O ponto de partida de Quase Famosos, que chega ao 20º aniversário em 2020, já é bastante atraente. O filme, escrito e dirigido por Cameron Crowe, tem um quê autobiográfico. O cineasta buscou inspiração em um momento marcante de sua adolescência: aos 15 anos, viajou acompanhando parte de uma turnê da icônica banda Led Zeppelin para escrever para a consagrada revista Rolling Stone.
Crowe, que tem no currículo sucessos como o longa-metragem Jerry Maguire – A Grande Virada, presenteou o público com um clássico. A produção, apesar de não ter alcançado grande êxito em bilheteria, foi muito bem recebida pela crítica especializada e ainda arrebatou o Oscar de Melhor Roteiro Original, entre outras conquistas. Recentemente, também virou musical na Broadway.
Para celebrar essa trajetória, o podcast, intitulado Origins: Almost Famous Turns Twenty, com estreia prevista para 8 de julho, vai exatamente percorrer o legado e o impacto da produção sobre o público jovem. Comandada por Cameron, a atração terá 5 episódios e várias participações especiais bacanas.
Trama
Embalado pelo rock and roll dos anos de 1970, Quase Famosos gira em torno da transformação que a música provoca na rotina do adolescente William Miller (Patrick Fugit), que descobre um mundo novo a partir dos vinis deixados pela sua irmã em casa. Na verdade, o filme é impactante exatamente por conseguir mostrar a força das canções e trilhas em nossas vidas. A trama é apaixonante e envolvente.
Para celebrar essa trajetória, o podcast, intitulado Origins: Almost Famous Turns Twenty, com estreia prevista para 8 de julho, vai exatamente percorrer o legado e o impacto da produção sobre o público jovem.
Aficionado pelo tema, Miller escreve sobre o assunto para pequenas publicações de sua cidade. O encontro com o renomado crítico musical Lester Bangs (interpretado pelo saudoso Philip Seymour Hoffman) será fundamental para uma guinada em sua carreira.
Aconselhado por Bangs – que sugere ao aspirante a crítico que ele seja sempre “honesto e impiedoso” – , o texto de Miller chega às mãos da equipe da Rolling Stone, que encantada pelo trabalho do garoto faz um convite irrecusável: cair na estrada com a banda Stillwater, que segue em ritmo acelerado rumo ao estrelato.
A banda fictícia Stillwater é uma mistura de três grupos que Crowe adorava – Led Zeppelin, Allman Brothers e Lynyrd Skynyrd.
Aliás, uma curiosidade: a fictícia Stillwater é uma mistura de três grupos que Crowe adorava – Led Zeppelin, Allman Brothers e Lynyrd Skynyrd. Vale lembrar que as canções da banda montada especialmente para Quase Famosos foram escritas pelo cineasta com Nancy Wilson, à época sua esposa e que fez muito sucesso com a banda Heart.
Com interpretações memoráveis, como a de Kate Hudson no papel de Penny Lane (a personagem é inspirada na groupie Bebe Buell, mãe da atriz Liv Tyler), Quase Famosos é programa mais que recomendado em tempos de pandemia. Para quem ama o universo musical, a sessão pipoca vai render ainda muitas playlists…