No dia 30 de julho, a nova edição do reality show musical The Voice Brasil estreia na Rede Globo com uma novidade no time de jurados: IZA. Substituindo Carlinhos Brown na atração, a cantora, de 28 anos, se firma como um dos grandes nomes da música brasileira na atualidade.
Em meia década, desde que postou os primeiros covers no YouTube em 2014, IZA vem chamando a atenção do público, da crítica especializada e também dos produtores musicais. O estouro do hit “Pesadão”, em 2017, parceria bem-sucedida com Marcelo Falcão (o eterno vocalista de O Rappa), impressiona pela mistura na medida certa de pop e reggae.
Sinônimo de representatividade e responsável por ditar moda, IZA lançou, em 2018, seu primeiro disco de carreira: Dona de Mim, pela Warner Music Brasil. Cuidadosamente produzido, o álbum conta com participações importantes – além de Falcão, Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Glória Groove, Ruxell, Thiaguinho e Rincon Sapiência.
Com um vozeirão impressionante, IZA une diferentes estilos da black music ao pop. Suas referências passam pelo R&B, pop, samba, reggae e hip hop. Não por acaso, Dona de Mim foi indicado como “Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa” no Grammy Latino.
Posicionamento
Em alta, IZA, na verdade Isabela Cristina Correia de Lima Lima (os pais dela são primos de segundo grau, por isso os dois “Lima” no nome), abandonou a carreira na área de Publicidade e Propaganda para correr atrás do sonho artístico. A jovem, que nasceu em Olaria, subúrbio do Rio de Janeiro, venceu inúmeros preconceitos. Até os 19 anos, por exemplo, disse em entrevistas que alisava os cabelos por convenção social.
Sinônimo de representatividade e responsável por ditar moda, IZA lançou, em 2018, seu primeiro disco de carreira: ‘Dona de Mim’, pela Warner Music Brasil.
A separação dos pais foi outro duro obstáculo na trajetória da artista. A dificuldade financeira fez com que ela e a mãe, Izabel, vendessem sanduíches na escola para ajudar a pagar as contas sem deixar de lado seu objetivo.
Beyoncé e Rihanna foram inspirações da artista para os primeiros covers postados no YouTube – o vídeo de estreia, alías, é um mashup de “Flawless” e “Rude Boy”. Aliás, as divas do pop são sinônimos do empoderamento que IZA tenta repassar a outras mulheres. Ajuda fãs, inclusive, na recuperação da autoestima e também reforça a importância da representatividade negra na sociedade.
Após a bem-sucedida versão de “I Put A Spell On You”, hit imortalizado na voz de Nina Simone, veio o convite para a elogiada participação no Rock in Rio – no palco Sunset durante o show de CeeLo Green, em 2017. A cantora, no mesmo ano, abriu o show do Coldplay com direito a um bilhete fofo do vocalista Chris Martin com o seguinte texto: “Dear IZA, thank you so much. We love you” (“Querida IZA, muito obrigado. Nós te amamos”).
A participação no The Voice Brasil não é a estreia da cantora na telinha. Recentemente, foi uma das apresentadoras, também na Globo, do Só Toca Top, e comanda no Multishow a sexta temporada do Música Boa ao Vivo. De fato, o furacão IZA pede passagem…