Por Bruna Bottin*, especial para Escotilha
A CBS é a emissora mais tradicional da televisão norte-americana, conhecida por seus dramas de investigação e as clássicas sitcoms – comédias produzidas com a presença de plateia. Sendo assim, o canal mantém para a próxima temporada grande parte da sua grade de programação – totalizando 19 renovações -, apesar do cancelamento de duas das produções mais famosas: Two and Half Men e CSI.
As franquias continuam com muita força. CSI acabou, mas deixou CSI: Cyber para continuar a trajetória. O mesmo deve acontecer logo com NCIS – drama de maior audiência no mundo e que já está a caminho da 13ª temporada – que possui duas produções derivadas no ar: NCIS: Los Angeles (7ª temporada) e NCIS: New Orleans (2ª temporada). Criminal Minds também terá vida longa no canal. Além de sua renovação para a 11ª temporada, a produção garantiu um spin-off chamado Criminal Minds: Beyond Borders. Com previsão de estreia para início de 2016, o drama, que teve seu episódio piloto exibido na temporada passada de Criminal Minds, conta com a atriz Anna Gunn (Breaking Bad) no elenco.
Fica claro que a estratégia da CBS é fortalecer a marca das suas produções, investindo muito mais nas veteranas que nas novatas.
Fica claro que a estratégia da CBS é fortalecer a marca de suas produções, investindo muito mais nas veteranas que nas novatas – quatro séries estreantes foram canceladas: Battle Creek, The McCarthys, Reckless e Stalker. As renovações não são apenas resultados da audiência do canal, mas também dos contratos de distribuição para outros países. Esse foi o principal motivo para, por exemplo, The Mentalist ter durado até a sétima temporada, mesmo após a revelação afobada do principal arco da trama: a identidade do serial killer Red John.
Ao contrário dos demais canais, a CBS foi cautelosa e deu sinal verde para apenas cinco séries estrearem ainda esse ano durante o Fall Season americano, e deixou dois dramas na manga para lançar em 2016. A principal aposta fica para Supergirl, afinal, série com super-herói é a nova tendência que todos os canais, sem exceção, querem seguir. Estrelada por Melissa Benoist (do longa Whiplash), a série já está gerando um burburinho bem positivo entre os críticos de séries, e recentemente o primeiro episódio acabou vazando na web.
Outra tendência que parece ter caído nas graças da CBS é a adaptação de filmes para a TV. Com previsão de estreia entre setembro e outubro de 2015, Limitless é baseada no filme homônimo de 2011 protagonizado por Bradley Cooper, que aqui reaparece principalmente como produtor da série, mas vai acabar atuando também em alguns episódios. Já Rush Hour resgata o filme de mesmo nome lançado em 1998 e chega nas telinhas no início de 2016.
Dizem que “em time que está ganhando, não se mexe”, e é exatamente essa a sensação que temos ao analisar como ficou a programação da CBS para a próxima temporada, que prefere explorar ao máximo as séries já existentes e apostar em adaptações seguras. A única surpresa fica para a aprovação da comédia Life in Pieces, que utiliza o método single-camera de filmagem, fugindo da presença de plateia – padrão clássico que o canal segue.
Abaixo você confere todas as novidades e estratégias do canal, além da lista completa de séries renovadas e canceladas. Depois vem comentar com a gente: qual série chamou mais sua atenção?
1. Supergirl
Baseada nas histórias em quadrinhos da DC Comics, este drama, dos criadores de Flash e Arrow, traz Melissa Benoist (Glee) no papel da heroína – prima do Superman. No elenco também estão Calista Flockhart (Ally McBeal), Chyler Leigh (Grey’s Anatomy), e Dean Cain, que interpretou o Superman na série dos anos 90.
2. Limitless
Produzida por Bradley Cooper (The Hangover), a série é baseada no filme homônimo de 2011 (Sem Limites em português). Cooper deve participar de alguns episódios do seriado, que conta com Alex Kurtzman e Roberto Orci (Fringe) como co-criadores. Jake McDorman (Manhattan Love Connection) fará o papel que foi de Bradley Cooper no cinema. Limitless marcará o retorno de Jennifer Carpenter (Dexter) à telinha.
3. Code Black
Série médica ambientada em um pronto-socorro de hospital em Los Angeles. Protagonizam a produção Marcia Gay Harden (Trophy Wife), Luíz Guzman (Community) e Bonnie Somerville (The OC).
4. Life in Pieces
Como citado acima, a comédia será gravada em single camera e narrará a história de uma família sob o ponto de vista de cada um de seus membros. Diane Weist (In Treatment), Thomas Sadoski (The Newsroom), Colin Hanks (Fargo), Betsy Brandt (Breaking Bad) e James Brolin estrelam a série.
5. Angel From Hell
Criada por Tad Quill (Scrubs), a comédia estrelada por Jane Lynch (Glee) aborda a história de uma médica (Maggie Lawson, de Psych) que recebe a visita de seu anjo da guarda em “treinamento” (Lynch), tornando-se, então, amigas.
Rush Hour e Criminal Minds: Beyond Borders ficaram para o Mid Season e ainda não possuem trailers.
Abaixo, a lista de cancelamentos e renovações de todas as séries da CBS:
CANCELADAS
– Battle Creek (1ª temporada)
– The McCarthys (1ª temporada)
– Stalker (1ª temporada)
– CSI (15ª temporada)
– Two and Half Men (12ª temporada)
– The Mentalist (7ª temporada)
– Reckless (1ª temporada)
– Unforgettable (3ª temporada)
RENOVADAS
– 2 Broke Girls (5ª temporada)
– The Big Bang Theory (9ª e 10ª temporadas)
– Blue Bloods (6ª temporada)
– Criminal Minds (11ª temporada)
– CSI: Cyber (2ª temporada)
– Elementary (4ª temporada)
– Extant (2ª temporada)
– The Good Wife (7ª temporada)
– Hawaii Five-0 (6ª temporada)
– Madam Secretary (2ª temporada)
– Mike & Molly (6ª temporada)
– Mom (3ª temporada)
– NCIS (13ª temporada)
– NCIS: Los Angeles (7ª temporada)
– NCIS: New Orleans (2ª temporada)
– The Odd Couple (2ª temporada)
– Person of Interest (5ª temporada)
– Scorpion (2ª temporada)
– Under the Dome (3ª temporada)
* Bruna Bottin é estudante de Relações Públicas na UniRitter, mesmo local onde trabalha como organizadora de eventos acadêmicos, comerciais e corporativos.