• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Televisão

‘Vice Principals’ é o maior erro da HBO em anos

‘Vice Principals’ une personagens desprezíveis com personalidades desagradáveis em um dos mais lamentáveis produtos da HBO.

porAlejandro Mercado
17 de março de 2017
em Televisão
A A
‘Vice Principals’ é o maior erro da HBO em anos

Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Dificilmente você verá alguém afirmando que a HBO cometeu um erro. É raro, difícil, mas acontece. E se há algo que costuma ocorrer nestes raros momentos é assistirmos a emissora “errar feio, errar rude”, como diz o meme.

Vice Principals surgiu na grade da emissora como uma grande aposta. Criada pelo ator Danny McBride (famoso pela série Eastbound & Down) e pelo diretor Jody Hill (criador da mesma Eastbound & Down), o show foi anunciado como uma série que conteria em sua primeira temporada 18 episódios. Com alguns percalços ao longo da produção, a série foi dividida em duas temporadas de 9 episódios cada, tendo a primeira parte deles encerrado em setembro do último ano – a segunda retorna em julho próximo.

A série tem como centro o mal-humorado, autoritário e antipático Neil Gamby (papel de McBride), vice-diretor da North Jackson High School. Pouco depois da aposentadoria do antigo diretor (interpretado por Bill Murray), Gamby passa a ambicionar o posto. Entretanto, o antigo chefe revela não confiar nele nem no sociopata e intrigante Lee Russell (Walton Goggins), outro vice-diretor da escola. Em virtude disto, ele faz com que outra pessoa assuma o cargo, mais especificamente Belinda Brown (Kimberly Herbert Gregory), mulher, negra, divorciada e ex-alcoólatra.

Inicialmente inimigos, Gamby e Russell veem na presença de Belinda um ponto em comum, de modo que passam a conspirar contra ela para que o corpo docente vete sua nomeação, o que logicamente não ocorre. O que vemos a partir daí é uma destruição gradativa de tudo que cerca a reputação da diretora, trazendo à tona todos os preconceitos escondidos nas personalidades desagradáveis dos protagonistas.

Acusada pela Television Critics Association (Associação de Críticos de Televisão) dos Estados Unidos de apregoar racismo e misoginia, Vice Principals é justamente isso: um programa voltado a fazer humor através de uma trama em que personagens misóginos e racistas fazem de tudo pelo poder. Tudo mesmo.

Belinda só aparece em quadro para ser objeto do ódio acumulado por seus vice-diretores.

É inegável que a construção de Neal Gamby e Lee Russell seja complexa. Ambos são subjugados por mulheres, o que constantemente afeta a frágil masculinidade de ambos. Russell vive com a esposa, Christine (Susan Park) e a sogra, Mi-Cha (June Kyoto Lu), que inferniza sua vida e não perde qualquer oportunidade que tenha para minimizá-lo. Gamby é divociado de Gale (Busy Philipps), com quem tem uma filha. Ela casou novamente com Ray (Shea Whigham), que é o extremo oposto de Neal: forte, aventureiro e amante de esportes radicais. Gale não perde oportunidades de compará-los em frente à filha, o que incute o medo de que Ray passe a ser o modelo de homem para a filha o atormenta. Neste contexto, Belinda surge como uma válvula de escape à dupla, que enxerga na destituição de seu cargo a vingança contra todas as derrotas de suas vidas pessoais.

Ao passar dos episódios, fica evidente que não se trata apenas de uma disputa profissional. Gamby e Russell não aceitam que em seu reino profissional, a escola, uma mulher também seja responsável por ridicularizá-los. E o espectador mais atento notará as nuances preconceituosas. Belinda só aparece em quadro para ser objeto do ódio acumulado por seus vice-diretores. Ainda que haja um episódio que apresenta um pouco melhor sua história, na maioria dos 9 capítulos ela passa o pior na mão dos dois.

O roteiro até tenta em alguns momentos rever o posicionamento de seus protagonistas, como se eles fossem encontram a redenção de seus pecados. Contudo, o resultado não é satisfatório, tornando Vice Principals uma série que não faz rir, mas certamente é campeã em destilar preconceitos.

Tags: Bill MurrayDanny McBrideHBOKimberly Herbert GregoryResenhaSeriadossérie de humorSériesVice PrincipalsWalton Goggins

VEJA TAMBÉM

Tom Sturridge é perfeito como Sandman. Imagem: Netflix / Divulgação.
Televisão

Em temporada irregular, ‘Sandman’ se despede do público

30 de setembro de 2025
Will Sharpe e Meg Stalter em 'Too Much'. Imagem: Working Title Television / Divulgação.
Televisão

‘Too Much’ reinventa a comédia romântica com o talento de Lena Dunham

26 de setembro de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

'O Último Episódio': angústia adolescente. Imagem: Filmes de Plástico / Divulgação.

‘O Último Episódio’ aposta na nostalgia para falar sobre as dores do crescimento

9 de outubro de 2025
Autor húngaro recebeu a premiação da Academia Sueca em 2025. Imagem: Niklas Elmehed / Reprodução.

László Krasznahorkai vence o Prêmio Nobel de Literatura de 2025

9 de outubro de 2025
Gael García Bernal interpreta Octavio em 'Amores Brutos', filme que catapultou a carreira de 
Alejandro G. Iñárritu. Imagem: Zeta Films / DIvulgação.

‘Amores Brutos’ revela o instinto e a ferocidade do humano

7 de outubro de 2025
Festival do Rio começa nesta quinta-feira. Imagem: Divulgação.

Festival do Rio 2025 começa nova edição celebrando o cinema brasileiro em sua diversidade máxima

1 de outubro de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.