• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Televisão

‘O Mecanismo’ continua ruim, mas agora desagrada direita e esquerda ao mesmo tempo

porRodrigo Lorenzi
21 de maio de 2019
em Televisão
A A
Segunda temporada de 'O Mecanismo'

Segunda temporada de 'O Mecanismo'. Imagem: Netflix/Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Impossível falar de O Mecanismo como apenas uma obra de ficção e separá-la da real e caótica política brasileira. A série de José Padilha é um grande retrato recente da zona e do circo que ocorre nesse país e, por causa disso, ganha a atenção do público, sedento por ver suas convicções retratadas na tela. O problema é que se no primeiro ano Padilha resolveu dar voz a um discurso mais alinhado com a direita e ao anti-petismo, neste ano o diretor resolveu ter um senso crítico mais amplo. O resultado, claro, desagradou aqueles que acham que o PT é o culpado de todos os problemas do universo. Misteriosamente, para esse público, a série ficou ruim. Mas O Mecanismo já era péssimo, só que agora a série desagrada a todos.

A série continua do mesmo ponto em que o primeiro ano acabou, mostrando mais desdobramentos da operação Lava-Jato. A dinâmica entre Verena (Caroline Abras) e Ruffo (Selton Mello) continua e outros personagens entram na história para movimentar a narrativa. Se na primeira temporada Padilha tentou criar um thriller político apelando mais para estratégias e jogos de poder, no segundo ano ele utiliza mais da liberdade criativa para nos mostrar cenas de ação e de aparente tensão, especialmente envolvendo Roberto Ibrahim (Enrique Diaz).

Não há espaço para interpretação, porque Padilha não confia no público.

É válido e inteligente criar novas situações para dar ritmo à série. O problema é que O Mecanismo nasceu parecendo uma grande piada interna, nossa chacota pessoal dramatizada para rirmos do nosso país e brincar de acertar quem é quem na vida real enquanto assistimos à TV. Como bem disse o jornalista Maurício Stycer em sua coluna para a Folha de S. Paulo, a segunda temporada já nasce datada. Por causa disso, tudo soa apressado para que a história se aproxime cada vez mais dos acontecimentos atuais. Como não há preocupação nenhuma em desenvolver a narrativa, a solução é enfiar na boca dos personagens diálogos vergonhosos, que ultrapassam o limite da exposição e ditam, passo a passo, o que se passa na cena ou como devemos pensar.

Selton Mello em 'O Mecanismo'
Selton Mello em ‘O Mecanismo’. Imagem: Divulgação.

Não há espaço para interpretação, porque Padilha não confia no público, ao mesmo tempo em que parece querer se redimir de seu discurso maniqueísta do primeiro ano. Assim, tudo é milimetricamente explicado. Se a grande revelação do ano passado foi que o Brasil todo é corrupto (uau!), a do segundo ano é a de que todos os partidos alimentam o mecanismo e que, uau, não somente o PT foi corrupto. Para mostrar que o país está dividido, Padilha mostra o juiz Rigo (Otto Jr.) entrando em um carro logo após vazar os áudios de uma conversa entre a presidente Janete (Sura Berditchevsky) e o ex-presidente Gino (Arthur Kohl). Na cena, Rigo sorri ao ouvir as pessoas o chamando de herói. Da outra janela, o personagem soa preocupado ao ver manifestante o chamando de golpista. Nada sutil.

Famosa apresentação de PowerPoint feito pelo MP é utilizado como chacota na série
Famosa apresentação de PowerPoint feito pelo MP é utilizado como chacota na série. Imagem: Divulgação.

Por causa disso, mesmo Padilha mudando seu ponto de vista – algo bem válido e sábio, aliás – e inserindo uma visão mais crítica do nosso país, a série soa sem personalidade. Os personagens parecem uma grande paródia, as atuações são forçadíssimas e o texto parece ter saído de uma escola de novos roteiristas que estão aprendendo a escrever agora.

O único trunfo, porém, é que se antes a série só havia desagradado a esquerda, agora ganha a antipatia dos simpatizantes à direta. Como bem diz um personagem em determinado momento, ninguém quer a verdade, todo mundo quer a melhor versão. Embora O Mecanismo tenha material para mais umas 40 temporadas, vai chegar a hora que, tanto esquerda quanto direta, vão perceber que a série sempre foi péssima, independentemente de seu discurso político.

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags: José PadilhamecanismoNetflixO MecanismoResenhareview o mecanismosegunda temporadasegunda temporada o mecanismoTV Review

VEJA TAMBÉM

Michelle Williams e Jenny Slate estão impecáveis em 'Morrendo Por Sexo'. Imagem: 20th Television / Divulgação.
Televisão

‘Morrendo Por Sexo’ acerta na sua abordagem franca da sexualidade das mulheres

3 de julho de 2025
Paul Reubens como Pee-Wee Herman. Image: HBO Films / Divulgação.
Televisão

‘Pee-Wee Herman: Por Trás do Personagem’ busca justiça ao comediante Paul Reubens

2 de julho de 2025

FIQUE POR DENTRO

Michelle Williams e Jenny Slate estão impecáveis em 'Morrendo Por Sexo'. Imagem: 20th Television / Divulgação.

‘Morrendo Por Sexo’ acerta na sua abordagem franca da sexualidade das mulheres

3 de julho de 2025
Cantora neozelandesa causou furor com capa de novo álbum. Imagem: Thistle Brown / Divulgação.

Lorde renasce em ‘Virgin’ com pop cru e sem medo da dor

3 de julho de 2025
Paul Reubens como Pee-Wee Herman. Image: HBO Films / Divulgação.

‘Pee-Wee Herman: Por Trás do Personagem’ busca justiça ao comediante Paul Reubens

2 de julho de 2025
Brad Pitt está bastante confortável em cena. Imagem: Warner Bros. / Divulgação.

‘F1: O Filme’ acelera com estilo, mas nunca sai totalmente do piloto automático

1 de julho de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.