O cotidiano da família de Gilberto Gil vai voltar para as plataformas de streaming. Depois de Em Casa com os Gil, que mostrava o grupo convivendo em uma grande casa durante a pandemia de COVID-19, o Prime Video irá lançar, no dia 30 de junho, Viajando com os Gil, segunda temporada da série, agora acompanhando a família durante uma turnê na Europa, em 2022.
O reality show foi gravado durante a viagem dos Gil para apresentar os shows da turnê internacional “Nós, A Gente”. Realizada como celebração dos 80 anos de Gilberto Gil, foram no total 15 shows ocorridos ao longo de 36 dias, passando por países como França, Dinamarca, Alemanha, Itália, Suíça e Inglaterra. Essa foi a primeira vez que o artista excursionou com uma banda inteiramente formada por seus familiares. No total, 40 pessoas (entre filhos, noras e genros, netos e bisnetos) participaram da viagem.
A série chega ao canal de streaming no dia 30 de junho e conta com 6 episódios. Viajando com os Gil tem direção geral de Andrucha Waddington e roteiro de Hermano Viana e Sebastian Gadea.
‘Viajando com os Gil’: detalhes sobre a viagem
Em entrevista coletiva promovida pelo Prime Video, parte do grupo – incluindo aqui Flora, Bem, Francisco, Nara, Preta e o próprio Gil, entre outros – falou sobre como foi a jornada de 36 dias acompanhada por uma equipe de produção. Eles relatam que o processo foi bem diferente da gravação de Em Casa com os Gil, que era mais roteirizado, uma vez que acontecia em um único lugar, com atividades mais programadas.
Para os filhos, a excursão foi uma oportunidade de aprender ainda mais com o pai – e de prestar uma homenagem a ele em vida.
Uma das questões mais interessantes da viagem é que ela englobou familiares que iam de 80 anos até 1. José Gil e Mariá Pinkuslfed viajaram com as gêmeas de um ano e meio, Pina e Roma, netas de Gilberto Gil e Flora. Isso fez com que tivessem que adaptar uma rotina com os bebês em plena viagem. “Conheci todos os mercados das cidades que passamos”, brinca Mariá.
Para os filhos, a excursão foi uma oportunidade de aprender ainda mais com o pai – e de prestar uma homenagem a ele em vida, conforme aponta Preta Gil. Os filhos destacam que há ainda muito o que captar do pai, e destacam a “entrega responsável” de Gilberto Gil ao seu ofício, mesmo depois de tantos anos.
Um aspecto que deve emocionar a quem assistir a Viajando com os Gil são as lembranças dos irmãos em relação a Pedro, filho que Gilberto Gil perdeu em 1990, em decorrência de um acidente de carro. Pedro era músico e participava da banda do pai. Os irmãos contam que ficam imaginando como Pedro estaria hoje, caso estivesse vivo, uma vez que estava no processo de se tornar um grande musicista.
Além disso, durante a turnê, Preta Gil apresentava já sinais de problemas de saúde – que apenas em janeiro de 2023 ela descobriria se tratar de um câncer. Flora Gil acredita que a cantora foi muito forte nesse período. “A gente não sabia que Preta estava doente, apesar de ela estar se sentindo mal em duas ou três cidades. Ela foi muito cascuda, muito forte em disfarçar aquela dor. Ela não deu trabalho (para a família), a dor da doença só ela sentiu”.
Para Preta, a experiência valeu a pena, pois Viajando com o Gil fará com que mais gente testemunhe a história desse clã musical. “O público vai ver a grande diversidade de nossa família e o amor pela arte, que faz com que a gente supere todas as adversidades. É uma aula assisti-lo, com todo o seu amor e resiliência. A série é uma aula de como é o ser um dos maiores artistas deste país”, finaliza.
A nova versão de “Aquele Abraço”
Viajando com os Gil também apresenta uma nova versão de “Aquele Abraço”, composição de 1969 que está entre as principais canções de Gilberto Gil. Ela foi regravada em Genebra, na Suíça, com a interpretação de Gilberto Gil, Bem Gil, João Gil, José Gil, Fran Gil, Preta Gil e Flor Gil.
A Amazon Music irá lançar a música, que faz parte da trilha sonora da série, no dia 26 de junho, quando Gilberto Gil completa 81 anos.
ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA
Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.