• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Teatro

Olhar desarmado

porBernard Freire
16 de junho de 2017
em Teatro
A A
Jean-Louis em 'Hamlet'. Foto: Reprodução.

Jean-Louis em 'Hamlet'. Foto: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Apresentar um objeto nem sempre é fácil, é preciso ficar de cabeça pra baixo para exemplificar o potencial dele, rever as camadas que o envolvem e perceber sua dilatação num grande zoom. Buscar o sentido do objeto parte de como ele nos toca, mudando nossa ideia em relação à sua presença. O olhar diante do objeto precisa ser desarmado, interpretando outros sentidos diante da forma que está diante de nós, relacionando com o jogo que a cena pede na composição de palco.

O processo de pesquisa do objeto em cena desbrava o raciocínio, são vários símbolos, formas que remam contra o real, a clara visão de um entendimento amplo da percepção do que assistirmos. O olhar transfigurado traz o que o cérebro não codifica, mas sim o que o coração sente, mostrando outro olhar que pode rever o primeiro olhar. A ideia poética criativa explana sobre a compreensão de um olhar ainda não visto; daquilo que criamos com vários sentidos de interpretações de mundo. O objeto de cena é a extensão da comunicação de nossa imaginação, ele por si só fala do contexto que apresentamos em nossa criação.

O objeto mostra uma leitura que vigora na potencialidade do não existente, do diferente que representa uma mensagem de algo que não existe; da compreensão que nos conduz ao mesmo sentido do essencial escondido. O objeto conversa com o ator em cena, a interação cresce e o corpo vai junto com a obra gerando múltiplas formas do objeto. O objeto é a matéria que necessitamos para estarmos a 180 graus do nosso ponto. É sempre em contato com ele que crescemos em nossa representação artística no palco. A transfiguração do objeto apresenta uma ideia que o ator por muitas vezes não interpreta; ela cobre o vago pensamento da cena.

Leia também
» O que pode o corpo?
» O teatro nas linhas da web

Ao colocar o objeto em cena, temos que ter ideia de sua posição diante da composição do espetáculo. Deixando o objeto falar por si só em sua representação. Sua forma é a claridade das observações de tudo que circula de acordo com a lei natural da vida. O objeto precisa dialogar com a cena, buscando dizer o que o ator pensa, podendo mudar a ideia de sua apresentação. O objeto de cena é tudo menos o que ele apresenta ser enquanto objeto real.

As informações do objeto em cena deve contribuir para a evolução da linguagem cênica diante de seu formato de interpretação.

O artista precisa compor diante do objeto uma segunda camada, mostrando um processo ininterrupto de sentidos de sua forma. A criação vai além de sua imaginação, o objeto pode ser qualquer coisa, podendo até substituir a personagem se o caso necessitar. O teatro permite a recriação de todas as formas, mostrando o absurdo do que queremos dizer enquanto artistas. Nosso olhar não concorda sempre com a mesma forma apresentada, é preciso se adaptar com o novo. O grau de conhecimento da forma é infinito. As informações do objeto em cena deve contribuir para a evolução da linguagem cênica diante de seu formato de interpretação, mostrando outros olhares de uma criação lógica de sentidos.

No campo teatral, o objeto deve partir sempre do que nos toca, da poesia movente da ferramenta do conhecimento. É através do que se busca, do que se apresenta diante da gente e da condução artística que chegamos ao objetivo. É preciso se apossar do objeto e multiplicar outros sentidos. Receber os efeitos positivos e negativos para demarcar território do seu sentido, evoluir no objetivo da criação e formação de pensamento. Todos os códigos irão refletir no acontecimento da apresentação para a reprodução de símbolos, imagens e de um novo campo que cresce de acordo com as coordenadas do processo. O artista deve buscar sempre conhecer a linha que caminha dentro de si, do que se percebe. Dos efeitos que a obra causa ao produzir outros conteúdos em relação ao entendimento.

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags: atuaçãocenografiainterpretaçãolinguagem cênicaobjeto cênicoobjeto de cenasímbolosTeatro

VEJA TAMBÉM

Dirigido por Luciana Paes, Gregório Duvivier protagoniza ode crítica à língua de todos nós. Imagem: Joana Calejo Pires / Divulgação.
Teatro

Crítica: Em ‘O Céu da Língua’, Gregório Duvivier performa as fissuras da linguagem – Festival de Curitiba

8 de abril de 2025
Espetáculo retornou após 15 anos ao festival. Imagem: Roberto Setton / Divulgação.
Teatro

Crítica – ‘In On It’ retorna a Curitiba após 15 anos sem perder o frescor – Festival de Curitiba

4 de abril de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

A escritora francesa Anne Pauly. Imagem:  Édition Verdier / Divulgação.

‘Antes Que Eu Esqueça’ traz uma abordagem leve e tocante sobre o luto

30 de junho de 2025
Jon Hamm volta à boa forma com Coop. Imagem: Apple TV+ / Divulgação.

‘Seus Amigos e Vizinhos’ trata o privilégio com cinismo e humor ácido

30 de junho de 2025
Longa de Babenco foi indicado em quatro categorias no Oscar, levando a de melhor ator. Imagem: HB Filmes / Divulgação.

‘O Beijo da Mulher Aranha’, de Hector Babenco, completa 40 anos como marco do cinema latino-americano

27 de junho de 2025
Assinada por George Moura e Sergio Goldenberg, produção é nova aposta da Globo. Imagem: Globoplay / Divulgação.

‘Guerreiros do Sol’ e a reinvenção do cangaço na dramaturgia brasileira contemporânea

26 de junho de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.