• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Teatro

Crítica – ‘E se Elas Fossem Para Moscou?’ – Festival de Curitiba

porHelena Carnieri
3 de abril de 2017
em Teatro
A A
Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Na impossibilidade de escrever críticas longas sobre todas as peças a que estou assistindo neste Festival de Curitiba 2017, gostaria de lançar alguns pensamentos sobre E se Elas Fossem Para Moscou, que teve apresentações dias 29 e 30 de março no Guairinha.

A obra de Christiane Jatahy adapta As três irmãs, de Tchékhov, dentro da proposta de longa data dessa artista de aliar o cinema e o teatro, borrando também a fronteira entre ficção e realidade.

  • A adaptação de um clássico não requer, necessariamente, a atualização. Mas como ficou boa a transposição para nossos dias, com a onipresença dos celulares e a questão do bullying.
  • Ao mesmo tempo, as questões atemporais tratadas por Tchékhov vêm com carga total na peça. A angústia do homem moderno, as relações simbióticas familiares, a incapacidade de satisfação do homem, a incomunicabilidade nos casamentos. O sonho e a desilusão, o medo da morte…quantas coisas essa obra-prima traz!
  • Na linguagem, os solilóquios das irmãs para a câmera são notáveis! A passagem do tempo, a forma banal como se fala das coisas grandes também.
  • O aspecto sombrio é capturado também de forma a levar os estudantes de cinema à loucura.
  • Performances maravilhosas de Julia Bernat, Stella Rabello e Isabel Teixeira!

Tags: Anton TchekhovChristiane JatahyCompanhia VérticeCrítica TeatralE se elas fossem para Moscou?Julia BernatStella RabelloTeatro

VEJA TAMBÉM

Dirigido por Luciana Paes, Gregório Duvivier protagoniza ode crítica à língua de todos nós. Imagem: Joana Calejo Pires / Divulgação.
Teatro

Crítica: Em ‘O Céu da Língua’, Gregório Duvivier performa as fissuras da linguagem – Festival de Curitiba

8 de abril de 2025
Espetáculo retornou após 15 anos ao festival. Imagem: Roberto Setton / Divulgação.
Teatro

Crítica – ‘In On It’ retorna a Curitiba após 15 anos sem perder o frescor – Festival de Curitiba

4 de abril de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Cena de 'Eros', de Rachel Daisy Ellis. Imagem: Reprodução.

Sem pudores, ‘Eros’ aborda a sexualidade brasileira a partir dos motéis

24 de junho de 2025
Adaptação da obra de Margaret Atwood chegou ao fim após seis temporadas. Imagem: MGM Television / Divulgação.

‘The Handmaid’s Tale’ chega ao fim — e deixa um vazio inquietante

24 de junho de 2025
Novo filme faz parte de uma nova trilogia, cuja sequência já foi filmada. Imagem: Columbia Pictures / Divulgação.

‘Extermínio 3: A Evolução’ revisita os escombros de uma nação

23 de junho de 2025
Autora produziu um dos maiores fenômenos literários das últimas décadas. Imagem: Marcia Charnizon / Divulgação.

Por que os leitores amam — e nem toda crítica gosta — de ‘Tudo É Rio’, de Carla Madeira

20 de junho de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.