O Esporte Espetacular do dia 8 de dezembro de 2018 foi o último da jornalista Fernanda Gentil como apresentadora do programa. No dia 16 do mesmo mês, ela passou o bastão para Bárbara Coelho. A apresentadora deixa o programa dominical para ir para o entretenimento da Rede Globo, como anunciado por Renato Ribeiro, Diretor de Conteúdo de Esporte da emissora.
Assim como Fernanda, muitos outros jornalistas fizeram essa mesma troca. Por isso, a coluna Canal Zero resolveu fazer uma lista de 10 apresentadores que deixaram o jornalismo para se aventurar no entretenimento.
Fátima Bernardes
Foi, sem dúvida, a mudança que mais surpreendeu. Após 14 anos dividindo a bancada do maior telejornal brasileiro, o Jornal Nacional, Fátima Bernardes ganhou, em 2012, um programa matinal e diário de entretenimento na Rede Globo, o Encontro com Fátima Bernardes.

Patrícia Poeta
Após ficar quase quatro anos no Fantástico e quase três no Jornal Nacional, Patrícia Poeta seguiu um caminho parecido com o de Fátima Bernardes. Está à frente, junto com outros apresentadores, do É de Casa, além de comandar o Caixa de Costura, no Canal GNT. Além disso, se tornou apresentadora eventual do Encontro com Fátima Bernardes.

Ana Paula Padrão
Depois de 27 anos como jornalista, com passagens pela Rede Globo, SBT e Record, Ana Paula Padrão começou a apresentar na Band, em 2014, o Masterchef Brasil. Em 2017, a apresentadora e jornalista, paralelamente ao reality de culinária, retornou ao jornalismo por meio do Conexão com The New York Times, da BandNews.

Pedro Bial
Pedro Bial foi jornalista da Rede Globo por muitos anos, chegando a cobrir importantes acontecimentos, como a queda do Muro de Berlim, em 1989. Mas, em 2002, começou a apresentar o reality show Big Brother Brasil, no qual ficou por 14 anos, tendo sua imagem ainda muito associada ao programa. Também no entretenimento apresentou o programa Na Moral, entre os anos de 2012 e 2014. Hoje, Bial apresenta o talk show Conversa com Bial.

Tiago Leifert
Assim como Fernanda Gentil, Tiago Leifert possui um jeito despojado e diferente de apresentar e, assim como a jornalista, ganhou visibilidade em cadeia nacional pelo seu trabalho no jornalismo esportivo: no Globo Esporte SP e no Central da Copa – que estreou em 2010. Não demorou muito para traçar sua trajetória no entretenimento da Rede Globo. Em 2012 ele assumiu, paralelamente ao Globo Esporte, a primeira temporada do The Voice Brasil, no qual permanece até hoje. Em 2015, Tiago sai do jornalismo e começa a se dedicar exclusivamente ao entretenimento. Nesse curto espaço de tempo já foi apresentador do É de Casa e do The Voice Kids e atualmente apresenta o programa sobre tecnologia Zero1 e o Big Brother Brasil, o qual assumiu em 2017.

Evaristo Costa
Coluna “Canal Zero” resolveu fazer uma lista de 10 apresentadores que deixaram o jornalismo para se aventurar no entretenimento.
Evaristo Costa iniciou a sua carreira no SPTV. Depois teve passagens como repórter no programa Mais Você e como apresentador do tempo no Globo Rural, Bom Dia SP e Bom Dia Brasil. Em 2004, se tornou âncora do Jornal Hoje e junto com sua companheira de bancada, Sandra Annenberg, caiu nas graças do público pela espontaneidade e leveza ao apresentar o telejornal. Em 2017, Evaristo deixa a emissora para desfrutar de um período sabático. O jornalista, embora não tenha retornado à TV, se constituiu nos últimos anos como um dos famosos mais ativos e queridos nas redes sociais. Por meio do seu sucesso com as interações com os seguidores e das participações em campanhas publicitárias tanto na internet como na televisão, Evaristo deixa margem para interpretar que seu retorno à televisão não será pelo viés jornalístico. É especulada, inclusive, uma possível ida do jornalista para o SBT, onde ganharia um programa inédito.

Britto Jr.
Britto Jr. ingressou na televisão em 1981, na RBS TV Caxias do Sul, afiliada à Rede Globo. Depois passou pela Rede Globo Oeste Paulista e pelo SBT, onde ficou entre os anos de 1996 e 1997. Retornando à Globo, Britto apresentou o quadro “Notícias do Dia”, no Domingão do Faustão, foi repórter por 7 anos no SPTV e fez a cobertura da Copa da Coreia do Sul e do Japão, em 2002. Sua entrada no entretenimento iniciou com a sua ida para a Record, no ano de 2005, para apresentar o programa matinal Hoje em Dia. Em 2009, Britto Jr. começou a apresentar o reality show A Fazenda, no qual ficou por 7 temporadas. Depois foi um dos apresentadores do extinto Programa da Tarde. Atualmente está fora do ar.

Celso Zucatelli
Celso Zucatelli entrou para a televisão em 1993, por meio do telejornalismo da Record. Em 1997, foi para o Grupo Bandeirantes, onde foi âncora do Jornal São Paulo, editor-chefe no setor de reportagem da emissora e apresentou o Band Notícia e o Jornal da Noite. Em 2002, foi para a TV Cultura, na qual ancorou o Jornal da Cultura. Em 2006, retornou à Record, comandando o SP Record e eventualmente os telejornais Fala Brasil e Jornal da Record.
Antes de entrar para o entretenimento foi também correspondente da emissora em Nova York. Zucatelli mudou então de área quando retornou ao Brasil, em 2009, para substituir Britto Jr. no programa Hoje em Dia, no qual ficou até o ano de 2014. Em 2015, ele assina com a RedeTV!, na qual apresentou até 2018 o programa matinal Melhor Pra Você e por pouquíssimos meses o extinto Fala, Zuca. Atualmente, está cobrindo as férias de Ronnie Von no programa Todo Seu, na TV Gazeta.

Zeca Camargo
Depois da estreia, em 1987, no jornalismo impresso, não demorou muito para que Zeca Camargo chegasse ao telejornalismo. Foi na MTV, em 1990, que ele estreou na TV. Lá foi diretor de jornalismo e apresentou alguns programas. A pegada jovem da emissora contribuiu para a construção da flexibilidade de Zeca e para sua trajetória no entretenimento. Em 1996, foi para a Rede Globo, entrou para o Fantástico e ajudou na criação de novos quadros. No início dos anos 2000, apresentou também o primeiro reality show do Brasil, o No Limite, além de ter apresentado os demais realities Hipertensão e O Jogo. Em 2013, após 18 anos, Zeca deixou o Fantástico e se tornou apresentador e repórter do Vídeo Show. Desde 2015 está à frente, junto com outros apresentadores, do É de Casa.

Datena
José Luiz Datena exerce concomitantemente dentro da televisão funções nas duas áreas: no jornalismo e no entretenimento. Famoso por apresentar programas jornalísticos policiais e sensacionalistas como o Cidade Alerta e Brasil Urgente, Datena também apresentou, enquanto exercia suas funções como apresentador de telejornal, o game show Quem Fica em Pé? e, mais recentemente, o programa de auditório Agora É Com Datena.
