons resultados. Na Coreia do Sul, o serviço Disney+ foi lançado em novembro de 2021 e tem crescido seguidamente.
Uma das estratégias adotadas pela corporação foi criar material regional, com investimento em produções originais. Também tem firmado muitos contratos de distribuição de conteúdo local, sinalizando que deseja ser a casa do entretenimento sul-coreano.
Jessica Kam-Engle, chefe de conteúdo para a região da Disney, já havia sinalizado que os estúdios pretendiam lançar 20 originais só em 2022. Com o acordo selado com o BTS, esse número deve crescer.
Para alguns analistas, o acordo também é parte de um movimento do supergrupo de K-pop para desfazer a imagem deixada de que pretendiam entrar em pausa. Depois de terem dito que foram mal interpretados, anunciaram que os integrantes passaram a desenvolver mais projetos solo. In the Soup: Friendcation parece atender bem a premissa.
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