Para a galera mais antiga, Dawson’s Creek é considerada a melhor série teen da história. Decerto, o drama dos habitantes de Capeside marcou a geração jovem dos anos 1990, porém em 2003 estreava The O.C., que competiria no posto de melhor série do gênero. Para os telespectadores que estiveram ausente do planeta nos últimos 12 anos, lá vai uma breve sinopse: a série é focada em Ryan Atwood, um garoto de passado humilde e sofrido que é resgatado pelos Cohen, uma família rica e influente de Newport Beach, no condado Orange County, na Califórnia. Lá, acompanhamos as dificuldades do rapaz em inserir-se naquele ambiente luxuoso, nutrindo uma paixão socialmente proibida pela vizinha Marissa e nos divertimos e emocionamos com a descoberta da fase adulta do casal, ao lado dos inseparáveis Seth e Summer, melhores amigos dos protagonistas, que acabam virando o casal mais adorado pelos fãs da série.
Criada por Josh Schwartz, The O.C. foi um sucesso de público e chegou a ser transmitido em mais de 50 países ao redor do mundo. Seu sucesso deu-se não apenas pela divertida novelinha adolescente que era, mas devido a uma série de fatores como personagens cativantes, texto ágil, constantes referências a cultura pop e, principalmente, a trilha sonora. O criador sempre deixou claro em suas entrevistas que queria que a trilha tivesse um papel fundamental no programa. Como a maioria dos jovens nutre uma paixão intensa pela música, Schwartz fazia questão de trabalhar em conjunto com a supervisora musical, Alexandra Patsavas, na seleção de canções utilizadas na série, chegando até a trazer bandas populares na época para pequenas participações. Sua trilha sonora ficou tão influente que alguns artistas, como U2, Gwen Stefani e Coldplay, decidiram aproveitar a popularidade do programa para estrear suas músicas no programa.
Ao longo de suas quatro temporadas, foram lançados 6 CDs com faixas voltadas para o estilo indie rock. Intitulados de Music From The O.C., os CDs eram vistos como mixtapes e tiveram duas edições especiais: a terceira, com músicas de Natal (Have a Very Merry Chrismukkah), e a última, com covers de faixas marcantes da série (Covering Our Tracks). Como forma de relembrar alguns momentos icônicos, montamos uma lista com 10 músicas que serviram de trilha sonora para momentos marcantes na vida de Ryan, Seth e amigos. Separe uma caixinha de lenços de papel, aumente o som e de play nos links a seguir.
Jem – “Maybe I’m Amazed”: Finale da primeira temporada. Casamento de Julie e Caleb, conhecido também como um dos casamentos mais tristes da história. Ryan está retornando para Chino para cuidar de Thereza, que está supostamente grávida do rapaz. Marissa aproveita os últimos momentos com o amado. Seth, desolado com a partida de Ryan, sente que também é sua hora de partir da cidade.
Rooney – “I’m Shakin’”: A sequência em si nem é muito relevante para a história, porém marcou por ter sido a primeira aparição de uma banda na série. Rooney esteve na cidade tocando seu hit do momento. A partir daí, várias bandas da época acabaram se apresentando nos bares de Newport Beach, dentre elas nomes conhecidos como The Killers e Death Cab for Cutie.
Finley Quaye – “Dice”: Um dos melhores momentos de Ryan e Marissa na série. O rapaz havia passado o dia em pânico por ter ouvido seu primeiro “eu te amo” e ter respondido com apenas um “Thanks” (que tal um “eu te amo também?”). A contagem regressiva para a virada do ano se aproxima e acompanhamos o desespero de Ryan para chegar a tempo do primeiro beijo na amada. O relógio zera, o beijo acontece, a música aumenta e os fãs se derretem na frente da TV.
Matt Pond PA – “Champagne Supernova”: The O.C. sempre foi boa em referências a cultura pop. Na época, o primeiro longa do Homem-Aranha era um dos filmes mais comentados entre os jovens, então nada mais justo que fazer uma referência a um momento tão marcante da película. Quando Seth pega a máscara do aranha fica claro o que está por vir, mas a reprodução do famoso beijo de ponta cabeça na chuva foi tão divertida que não tinha como se tornar um dos momentos mais marcantes da série.
Coldplay – “Fix You”: Penúltimo episódio da segunda temporada. Summer é nomeada rainha do baile do colégio, porém sobe ao palco sozinha já que o rei deixou a cidade. Seth sobe ao palco e faz o que sabe fazer de melhor: ser fofo, se declarando para a moça; paralelamente, Caleb sofre um ataque cardíaco na piscina de casa.
Patrick Park – “Life Is A Song”: Momentos finais da série, a sequência mostra flashes do futuro dos personagens. Nada de tragédias, nada de acontecimentos chocantes. A finale de The O.C. provou que o clichê nem sempre significa algo negativo. Pelo contrário. O casamento de Seth e Summer, os Cohen voltando para a antiga casa e um Ryan adulto bem sucedido ajudando um garoto perdido na vida fechou com chave de ouro o ciclo que havia começado quatro temporadas atrás.
Ryan Adams – “Wonderwall”: Todo drama teen é um festival de brigas e reconciliações. Com The O.C. não seria diferente. Enquanto Seth e Summer têm um doce momento a dois, dançando coladinhos no quarto, Ryan e Marissa passam por mais uma crise, com a moça mordida de ciúmes por conta da aparição do antigo affair do amado. Apesar de não terem usado a canção original da banda Oasis, o cover acústico trouxe a leveza requerida pela cena.
Imogen Heap – “Hide and Seek”: Furioso ao descobrir que seu irmão assediou sua amada, Ryan vai até Troy para confrontá-lo. Marissa vai ao encontro dos dois e acaba se deparando com os irmãos brigando no chão da sala. Troy está prestes a matar Ryan quando Marissa o impede dando um tiro em suas costas. Há alguns anos, Jason Derulo usou um sample da canção em sua música “Whatcha Say”, mas nem a batida de R&B/Hip Hop foi o suficiente para tirar o tom fúnebre da faixa.
Phantom Planet – “California”: Sempre quando ouvimos essa música lembramos dos créditos iniciais. Mas poucos se lembram da primeira vez que a música apareceu. Como uma versão estendida da abertura da série, logo no episódio piloto, temos um breve exemplo do cotidiano conturbado em que Ryan vivia. Na cena, acompanhamos o rapaz cansado de sua vida medíocre, decidindo aceitar a ajuda de Sandy e mudando-se para a luxuosa Newport Beach.
Jeff Buckley – “Hallelujah”: Uma belíssima sequência que marca o encerramento da promissora primeira temporada, mostrando Ryan deixando Newport para ficar com Thereza, Marissa se mudando para a mansão do padrasto e tendo uma recaída com a bebida, Seth fugindo de casa em seu barco e Kirsten finalmente abaixando a guarda e deixando que a tristeza e o choro tomasse conta de si com a partida do filho adotivo. Apesar da música ter aparecido três vezes ao longo da série, certamente esse foi o momento em que melhor foi utilizada.