• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Música

Marina Camargo e o alcance do acordeom no Brasil

porJuliana Cortes
1 de novembro de 2018
em Música
A A
Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

O som não é subjetivo. O som que um instrumento musical produz expressa emoção, intenção e sentido. Ou seja, o som é também uma linguagem e ela carrega marcas e referências de seu autor. Decifrar o fio condutor da estilística deste idioma é o desafio da professora, pesquisadora e acordeonista Marina Camargo.

Com o suporte da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Marina Camargo e o músico Marcelo Pereira colocaram o pé na estrada percorrendo o país passando por cidades no Nordeste, do Sudeste e do Sul atrás dos mais importantes acordeonistas-compositores da atualidade. Um documento histórico que interpreta as influências de cada artista, buscando compreender o universo sonoro do Brasil contemporâneo.

‘A sanfona é o instrumento que está no litoral, na roça, nas festas e nas casas’.

O resultado desta rica andança que conta com a participação de Toninho Ferragutti, Renato Borghetti, Luciano Maia, Gabriel Levy, Edith de Camargo, João Pedro Teixeira, entre outros, está no livro, blog e CD Acordeom Brasileiro. O livro possui dois volumes: um com entrevistas com 14 instrumentistas e compositores de várias regiões do país, consequentemente com estéticas e histórias bem diversas, e outro com as partituras das principais obras desses artistas, tiradas de ouvido pela própria Marina, já que essa prática de escrever a partitura não é muito comum nesse universo. Um CD com a gravação destas músicas, interpretadas pela acordeonista, acompanha o material. Alguns registros em vídeo também estão disponíveis no site do projeto.

“Hoje em dia, o acordeom está presente na música brasileira em vários estilos diferentes. Além do meio regional com a música gaúcha, o forró e o sertanejo de raiz, onde ele é o principal timbre desses estilos e de onde nunca saiu, podemos encontrar o instrumento na chamada “nova MPB”, na música instrumental, no choro, em concertos com orquestras sinfônicas, nos sambas e gafieiras, no sertanejo universitário, no frevo, na Bossa Nova e bandas autorais de diversos estilos. Ou seja, o acordeom hoje ultrapassou a barreira dos gêneros musicais para tornar-se, parafraseando Hermeto Pascoal, um acordeom universal”, comenta Marina.

Como grandes mestres, Dominguinhos e Sivuca são citados em diversas entrevistas, quase a maioria. Na conversa com o fortalezense, Adelson Vianna, ele reforça: “Muito intuitivo, muito criativo o Dominguinhos. Muito. Sivuca também adaptou peças pra sanfona, músicas clássicas que ele fazia com muita maestria. E emocionava também. Era muito estudioso. Eu tenho um amigo que conviveu com ele e disse que ele dormia com a sanfona no peito. Então é muito amor ao instrumento. Então a gente tem que se espelhar neles”.

O show de lançamento será no próximo sábado, 10 de novembro, às 17h, no Sesc Paço da Liberdade, em Curitiba. Entrada gratuita.

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags: acordeom brasileirolançamentos 2018marina camargoMúsica

VEJA TAMBÉM

Da esquerda para a direita: Cameron Winter, Max Bassin, Dominic DiGesu, Emily Green. Imagem: Jeremy Liebman / Reprodução.
Música

Geese transforma exaustão em movimento em ‘Getting Killed’

22 de dezembro de 2025
Imagem: Divulgação.
Música

‘Sharon Van Etten & The Attachment Theory’ abre uma nova fresta emocional em meio ao caos

15 de dezembro de 2025

FIQUE POR DENTRO

O apresentador Guilherme Rivaroli. Imagem: RIC TV / Reprodução.

Por que os telejornais deveriam ser mais curtos?

13 de janeiro de 2026
Steve Martin no auge de sua carreira. Imagem: A24 / Divulgação.

‘Steve! (martin)’ revela a carreira genial e errante do grande humorista

26 de dezembro de 2025
Irregular, 'Adultos' se sai bem quando se leva menos a sério. Imagem: FX Network / Divulgação.

‘Adultos’ observa a GenZ com humor irregular

24 de dezembro de 2025
Néstor Cantillana e Antonia Zegers comandam a trama de 'O Castigo'. Imagem: Leyenda Films / Divulgação.

‘O Castigo’ transforma a maternidade em um território de culpa e silêncio

23 de dezembro de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.