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‘A Freira’: cinema de horror carola

Coluna discute como filmes como 'Invocação do Mal', 'A Freira' e 'O Exorcista' funcionam como peças de propaganda cristã.

porRodolfo Stancki
21 de novembro de 2018
em Espanto
A A
Cinema de horror carola

Imagem: Reprodução.

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Há uma natureza bastante conservadora nos filmes de horror que tratam de possessões demoníacas. Isso se dá, muitas vezes, pelo modo como essas narrativas constroem suas ameaças a partir de um ponto de vista religioso, não raro reforçando uma mensagem cristã para seus espectadores.

Títulos como Invocação do Mal (2013), O Último Exorcista (2010) e O Exorcismo de Emily Rose (2005) olham para o mal como o elemento desconhecido. Muitas vezes, fenômenos sem explicações fáceis são atribuídas como evidências da existência do diabo. Nesses casos, o que salva é a fé em Jesus Cristo.

O tema ganha contornos ainda mais complexos quando as tramas usam objetos e ícones de outras culturas para materializar o mal. Em O Exorcista (1973), o personagem de Max von Sydow encontra, no Iraque, uma estátua de Pazuzu. A demonização de uma imagem religiosa em um país marcadamente muçulmano soa, no mínimo, eurocêntrica – para não dizer preconceituosa.

Como público, precisamos estar alertas para não adotarmos a ficção como regra, temendo religião e práticas que nos são estranhas.

Em A Freira (2018), o diretor Corin Hardy e o roteirista Gary Dauberman contam a origem do demônio Valak, visto em Invocação do Mal 2 (2016). A criatura, que assume o manto de uma freira, teria sua origem em um ritual ocultista durante a Idade Média. Uma relíquia cristã e a presença de cavaleiros templários teriam impedido que a entidade invadisse o mundo naquela época.

A referência ao sangue milenar de Jesus Cristo e às Cruzadas dão uma boa noção de como a produção olha para o passado ocidental. Historicamente controversos, um por ser uma conhecida farsa católica para angariar dinheiro de fiéis e o outro por promover violentos conflitos pelo domínio de terras em nome da Igreja, esses temas ganham contornos heroicos e se tornam o motivo pelo qual os personagens são salvos.

Em um artigo para a Vice de 2016, Josiah Hesse afirma que muitos longas-metragens de horror condenam a fé em religiões que não são cristãs, enquadrando-as como sinistras. O autor defende, inclusive, que produções como as do universo de Invocação do Mal – que inclui Annabelle e a própria A Freira – são intencionalmente criadas como propagandas do cristianismo. A afirmação de que alguns desses enredos são baseados em fatos reais só reforça essa ideia.

Nada disso parece tirar a validade da experiência cinematográfica dessas obras, que continuam eficientes na construção de grandes imagens e de ambientes de medo. Como público, porém, precisamos estar alertas para não adotarmos a ficção como regra, temendo religião e práticas que nos são estranhas – simplesmente identificando-as como demoníacas.

Tags: A FreiraAnnabelleCinema de HorrorcristianismoHorrorInvocação do MalO ExorcistaPropaganda Cristã

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