• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Crônicas Yuri Al'Hanati

A falsa chuva curitibana

porYuri Al'Hanati
31 de agosto de 2020
em Yuri Al'Hanati
A A
"A falsa chuva curitibana", crônica de Yuri Al'Hanati

Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Na semana passada eu queria ter falado sobre a chuva, mas a neve dominou as conversas da cidade. O curitibano é assim, só se inflama para falar do frio, o único tópico capaz de romper a trincheira de introspecção que cava contra o mundo.

Pois bem, semana retrasada choveu pra caramba depois de um longo período seco. Reservatórios de água na cidade e região metropolitana ficaram vazios, um rodízio de racionamento precisou ser estabelecido e muita gente sofreu com a estiagem. Até que choveu sem parar. As ruas foram se alagando na medida em que a temperatura caía vertiginosamente. Disse na semana passada que o curitibano se jacta muito de seu frio, mas também mantém em doses controladas um chauvinismo da própria chuva (um chuvinismo?). Fotógrafos saem em meio às torrentes para fotografar os guarda chuvas abertos na Rua XV ou as calçadas molhadas do Largo da Ordem, o biarticulado jogando água de poça no passeio e os parques encharcados em seus jardins. Tudo é motivo para poesia, e todos cantam a beleza de viver em uma cidade que vê o sol pouco mais de oitenta dias por ano.

A verdadeira chuva curitibana não é essa de semanas. O que distingue a capital paranaense é seu clima randômico e abrupto.

Mas há um porém: o curitibano comemorou a chuva errada na semana que passou. A verdadeira chuva curitibana não é essa de semanas. O que distingue a capital paranaense é seu clima randômico e abrupto. O sol que brilha forte no céu quinze minutos antes de ficar de noite em plena tarde, a variação térmica de mais de 15 graus em menos de vinte e quatro horas, os vendedores de guarda-chuva que enchem os bolsos com o desespero dos desavisados. A chuva curitibana é súbita e violenta, vulcânica e imprevisível. Semanas chuvosas não são nossa marca, isso é coisa de verão litorâneo. Nosso céu é a tresloucada roleta do destino de São Pedro, nossa chuva é curta e de qualquer hora, qualquer dia, qualquer estação. A que alaga nossas vias despreparadas não por falta de vivência, que pega janelas abertas de surpresa, ventando para dentro das casas, forçando casacos em quem estava só de bermuda na rua. Nossas semanas chuvosas são todas as semanas, e todas têm muito sol envolvido.

O clima de Curitiba é como aquele bolero do Picassos Falsos: alguém que foge antes que o mundo possa lhe entender. Me digam vocês se há graça em acordar com chuva, botar galochas e casacos e voltar para casa no fim do dia usando a mesma roupa, preparado para o tempo do dia. Onde está a emoção em se programar e não ser surpreendido pelos céus? Que chova, Curitiba, mas não deixe a gente saber de antemão.

Tags: chuvaCrônicaCuritibafrioguarda-chuvaInvernonevevariação climática

VEJA TAMBÉM

James Gandolfini em Família Soprano
Yuri Al'Hanati

O mistério da morte

5 de abril de 2021
Wood Naipaul
Yuri Al'Hanati

Aprender a ser Biswas

29 de março de 2021

FIQUE POR DENTRO

Longa de Babenco foi indicado em quatro categorias no Oscar, levando a de melhor ator. Imagem: HB Filmes / Divulgação.

‘O Beijo da Mulher Aranha’, de Hector Babenco, completa 40 anos como marco do cinema latino-americano

27 de junho de 2025
Assinada por George Moura e Sergio Goldenberg, produção é nova aposta da Globo. Imagem: Globoplay / Divulgação.

‘Guerreiros do Sol’ e a reinvenção do cangaço na dramaturgia brasileira contemporânea

26 de junho de 2025
12ª edição começa nesta quarta-feira. Imagem: Divulgação.

8 ½ Festa do Cinema Italiano reúne produções de ontem e hoje

25 de junho de 2025
Imagem de Andy Warhol diante de suas serigrafias. Imagem: Autoral Filmes / Divulgação.

‘Andy Warhol – Um Sonho Americano’ desvenda a origem da genialidade do famoso artista

25 de junho de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.