• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Televisão

‘Santo’ tem virtudes, mas também muitos problemas

Série espanhola original Netflix, ‘Santo’ tem boa premissa e interessantes atuações, mas escolhas de roteiro e direção trazem problemas à produção.

porAlejandro Mercado
21 de setembro de 2022
em Televisão
A A
‘Santo’ tem virtudes, mas também muitos problemas

Greta Fernández, Raúl Arévalo, Bruno Gagliasso e Victoria Guerra. Imagem: Netflix/Divulgação.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

O medo do escuro é um dos mais primitivos que o ser humano carrega. Tudo parece mais perturbador quando nos é invisível, quando não vemos o que vamos enfrentar. Santo, série espanhola original Netflix, com Bruno Gagliasso no elenco, tem o desconhecido como um dos pontos centrais da trama.

Criada por Carlos López, mas dirigida pelo brasileiro Vicente Amorim, que atualmente conduz a minissérie que contará a trajetória do piloto brasileiro Ayrton Senna, o seriado é um amálgama de gêneros, que vive em uma linha tênue que tenta agregar o suspense, drama e terror.

No seriado, Gagliasso é Cardona, um policial que deseja capturar o narcotraficante conhecido pelo apelido de Santo, cuja identidade todos desconhecem.

No entanto, o policial brasileiro não está sozinho nessa, do outro lado do Atlântico, o policial Millán (Raúl Arévalo) também vive atrás do maior traficante mundial de cocaína.

Entre Madri e Salvador, na Bahia, o único vínculo que ambos têm com Santo é Bárbara (Victoria Guerra), uma misteriosa mulher de origem portuguesa, amante do traficante, que vive no universo espiritual e violento do criminoso.

Se a premissa é interessante e a série é bem produzida, quais os problemas que a tornam problemática? Há algumas opções que não foram certamente as melhores.

A primeira seria as linhas do tempo intermitentes: é bastante confuso acompanhar e conectar as informações que nos são dadas. Cabe ao espectador conectar os fios da trama, e além de exigir, não deixa claro se há algo fundamental a ser descoberto que exija essa dedicação do espectador.

Um segundo ponto complicado é como as transições de gênero embaçam o desejo do roteiro: descobrir quem é o Santo? Acompanhar a jornada dramática e de extenso sofrimento psicológico dos protagonistas?

Apesar de Santo ter uma estética super carregada de símbolos, densa e obscura, seu enredo não é caricato, recheado de visões colonizadoras e clichês sobre o Brasil.

Santo começa e se prolonga pelos 8 episódios da primeira temporada em ritmo alucinado. Essa escolha impacta diretamente em um poder fundamental que os grandes dramas têm: serem meticulosos.

As diferentes ramificações criadas pelo cruzamento de linhas temporais distintas, essencialmente entre Brasil e Espanha, também esvaziam de poder a trama tão carregada de simbolismo.

Por fim, retira o que liga passado e futuro: como Cardona e Millán se tornaram tão quebrados? Como foram ser esgotados por esse poder que é o narcotraficante?

É elogiável, no entanto, o tratamento dado à fé. Um conselheiro religioso especializado em cinema foi contratado para as filmagens, assessorando a equipe no processo de elaboração do roteiro preliminar e na pós-produção.

Isso fez com que, apesar de Santo ter uma estética super carregada de símbolos, densa e obscura, seu enredo não fosse caricato, recheado de visões colonizadoras e clichês sobre o Brasil.

É tarefa difícil chegar a um veredito final sobre Santo, porque, apesar de seus problemas, algumas sequências são tão bem feitas (em termos de roteiro, fotografia e direção de arte), que o espectador segue diante da tela.

Muitos ganchos são deixados ao fim da primeira temporada de Santo. Resta saber se Carlos López terá oportunidade de seguir com sua empreitada por mais capítulos. Pelo histórico recente da Netflix, é bom rezar para todos os santos.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Para continuar a existir, Escotilha precisa que você assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 8,00 mensais. Se preferir, pode enviar um PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: Bruno GagliassoCarlos LópezNetflixRaúl ArévaloResenhasantoSeriadoSérieTV ReviewVicente AmorimVictória Guerra

VEJA TAMBÉM

Jeremy Allen White segue entregando grandes atuações na série. Imagem: FX Productions / Divulgação.
Televisão

Na quarta temporada, ‘O Urso’ reencontra seu eixo entre ambição e simplicidade

20 de dezembro de 2025
Provável aquisição deve representar perigo para setor audiovisual brasileiro. Imagem: Escotilha.
Cinema

Netflix compra Warner: o que vai mudar no Brasil?

10 de dezembro de 2025

FIQUE POR DENTRO

Néstor Cantillana e Antonia Zegers comandam a trama de 'O Castigo'. Imagem: Leyenda Films / Divulgação.

‘O Castigo’ transforma a maternidade em um território de culpa e silêncio

23 de dezembro de 2025
Stellan Skarsgård e Elle Fanning dividem a tela em 'Valor Sentimental'. Imagem: Mer Film / Divulgação.

‘Valor Sentimental’ não salva ninguém

22 de dezembro de 2025
Da esquerda para a direita: Cameron Winter, Max Bassin, Dominic DiGesu, Emily Green. Imagem: Jeremy Liebman / Reprodução.

Geese transforma exaustão em movimento em ‘Getting Killed’

22 de dezembro de 2025
Jeremy Allen White segue entregando grandes atuações na série. Imagem: FX Productions / Divulgação.

Na quarta temporada, ‘O Urso’ reencontra seu eixo entre ambição e simplicidade

20 de dezembro de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.