Depois da biografia de Nick Cave, é a vez de David Bowie. A editora Hipotética, de Porto Alegre, deve lançar em julho de 2025 a HQ Starman – David Bowie: A Era Ziggy Stardust, de autoria do quadrinista alemão Reinhard Kleist. A obra, outra biografia em quadrinhos, é focada na fase Ziggy Stardust, “personagem” encarnado em 1972 por Bowie durante a turnê do disco The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars.
A obra aborda todo o processo de criação de Bowie para a constituição de seu famoso personagem, que fez parte de uma das fases mais icônicas do músico inglês. Em Starman, Reinhard Kleist foca na ascensão e queda de Ziggy e nas batalhas de Bowie durante essa fase, que o transformou em um rock star egocêntrico e quase o levou ao colapso.
O trabalho – que é o segundo de Kleist publicado pela editora, que já havia lançado Nick Cave: Piedade de Mim – é complementado pela coloração de Thomas Gilke e pela tradução para o português de Augusto Paim, colaborador assíduo da editora.
Tal como ocorreu nos lançamentos anteriores da editora, a HQ foi financiada através de captação via Catarse – a meta estabelecida pela Hipotética já foi alcançada, mas o financiamento segue no ar. O livro é comercializado em vários pacotes com recompensas diferentes aos apoiadores, o que inclui marcadores de página, cartões-postais, adesivos, camisetas e ecobags.
O processo de publicação de ‘Starman’

A ideia dos editores era lançar Starman – David Bowie: A Era Ziggy Stardust em 2024. Porém, as fortes enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul retardaram o projeto para o ano seguinte. A Hipotética, inclusive, está entre as editoras que perdeu parte do seu acervo por conta das inundações.
O projeto da HQ sobre Bowie começou a ser planejado logo após o lançamento da biografia de Nick Cave. “Teríamos publicado no ano passado, mas as enchentes no Rio Grande do Sul acabaram atrapalhando os planos… passada a enchente, retomamos o planejamento, a tradução, e chegamos agora no Catarse, que é o modelo pelo qual conseguimos viabilizar parte das nossas publicações”, contou Fabiano “Oggh” Denardin, um dos sócios da editora.
Embora ainda não haja definição de data, a editora pretende lançar na sequência Low, a outra HQ produzida por Reinhard Kleist sobre David Bowie.
Embora ainda não haja definição de data, a editora pretende lançar na sequência Low, a outra HQ produzida por Reinhard Kleist sobre David Bowie. Esta segunda obra foca nos anos passados pelo músico em Berlim, e formam uma espécie de continuação ao álbum anterior.
Em entrevista à Escotilha, Denardin comenta que, mesmo que a editora tenha focado muito em HQs ligados ao universo da música, ela não está direcionada apenas a isso. “Para este ano, anunciamos já mais quatro quadrinhos além de Bowie. São eles: Adormecida – Cem anos para sempre, de Paula Mastroberti; Diários metropolitanos, uma publicação coletiva de autores da região metropolitana de Porto Alegre; Mambembe, de Ariane Rauber; e O colecionador, de Djeison Hoerlle e Dieferson Trindade”.
São publicações que diferem bastante entre si. Adormecida é uma releitura da fábula, Diários é um quadrinho que retrata aspectos de se crescer da região metropolitana de Porto Alegre, Mambembe é sobre as dificuldades de quando não nos sentimos pertencer a um lugar, e O colecionador fala um pouco do universo colecionista dos quadrinhos. “Mas, quando a gente vê o todo, percebe que as publicações dialogam entre si de várias formas, com personagens um tanto inquietos, com impulso criativo e que muitas vezes encontram no grupo de amigos a força pra explorar o mundo”, explica.
ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA
Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.